Maior estado do Nordeste em extensão territorial, com o maior número populacional e ainda a maior faixa litorânea. Com mais de 930 quilômetros, a Bahia é um dos destinos mais importantes na história do Brasil e perfeito para se visitar em qualquer época do ano. Todas as cidades da Bahia respiram festividades e diversão, assim como seu povo acolhedor, em meio aos costumes da região, deixam todos os visitantes apaixonados por essa terra abençoada.
Além de ser extremamente farta em belezas naturais, praias, montanhas e lagos, boa parte da herança histórica e cultural da Bahia está estampada nas ruas, nos prédios e monumentos do estado. Isso faz com que os seus destinos se tornem cada vez mais procurados por turistas de todos os lugares do mundo.
Frente a tanta riqueza e beleza em um só lugar, apresentamos 10 destinos incríveis na Bahia que são de admirar. Confere só a lista que o Hurb preparou e vai anotando os que você ainda não conheceu.
Salvador
Quando se fala em cidades da Bahia, essa com certeza vem na mente de quase todo mundo. Praias incríveis, pontos turísticos imperdíveis, culinária espetacular, cultura viva, povo extremamente acolhedor e uma atmosfera que você só encontra na Bahia. Além de ser a capital desse belo estado, Salvador é ainda um dos cartões postais do Brasil e pode ter certeza que vai fazer você se apaixonar!
Créditos do vídeo: GOEMOTIONS
Não conhecida somente por ser um reduto de festas sensacionais, a cidade atrai turistas pela mistura de raças, culturas e credos. Entre os seus principais pontos turísticos, está o Pelourinho, onde se concentra um grande número de restaurantes de comida tipicamente baiana, artesanato e centros culturais compartilhando a beleza do estilo barroco da cidade. O Farol da Barra, a Igreja de Nossa Senhora do Bonfim, Elevador Lacerda e as belas praias do seu litoral como a de Itapuã, merecem aquela atenção especial dos visitantes e precisam estar na lista de programas a fazer durante sua estadia em Salvador.
Mata de São João (Praia do Forte)
Colada com a capital Salvador, essa cidade é um dos destinos mais visitados da Bahia, por simplesmente abrigar uma das praias mais luxuosas do estado e do país. A Praia do Forte é amada pelos turistas por ser cheia de estilo, possuir uma diversidade de lojas e restaurantes e muitos outros empreendimentos que valem a pena visitar. Hotéis como Iberostar Bahia, Tivoli Ecoresort Praia do Forte e Sauipe Resorts garantem sempre o melhor para o viajante.
Essa cidade da Bahia ainda possui um centro de preservação de tartarugas marinhas do Projeto Tamar e o projeto Baleia Jubarte. Durante os meses após o período chuvoso, as baleias aproveitam as águas quentes para procriar e amamentar os filhotes. No verão as tartarugas recém-nascidas são soltas na areia, assim, elas voltam ao seu habitat e a ação conscientiza a todos sobre a importância de preservar, cuidar e ajudar a espécie e principalmente toda vida marinha.
Porto Seguro
Situado no Litoral sul do estado, Porto Seguro também é uma das cidades da Bahia mais conhecida e foi um dos primeiros lugares encontrado pelos portugueses quando chegaram ao Brasil. A cidade que conta com 85 quilômetros de um belo litoral, atrai milhares de turista do mundo todo, dispensando comentários frente a tantas atratividades. Além de muita beleza natural, o local possui uma arquitetura histórica sublime, sendo famosa também por promover as melhores festas da região, como o Carnaval, palco de muita música e diversão.
Créditos do vídeo: Secretaria de Cultura de Porto Seguro
Os lugares perfeitos para visitar em Porto Seguro são a Passarela do Álcool, onde você pode apreciar bons drinks, Praia do Mutá, Taperapuã, Itacimirim e a comunidade Caraíva, cheio de história e beleza em um só lugar.
Você pode se hospedar nos melhores hotéis e resorts, como: Nauticomar Hotel, Porto Seguro Praia, Arraial D’Ajuda Eco Resort e Atlântida Park Hotel.
Ilhéus
Imortalizada como cenário das obras de Jorge Amado, como “Gabriela, Cravo e Canela”, Ilhéus é uma das cidades da Bahia mais conhecida da Costa do Cacau e atrai visitantes graças a suas belas praias, festividades incríveis e o passeios por seu Centro Histórico, que pode ser comparada a uma verdadeira viagem no tempo. Tem o litoral mais extenso do estado e abriga lindas praias como a Praia de Cururupe, ótima para quem almeja praticar caiaque ou a Praia dos Milionários, Batuba e Olivença, ideal para os que querem relaxar, curtir uma sobra e as águas calmas do mar.
No entanto, nem só de belas praias é feita Ilhéus. A gastronomia típica da região — baseada principalmente em moquecas de frutos-do-mar, como camarão, siri e peixes — costuma deixar os turistas encantados e saudosos. A carne de sol, o acarajé da baiana, a farofa de jabá, o caranguejo e os pitús são delícias que também podem ser saboreadas por lá. Já deu até água na boca e bateu aquela vontade de sair agora para conhecer essa cidade espetacular.
Se hospede no Cana Brava Resort, Resort Tororomba, Jardim Atlântico Beach Resort, Praia do Sol Hotel, ou Aldeia da Praia e aproveite melhor essa cidade encantadora.
Abrolhos
No arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, está localizado o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil que em 1832 foi visitado por ninguém menos que Charles Darwin e atualmente, atrai centenas de viajantes de todos os lugares do mundo. O local que o parque está situado compreende a maior biodiversidade marinha do oceano Atlântico do Sul, sendo berço para muitas aves fazerem seus ninhos, possui espécies marinhas em extinção e até o coral Mussismilia braziliensis, que só é encontrado lá.
Se você almeja conhecer a atração principal do parque, que é a Whale Watching (Observação de Baleias), ao sair de lá ficará encantado com as baleias jubartes que durante os meses de julho a novembro, aproveitam as águas baianas para amamentar seus filhotes. Agora, se almeja mergulhos sensacionais nas piscinas naturais e conhecer assim recifes de corais, tartarugas-marinhas, peixes e outras atratividades, de dezembro a fevereiro é a melhor época para se apaixonar por esse lugar.
Itacaré
Itacaré é um reduto de belíssimas praias localizadas no litoral baiano. Distante cerca de 70 quilômetros de Ilhéus, a antiga vila de pescadores desponta como um destino paradisíaco na Bahia com excelente oferta de hospedagem, gastronomia e entretenimento. Aprecie os encantos desta cidade incrível, desde o ecoturismo, passando pelas trilhas com rios e cachoeiras fantásticas, ao badalado centro histórico com quiosques lotados à noite, que se tornou um dos programas preferidos por todos os visitantes.
Vale ressaltar que as belas praias da região, com seu mar bravo, oferecem ótimas ondas para quem encontra no surf o relaxamento total. A Prainha é sinônimo perfeito para esse hobby e durante o verão é extremamente procurada. Os morros cobertos pela Mata Atlântica, longa faixa de coqueiral, vista deslumbrante e paradisíacas, vão fazer você se apaixonar por Itacaré!
Maraú
O distrito de Maraú, conhecido também como a Península de Maraú é um dos roteiros mais espetaculares para quem busca tranquilidade e sossego. Menos badalado do que os demais, esse local preserva uma identidade de calmaria para quem quer relaxar em um dos destinos mais bonitos da Bahia.
Um programa imperdível a partir de Maraú é visitar as piscinas naturais de Taipu de Fora, onde, na maré baixa, peixes coloridos deixam o ambiente ainda mais lindo para os mergulhadores. As correntes de águas mornas e claras são também um berçário natural para as baleias jubartes. Uma das belas praias que não podem deixar de ser visitada é a famosa Barra Grande, o lugar é paradisíaco, além de ser um ponto turístico das celebridades. Ao cair da tarde nada se compara ao pôr do sol na Praia da Ponta do Mutá, não é à toa que ele é o mais famoso da região.
Morro de São Paulo
Uma dos destinos mais antigas da Bahia, Morro de São Paulo foi fundada em 1610 e é um dos únicos municípios arquipélagos do Brasil, que com suas 26 ilhas, entre elas a ilha de Tinharé, encanta e cativa a todos. Não tem como negar e deixar de falar do famoso Morro de São Paulo que se tornou um dos pontos mais procurados pelos turistas graças suas badaladas praias e, em contrapartida, tem a maravilhosa Ilha de Boipeba para quem procura mais tranquilidade.
A sede do município é de grande importância histórica, principalmente pelas duas igrejas da cidade alta: A Igreja do Rosário e o Convento de Santo Antônio, que foi a primeira Igreja Barroca no Brasil, rica pelas suas imagens únicas e seus azulejos portugueses preservados, que não encontrados em outros lugares do mundo.
Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina, na Bahia, é composta por 24 municípios e agrada desde os apaixonados por cidades históricas até aqueles que buscam trilhas, cachoeiras e paisagens deslumbrantes. Recomendada em qualquer época do ano, ir ao encontro do Parque Nacional da Chapada da Diamantina proporciona uma viagem extremamente agradável, máximo contato com a natureza e a oportunidade de realizar diversas aventuras esquecendo os seus problemas.
Alguns pontos são paradas obrigatória em qualquer visita, como a Cachoeira da Fumaça, que é considerada a maior do Brasil com queda d’água de mais de 300 metros de altura, ela sempre se faz presente em todas as listas de melhores cachoeiras. Lugares como o Vale do Pati e o Vale do Capão são muito mais do que um santuário ecológico e proporcionam diversas aventuras como trekkings e mergulhões sensacionais. Outras atratividades como Poço Azul e o Poço Encantado merecem ser admirados nesse lugar espetacular.
São Desidério
São Desidério é um pequeno município baiano e uma das cidades da Bahia que começou a ser explorada turisticamente, apesar de cheia de riquezas naturais. Um dos lugares mais belos da região é a Ilha do Vitor, que é destaque pelo artesanato regional, tendo como matéria-prima a palha do buriti e chega a produzir peças para todo o Brasil e até para o exterior. Quanto as belezas naturais, o local não deixa nem um pouco a desejar, aos que visitam, o intitulam como um cenário paradisíaco.
Cachoeiras, lagos e paredões de até 80 metros de altura, lugares como a Gruta das Pedras Brilhantes, o Paredão do Sítio e o Morro da Palmeira que são uns dos mais altos, ideal para pratica de rapel. O Buraco do Inferno pode até ter um nome assustador, mas a única coisa que impressiona é a beleza, trata-se de uma lago subterrâneo de água cristalina. Outro ponto que merece muito uma boa visita em São Desidério é a Lagoa Azul, uma área de preservação ambiental de águas espelhadas e o misterioso Sumidouro, um filete de água que brota de paredões rochosos de oito em oito minutos, sendo algo impressionante.
E aí, curtiu conhecer algumas das cidades da Bahia? Esta lista poderia ser bem maior, porque o que não falta na Bahia são destinos paradisíacos, rodeado por beleza e natureza.