No Brasil, o Pantanal é localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas também se extende por Paraguai e Bolívia. Reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, o bioma é a maior planície inundável do mundo, e oferece um refúgio a uma grande biodiversidade de espécies de fauna e flora, assim proporcionando um espetáculo natural único.
📊 Pantanal em dados
O projeto MapBiomas divulgou um estudo inédito, que aponta a diminuição da área alagada do Pantanal em 61%, entre 1985 e 2023. Com a extensão dos períodos de secas, há maior propensão a grandes incêndios, cenário que viemos observando nos últimos anos. Além disso, o período de alagamento também ficou mais curto. Confira o resultado da pesquisa na íntegra abaixo:
🌳 Dia do Pantanal
No dia 12 de novembro, celebramos o Dia do Pantanal, em memória do ambientalista Francisco Anselmo de Barros. Importante ativista para as questões ambientais pantaneiras, Francelmo, como era conhecido, morreu em 2005, em protesto contra a instalação de usinas de álcool e açúcar na bacia do rio Paraguai, onde fica o Pantanal, para a defesa do bioma.
Em carta, ele expressou seu legado de amor e compromisso com a natureza: ” A minha vida sempre foi um sacerdócio em defesa da natureza. É a nossa casa e o presente maior de Deus. […] Continuem a luta por mim”.
Diante da exploração deste bioma, muitas vezes criminosas, a valorização da cultura tradicional do homem pantaneiro e o manejo sustentável da criação de gado, que respeita as dinâmicas naturais da região, são uma alternativa de modelo econômico sustentável. Além disso, o turismo é uma das atividades que movimentam a economia pantaneira. Por isso, o turismo sustentável surge como alternativa para a região.
Assim, planejar uma viagem para visitar o Pantanal é uma forma direta de colaborar para a manutenção desse importante bioma e ajudar na sua recuperação. Não só viajar ao Pantanal é uma experiência enriquecedora, mas também ao escolher o turismo sustentável, o viajante participa ativamente da preservação deste bioma tão precioso.
✈️ Turismo Sustentável no Pantanal
📅 Quando visitar o Pantanal?
O clima no pantanal é bem definido: inverno seco e verão chuvoso, onde as inundações acontecem. Por isso, a sua visita à região depende do que você quer conhecer:
- a seca – de maio a setembro – é a época ideal para observar mamíferos como a onça-pintada, além de várias espécies de aves;
- nas cheias – de outubro a abril – as inundações formam um cenário espetacular, perfeito para passeios de barco e observação da vegetação aquática.
🤠 Passeios no Pantanal
- 🐆 Safári: o Pantanal é um dos melhores destinos do mundo para observar animais silvestres. Entre as espécies encontradas estão capivaras, ariranhas, tamanduás, antas, jacarés, sucuris e a majestosa onça-pintada;
- 🐊 Passeio de barco: na época das cheias, permite contemplar o espelho d’água repletos de plantas aquáticas como vitória-régia e aguapés;
- 🦜 Observação de aves: por fim, os passeios para observação de aves são populares na região. Você pode avistar tuiuiús, araras azuis, amarelas e vermelhas, tucanos, garças, periquitos, emas e seriemas.