A cidade de San Carlos de Bariloche, chamada comumente de Bariloche, na Argentina, é um dos destinos mais procurados na América do Sul para quem busca o frio e a neve.
Só que a região vem atraindo ainda mais turistas por outro motivo: a cerveja produzida por lá! Bariloche é uma região tradicional de cultivo de lúpulo, um dos ingredientes mais importantes em uma boa cerveja.
Segundo o engenheiro agrônomo Hernán Testa, que também é proprietário de fazendas de cultivo de lúpulo, o lúpulo é o tempero e o terroir da cerveja. “Temos lúpulos argentinos e originários de outros países que cultivamos por aqui, mas, uma vez em nossas terras, eles ganham características únicas”, diz.
O lúpulo, que é plantado em sua maioria na cidade vizinha de El Bolsón, é usado para a produção de cervejas locais, que podem ser degustadas em vários bares e cervejarias especializados em Bariloche.
Alguns desses locais permitem que o visitante acompanhe todo o processo de fermentação e produção da cerveja artesanal, o que torna o momento de experimentar a bebida ainda mais especial! Bem legal, não é?
Entre os melhores lugares para beber uma boa cerveja feita com lúpulo 100% argentino, estão a Cercevería Patagonia e a Berlina. Vale a pena conferir as cervejas, principalmente com o visual espetacular da região.
Crédito do vídeo: Cercevería Patagonia