Destinos NacionaisParanáSul

8 cidades perto de Curitiba para escapar no fim de semana

Cidades perto de Curitiba

Você não precisa ir para muito longe de casa para aproveitar ótimos momentos junto de quem você ama em destinos turísticos incríveis. Ao programar um passeio em algumas das cidades perto de Curitiba, você poderá descobrir verdadeiros paraísos onde nunca imaginou.

Além disso, tem o benefício de poder conhecer esses lugares de carro ou de ônibus. A proximidade também possibilita que você programe viagens até mesmo para o fim de semana naqueles períodos mais corridos do mês.

Que tal conhecer algumas dicas? A seguir, selecionamos 8 cidades perto de Curitiba para você conhecer em um passeio no fim de semana.

1. Morretes

A cidade de Morretes combina as raízes históricas do Brasil com um contato muito próximo com a natureza. Estando a 45 km de distância de Curitiba, ou 50 minutos de viagem, esse é um destino perfeito para fazer uma viagem rápida de fim de semana.

Morretes foi fundada por jesuítas em 1733, tendo até hoje as suas construções da época que estão bem preservadas para visitação. Entre as atrações estão museus e locais históricos, como o Centro Histórico e a Ponte Velha.

Esse também é um ótimo lugar para descansar e curtir a natureza. Existem várias pousadas familiares bem aconchegantes esperando pelos visitantes, além de trilhas de trekking pela Serra do Mar e pelo Parque Estadual do Marumbi.

2. Paranaguá

O grande destaque de Paranaguá como destino turístico está na sua conexão com a natureza. Aliás, faz parte da cidade a Ilha do Mel, um dos lugares mais lindos do litoral paranaense. Essa é outra das cidades perto de Curitiba que você deve considerar, já que fica a 55 minutos da capital.

Ilha do Mel em Paranaguá

A Ilha do Mel é o destino perfeito para quem quer se desconectar da agitação do dia a dia. Além do rico e exuberante verde, ela também conta com construções históricas para visitação, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas.

A cidade de Paranaguá também oferece incríveis passeios de barco pela baía, onde é possível ver a riqueza da vida marinha da região.

3. São José dos Pinhais

São José dos Pinhais fica logo ao lado de Curitiba, a pouco mais de 20 minutos de viagem. A cidade costuma ser muito visitada por conter o Aeroporto Afonso Pena, mas possui diversas atrações turísticas capazes de proporcionar ótimas experiências ao seu fim de semana.

Crédito: Clediney Boeira da Silva

Por exemplo, vale a pena visitar as colônias Murici e Mergulhão. Elas permitem uma imersão em um estilo de vida clássico e conectado à natureza, além de muito baseado nos costumes italianos. Conheça também o Caminho do Vinho e a linha turística da cidade com direito a guia sommelier.

4. Antonina

Situada a 56 km de distância de Curitiba, ou pouco mais de 1 hora de viagem, Antonina é outro ótimo destino histórico para embalar o seu fim de semana. A cidade é pontuada por ruínas que podem ser visitadas e até mesmo avistadas a bordo de um passeio de barco.

Além disso, os restaurantes da região oferecem o prato típico do barreado, que é obrigatório para qualquer paranaense conhecer. Os pequenos hotéis e pousadas são um charme à parte, deixando nítido o valor histórico de Antonina.

5. Penha

Penha fica a 2 horas e 20 minutos de distância de Curitiba, o que dá cerca de 165 km. Apesar disso, trata-se de um ótimo passeio por conta do grande destaque turístico da cidade: o parque Beto Carrero World.

Beto Carrero

Ao se hospedar na cidade, você e sua família podem curtir um fim de semana entre as atrações eletrizantes do parque e a calmaria das praias da região. Basta consultar os preços dos ingressos e colocar o pé na estrada.

6. Joinville

Outra ótima opção entre as cidades perto de Curitiba é Joinville. A cidade fica a menos de 2 horas de viagem, totalizando pouco mais de 100 km de distância. Apesar de ser uma metrópole bastante agitada, a cidade também tem muito da cultura alemã a ser descoberta pelos visitantes.

Isso se revela em uma passada pela Estrada Bonita, fundada por imigrantes alemães com 5 km de paisagens naturais e muita cultura europeia para ser desfrutada. Lá, é possível provar diversos pratos típicos da Alemanha, além de render mais de um dia de passeio.

O centro urbano de Joinville também tem ótimas atrações para quem a visita, tendo festivais de dança e a famosa Festa das Flores, que propõe a apreciação às belezas naturais da cidade.

7. Pomerode

Você também pode apreciar as raízes alemãs da região em uma visita a Pomerode. Ela fica a menos de 3 horas de Curitiba, a cerca de 140 km de distância. Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode tem uma arquitetura típica e diversas atrações para passear e comer bem.

Entre os destaques está o tradicional café colonial, que proporciona verdadeiros banquetes para os visitantes em comidas típicas. Também é possível visitar lojas de fábrica para comprar roupas de malha, porcelanas e madeiras de todos os tipos.

Pomerode também é uma cidade muito festiva, sendo a organizadora da OsterFest, a páscoa alemã. Nessa ocasião, as ruas ficam todas decoradas com árvores pintadas e ovos.

8. Palmeira

Se a ideia é ir para uma das cidades perto de Curitiba com raízes alemãs, mas sem a agitação das grandes cidades, a melhor escolha é Palmeira. Ela fica a 236 km da capital, o que corresponde a uma viagem de 4 horas e meia.

É em Palmeira que fica a Colônia Witmarsum, uma comunidade alemã rural preservada até hoje. Ela conta com restaurantes típicos e passeios que resgatam toda a história e cultura da região. Então, é uma ótima viagem de fim de semana para provar da culinária típica alemã e fazer compras.

Viu só como existem várias cidades perto de Curitiba para aproveitar bons momentos no fim de semana? A proximidade faz delas ótimas opções até mesmo para quando a agenda está apertada, além de permitirem acesso de carro ou de ônibus. Então, essa é a hora de se planejar para curtir essas possibilidades.
Você pode começar conferindo as melhores ofertas do Hurb de hotéis nas cidades perto de Curitiba que você escolher. Acesse o site e aproveite!

Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil

Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

BahiaDestinosDestinos NacionaisNordestePraia

O que fazer em Morro de São Paulo? Conheça aqui o seu roteiro

DestinosDestinos NacionaisExóticoMaranhãoNordeste

Primeira vez nos lençóis maranhenses? Saiba como chegar, o que fazer, quando ir e mais