"Dançarino de breakdance realizando movimentos de breaking com precisão e energia."

O breakdance, também conhecido como breaking ou b-boying, é uma dança urbana que ganhou destaque como parte da cultura do hip hop. Com sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, essa modalidade trouxe um toque urbano e inovador para o evento. Diante disso, nesse post, explicamos a origem do breakdance, sua jornada até as Olimpíadas, e os principais destinos que fazem parte dessa história.

🗽 Origem do Breaking

O breaking foi criado na década de 1970, no bairro do Bronx, em Nova York (EUA) pelas comunidades negras e latinas. DJs promoveram o estilo ao isolar trechos instrumentais de músicas de soul e funk, criando uma nova batida para inspirar os dançarinos. Essa dança rapidamente se espalhou e se popularizou, principalmente nos anos 90, com a realização de competições como “A Batalha do Ano” e “The Notorious IBE”.

Dançarinos de breakdance em uma batalha no Bronx, com uma multidão assistindo atentamente.

Uma intensa batalha de breakdance no Bronx, onde dançarinos demonstram sua habilidade e estilo único, cativando a multidão.

🏅 Competições de Breaking

Nas competições, os breakers competem individualmente em duelos, chamados de “cyphers“. Além dos dançarinos, DJs, rappers e grafiteiros também fazem parte desses eventos. Os breakers são avaliados por cinco juízes que consideram critérios como criatividade, técnica, variedade, performance e musicalidade.

A estreia olímpica do breaking aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, em Buenos Aires, e foi um sucesso. Agora, em Paris 2024, o breaking conquistou o público jovem com sua energia e autenticidade. Aliás, os b-boy canadense Phil Wizard e a b-girl japonesa Ami foram os primeiros medalhistas de ouro na modalidade da história!

Atleta japonesa sorridente segura sua medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024.

A atleta do Japão comemora sua conquista ao ganhar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024.

🇧🇷 O Breaking no Brasil

O breaking chegou ao Brasil nos anos 1980. Apesar de não termos representantes nas Olimpíadas, a cultura do breakdance é presente, especialmente em São Paulo. Além disso, os brasileiros desenvolveram movimentos únicos, influenciados por elementos como a capoeira e os passinhos das favelas cariocas.

Por fim, destacamos a Final Mundial do Red Bull BC One 2024. O evento acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 7 de dezembro, reunindo os melhores breakers do mundo.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
CuriosidadesDestaqueDestinosDestinos InternacionaisNotíciasViagens

St. Patrick’s Day: saiba o que não pode ficar de fora do seu roteiro nas principais cidades irlandesas

DestinosEstados UnidosViagens

Conheça os quatro resorts mágicos da Disney em Orlando

DestaqueInstitucionalNotíciasTurismo

Hurb lidera crescimento entre agências de viagens online do Brasil, aponta Similarweb

CulturaCuriosidadesDestaqueDestinosEmirados ÁrabesExperiênciasFrançaGréciaJapãoMaldivasMônacoViagens

Viva sua experiência de 'Beleza Fatal' nesses destinos de luxo e glamour