Dennis Hyde, 42 anos, e Letícia Alves, 38, têm um objetivo ambicioso e inédito: conhecer todos os 74 parques nacionais do Brasil. Desde 2021, o casal viaja pelo país em um trailer de 4 metros quadrados, que transporta com uma caminhonete 4×4.
“Acreditamos que sem conhecê-los é impossível valorizá-los. E sem valorização não tem conservação”, diz Dennis.
Após uma viagem para o Piauí, o casal percebeu que precisavam conhecer e valorizar mais os patrimônios naturais do Brasil antes que fosse tarde. A intenção original era realizar uma visita à Serra da Capivara, um parque famoso por abrigar arte rupestre criada entre seis a 12 mil anos atrás.
“Decidimos ver o que mais tinha por ali e descobrimos que mais dois parques nacionais ficavam relativamente próximos: a Chapada das Mesas e a Serra das Confusões. O segundo é o maior parque nacional fora da Amazônia e tem quase um milhão de hectares. Isso dá quase oito vezes a cidade de São Paulo”, relata Dennis.
Embora o parque seja extenso, os dois se tornaram os ÚNICOS visitantes durante aquele mês, o que colocou uma pulga atrás da orelha do casal.
“Conversando com o Jadiel, nosso guia, perguntamos o que acontecia então no dia a dia, sem muitas visitas turísticas. Ele contou que tinha gente tirando árvores para fazer carvão, caça, várias atividades ilegais acontecendo. Os parques não têm cercas, não tem guardas”, completou.
Visitando parques nacionais no Brasil
“Pesquisamos quantos parques tinha, mas não encontramos essa informação. Foi mais fácil achar números de outros países, como Estados Unidos e Canadá do que do Brasil. Nos perguntamos: por que será? Começamos a mapear um por um e ver se eles não eram perigosos, se não era uma coisa impossível de chegar. E a gente viu que não, eles estavam lá para a gente visitar – e eram 74”, diz Dennis.
O projeto Entre Parques BR pode ser acompanhado pelo Instagram e pelo site do casal, que reúne informações e dicas para visitar os locais.
Flávia Campassi, especialista em conservação da biodiversidade, explica que a visitação é benéfica, mas deve ser feita de forma responsável e harmoniosa com o meio ambiente.
A expedição é uma forma de valorizar e incentivar a visitação responsável aos parques nacionais, contribuindo para a sua preservação. O casal espera que os parques se tornem destinos-desejo e a primeira opção nos planos de férias, feriados, viagens com família, amigos ou sozinhos.
“A gente está aqui pelos parques, né? Por nós, em uma parte, mas mais pelos parques, porque acreditamos que sem conhecê-los é impossível valorizá-los. E sem valorização não tem conservação”, finaliza Dennis.