Quando pensamos em hospedagem, geralmente imaginamos hotéis tradicionais ou apartamentos. No entanto, o mundo oferece opções únicas para quem busca experiências diferentes. Confira, a seguir, cinco formas de se hospedar que vão além do convencional.
Fuja do óbvio com essas hospedagens
1. Casas flutuantes
As casas flutuantes são moradias sobre a água que funcionam como pequenas embarcações ou plataformas fixas em rios e lagos. Por exemplo, o Phutawan Raft House, na Tailândia, é um resort flutuante composto por cabanas acessíveis apenas por barco, ideal para turistas que buscam uma hospedagem única. Localizado no Lago Cheow Lan, dentro do Parque Nacional Khao Sok, o local oferece diversas atividades, como pesca, canoagem, natação e trilhas pela floresta, incluindo uma visita à Caverna Pakarang.
2. Castelos
Hospedar-se em um castelo é uma verdadeira viagem no tempo. O Castelo de Itaipava, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é uma construção de estilo medieval que lembra os castelos europeus do século XIX. Com torres, muralhas e muitos detalhes, o castelo possui um interior luxuoso, decorado com móveis antigos, tapeçarias e elementos das antigas cortes reais. Além disso, o local é rodeado por belos jardins e oferece diversas opções de quartos para hospedagem.
3. Cabanas na floresta
As cabanas são ideais para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Geralmente localizadas em áreas de mata preservada, elas oferecem conforto em meio ao verde. O Anavilhanas Jungle Lodge, por exemplo, é um dos melhores hotéis de selva do Brasil, proporcionando uma estrutura confortável para quem deseja vivenciar a Amazônia. Seus quartos têm paredes de vidro, permitindo que os hóspedes contemplem a mata diretamente da cama.
4. Barcos
Hospedar-se em um barco é diferente de uma casa flutuante, pois ele também funciona como meio de transporte. Muitos barcos transformados em hotéis navegam por rios ou mares, proporcionando vistas variadas e experiências únicas, como dormir ao som das ondas. Os turistas podem alugar lanchas, trawlers, veleiros ou iates, com a embarcação ficando estacionada em locais tranquilos, como praias e marinas. Em geral, a estadia é curta, e o responsável pela embarcação fica em um barco próximo, disponível para emergências.
5. Casas na árvore
As casas na árvore são opções criativas e confortáveis para quem quer se conectar com a natureza de uma maneira diferente. Afinal, com estruturas seguras e modernas, elas oferecem quartos acolhedores em meio às copas das árvores. Uma das opções, por exemplo, fica em Campos do Jordão a “Cabanas nas Árvores”, que se localiza na região do Horto Florestal. Com quatro casas na árvore, de 25 metros quadrados, a hospedagem é ideal para famílias, proporcionando uma experiência rústica, mas com todo o conforto necessário.
- LEIA TAMBÉM: Quatro cidades para fazer um mochilão pelas Américas