Com o olhar voltado para o futuro do turismo, o Hurb tem analisado o perfil e os hábitos dos seus viajantes para oferecer experiências cada vez mais alinhadas às suas preferências. Por isso, em 2024, concluímos a pesquisa anual Hurb Traveler e trazemos abaixo alguns insights a partir do comportamento dos nossos clientes.
Quem é o viajante Hurb?
O público feminino representa a maior parte dos viajantes do Hurb, sendo 57% do total. Além disso, destaca-se o alto nível de educação e a contemplação de diferentes faixas etárias, fatores que influenciam diretamente na escolha de destinos e experiências.
Nossos clientes valorizam experiências acima de bens materiais, especialmente a Geração Z, que busca viagens que proporcionem aprendizados e momentos inesquecíveis. Promoções, destinos dos sonhos e atividades exclusivas são os principais gatilhos para a escolha de uma viagem.
Tendências de viagem
Entre as preferências mais comuns, os períodos de férias de trabalho (44%) e de fim de semana (42%) se destacaram no último ano.
Esses dados mostram uma oportunidade de estimular as viagens curtas, como bate-voltas e escapadas de fim de semana, sem deixar de lado os fatores custo e segurança, que são determinantes.
Novos nichos
-
Turismo esportivo e musical
Para atrair o público jovem, há grande potencial em explorar turismo esportivo e musical. Eventos como o Campeonato Brasileiro, o Rock in Rio e as Olimpíadas já fazem parte das nossas iniciativas, mas existe espaço para ampliar pacotes planejados para outras experiências esportivas e musicais. Isso alinha nosso portfólio com os desejos da nova geração de viajantes.
-
Viagens solo: um universo em crescimento
Embora viagens em casal e em família sejam as mais representativas, o nicho de viagens solo é promissor, especialmente para o público feminino. As mulheres buscam esse tipo de viagem por motivadores como aprendizado, autonomia, autoconhecimento e aventura. A troca de experiências e a imersão local são pontos altos para esse público.
@camillepelomundo #atacama #desertodoatacama #viajarsozinha #viagemsozinha #mulheresviajantes ♬ Riptide – Vance Joy
Ampliando fronteiras
Por fim, as viagens de curta duração (até 7 dias) lideram as preferências dos viajantes Hurb, independente da classe social. Contudo, clientes da classe B conseguem viajar com mais frequência. Ao explorar pacotes acessíveis, como viagens de ônibus ou combos de diárias, somos capazes de atender um público de menor poder aquisitivo e expandir nossa atuação para além do eixo Sudeste.
Um convite para o futuro
O Hurb segue comprometido em proporcionar experiências únicas e acessíveis para todos os perfis de viajantes. Nosso desafio é nos aproximar ainda mais dos desejos e sonhos de nossos clientes, criando soluções que transformem suas viagens em momentos inesquecíveis.