Durante julho e agosto, imagens de Paris dominaram as telas de todo o mundo. No Brasil, considerando a cobertura televisiva oficial dos jogos olímpicos de 2024 e a exibição em plataformas digitais, também oficiais, essas imagens impactaram mais de 140 milhões de pessoas e 41 milhões de dispositivos. Mas se engana quem acredita que a França pode contar apenas com sua capital quando o assunto é turismo. Por exemplo, Nice e Marselha, que também receberam os jogos olímpicos, são algumas das cidades mais buscadas por visitantes! Você já pensou em explorar a França além da sua capital? Hoje, apontamos alguns dos destinos regionais mais procurados tanto por franceses quanto estrangeiros.
-
Leia mais: Choques culturais de brasileiros na França
Cidades para conhecer na França
📍 Nice
Situada na Riviera Francesa, a cidade é um destino turístico para aqueles em busca de praias no país. Combinando charme do interior com a beleza do mar Mediterrâneo, além do clima ameno que dura o ano todo, Nice convida seus visitantes a relaxar ao ar livre. A taxa de ocupação dos hotéis da região, ao longo de 2024, superaram os números do ano anterior em todos os meses. Em maio deste ano, a taxa chegou a quase 85%. O destino se destaca pelo clima e por oferecer uma ótima experiência de férias em família. Além disso, ganha destaque nos períodos de férias escolares – tanto entre os franceses quanto entre os europeus de forma mais ampla.
Além de suas atrações costeiras, Nice é um polo cultural, concentrando museus renomados, como o Musée Matisse e o Musée Marc Chagall – que celebram a herança artística da região. O cenário das colinas ao redor da cidade proporciona vistas panorâmicas, como as do Parc de la Colline du Château. Os turistas podem explorar ainda a Cidade Velha (Vieux Nice), com suas ruas estreitas e coloridas; assim como a gastronomia francesa, nos mercados e restaurantes da região.
📍 Lyon
A terceira maior cidade da França é um destino turístico conhecido por sua rica herança histórica. Assim como acontece em Nice, a Vieux Lyon funciona como um centro histórico, desta vez, caracterizado por edifícios renascentistas. Reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, o local promove uma viagem ao passado através de sua arquitetura, com passeios por passagens secretas usadas por mercadores e moradores da época: os traboules.
Localizada estrategicamente às margens dos rios Rhône e Saône, a arquitetura medieval não é o único atrativo de Lyon: a cidade é considerada a capital da gastronomia francesa. Para degustar a culinária local, visite os bouchons, restaurantes tradicionais onde se encontram pratos como as quenelles – uma massa recheada – e as andouillette – um tipo de linguiça de vitela.
Com uma média de seis milhões de visitantes por ano, Lyon é o segundo maior destino turístico do país, de acordo com informações do Only Lyon, Escritório de Turismo e Convenções local. Em 2023, 74% das acomodações foram ocupadas pelos próprios franceses, que dividiram espaço ainda com ingleses e suíços, em sua maioria.
VIAJE PARA NICE + LYON COM UM SÓ PACOTE
📍 Marselha
Cidade portuária no sul da França, Marselha registrou 16,2 milhões de pernoites de turistas em 2023. Posto que ocasionou uma taxa média de ocupação hoteleira de 71%, segundo apurou a prefeitura da cidade. Banhada pelo Mediterrâneo, a cidade também faz parte de Côte d’Azur – em português, Costa Azul -, cativando viajantes em busca de destinos à beira-mar. A paisagem incita passeios de barco, que revelam os calanques, paredões rochosos de calcário que cercam a água, formando uma paisagem deslumbrante.
O movimentado Porto Velho de Marselha é parada obrigatória para aqueles que estão na cidade pela primeira vez. Enfim, é um dos espaços mais animados da noite local. Ademais, oferece oportunidades para experimentar os frutos do mar frescos que fazem parte da gastronomia local. O Mercado do Peixe, no centro da cidade, também promove a experiência culinária durante as manhãs.
Para entrar em contato com os aspectos culturais e históricos da região, atrações como o Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo e a Basílica de Notre-Dame de la Garde se destacam. Esta última, além de impressionar pela arquitetura, garante uma bela vista panorâmica do encontro da cidade com o oceano. Já pelo bairro de Le Panier, a arte ganha vida em fachadas coloridas e apresentações.
MERGULHE NAS PRAIAS DE MARSELHA
Apesar do destaque para as três cidades, a França conta ainda com uma infinidade de outros destinos, que agradam públicos diversos. Os ares medievais de Amboise; as vinícolas de Bordeaux; as praias de Cannes, Biarritz e Saint-Tropez; os campos de lavanda de Valensole: cada canto do país é capaz de surpreender o público. Além de pacotes de viagens, fazem parte do portfólio do Hurb uma série de atividades e passeios por todo o país para quem já está com a viagem marcada.