AlemanhaAmérica do NorteCanadáCulturaCuriosidadesDestinosDestinos InternacionaisDicas de ViagemEspanhaEuropaHolandaViagens

Dia nacional do ciclista: as melhores cidades para quem ama bicicleta

bicicleta, cidades ciclovia

O Dia Nacional do Ciclista é comemorado em 19 de agosto. A data é uma homenagem a Pedro Davison e Raul Aragão, ciclistas que perderam a vida em 2006 por causa da violência no trânsito. A bicicleta é uma escolha popular porque é barata e sustentável. Além disso, pedalar em ciclovias também ajuda as pessoas a explorar a cidade sem enfrentar o transporte público lotado ou o trânsito.

Governos em todo o mundo estão incentivando o uso de bicicletas para reduzir as emissões de carbono. Por isso, muitas cidades estão investindo na infraestrutura urbana ideal e criando políticas para que as pessoas usem mais bicicletas e menos carros. Listamos as cidades mais “bike friendly” para você visitar no mundo.

🇳🇱 Utrecht e Amsterdam, Holanda  

Em Utrecht, mais de 50% da população usa bicicleta todos os dias. Isso acontece porque a cidade tem uma ótima infraestrutura e um clima favorável. Já em Amsterdam, 63% das pessoas pedalam diariamente. A cidade é famosa pelas ciclovias seguras e pelo suporte voltado para bicicletas. Por isso, é um exemplo global de mobilidade sustentável.

@thiagozampiere Pra você qual é o melhor lugar do mundo pra andar de bike? #amsterdam #holanda #viagem #dicaviagem #moinhosdevento #bicicleta #fy #zaanseschans ♬ Wes Anderson-esque Cute Acoustic – Kenji Ueda

 

🇩🇰 Copenhague, Dinamarca  

Copenhague é uma cidade muito segura para ciclistas. Ela tem baixa taxa de roubo de bicicletas e promove dias sem carro. Além disso, a cidade investe muito em ciclovias, e muitos moradores continuam a pedalar mesmo no inverno.

🇸🇪 Malmö, Suécia  

Malmö se destaca por ter uma taxa de mortalidade muito baixa entre ciclistas. Isso se deve não só à boa infraestrutura, como também aos eventos que incentivam o uso de bicicletas.

🇨🇦 Montreal, Canadá  

Montreal tem cerca de 700 km de ciclovias e um sistema premiado de compartilhamento de bicicletas. Além disso, a cidade apoia o ciclismo com infraestrutura adequada e comunidades engajadas. Cerca de 2,5% das viagens são feitas de bicicleta.

🇩🇪 Berlim, Alemanha  

Berlim incentiva o ciclismo com uma ampla rede de pistas, programas de compartilhamento e ciclovias. Cerca de 13% das viagens na cidade são realizadas em bicicletas, o que ajuda a reduzir o congestionamento e promove um estilo de vida saudável.

🇯🇵 Tóquio, Japão  

Tóquio investe em ciclismo com uma grande rede de pistas e muitas opções de estacionamento. A cidade prioriza a segurança e a conveniência para os ciclistas, incluindo ciclovias nas calçadas. Por isso, 14% das viagens na cidade são feitas de bicicleta.

@misintheair Bike Tour in Japan 🚴🚴 🎬 N More 🙏💞 #tokyolife #tokyo #biketrip #japan #japanlife #whattodoinjapan #cyclinginjapan ♬ original sound – Misintheair

🇪🇸 Barcelona, Espanha  

Barcelona tem 200 km de ciclovias e um popular sistema de compartilhamento chamado “Bicing.” A cidade promove o uso de bicicletas com zonas e eventos “sem carro”, o que aumentou as viagens de bicicleta para 11%.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
CearáDestinosDestinos NacionaisGoiásRio Grande do SulSão PauloViagens

Destinos nacionais para as férias de 2026

CuriosidadesGeraisNotíciasTurismoUncategorized

O que é Skiplagging e por que as companhias aéreas não aprovam a prática?

CulturaDicas de ViagemEspeciais

Pacote de Viagem para Santiago, Chile: Cultura, História e Paisagens Inesquecíveis

DestinosDestinos NacionaisParanáRio Grande do SulSanta CatarinaSulViagens

Destinos imperdíveis no sul do Brasil