Gastronomia

10 melhores doces e sobremesas tradicionais da França

Macarroons

Destino perfeito para quem almeja conhecer lugares sensacionais e se encantar por um idioma belíssimo, a França cada vez mais atrai turistas de todos os cantos mundo. Aqueles que vão ao encontro das cidades francesas vivem um turbilhão de experiências, pois, até a gastronomia local é atrativa, encantadora e admirada internacionalmente.

Os pratos típicos da região, principalmente os seus doces são criados e feitos por chefs de mão cheia. O modo de preparo de cada uma de suas sobremesas precisam ser seguidos à risca, assim como, caprichado em cada detalhe e nas apresentações, que brilhantemente conseguem unir o belo ao saboroso.

Para os amantes da culinária francesa ou aqueles que em breve estarão embarcando rumo a lugares fenomenais da região, o Hurb te apresenta os 10 melhores e mais saborosos doces e sobremesas tradicionais da França. Pode ter certeza que você ficará com água na boca!

Éclair

Famoso mundialmente, o Éclair é conhecido no Brasil como o doce bomba, pois, logo na primeira mordida a explosão de sabores é fantástica e o seu recheio estoura na boca. O doce que tem origem de séculos passados na França, até hoje é uma febre em Paris, onde muitas lojas são especialistas na produção desta sobremesa típica do local.

Estes doces são cuidadosamente preparados com uma massa chamada de Choux, no qual se deixa um vazio em seu interior, onde será preenchido com recheios de chocolate, nata, creme de leite e qualquer sabor surpreendente que você possa imaginar. Os chefs minuciosamente revertem os éclairs com caldas e os cobrem de glacê, o que deixa o paladar ainda mais fantástico assim como a sua aparência.

Macarons

Os Macarons são bolinhos pequenos que foram criados em Versalhes, onde suas primeiras versões eram totalmente brancos, devido à carência de corante na época, mas atualmente eles são um sucesso pela diversidade de cores e tipos de sabores que podem ser encontrados. Apesar de seu modesto tamanho, é preciso muito cuidado e precisão durante todo o preparo deste doce, pois, para ser um legítimo Macarons, precisa estar crocante por fora e cremoso por dentro.

Tarte Tatin

Morango, pêssego, ameixa, framboesa e maçã são algumas frutas típicas da França, com cada uma delas é possível fazer a famosa torta que foi criada acidentalmente pelas irmãs Tatin. Segundo relatos, Carolina e Stéphanie Tatin cuidavam do hotel da família, no entanto, elas eram bem desengonçadas e tinham que cozinhar nas pressas para um cliente a melhor sobremesa da vida delas.

O resultado que as irmãs pensavam que seria erro na certa, foi um dos doces mais apreciados e degustados na França, chegando a fazer sucesso internacionalmente. Facilmente você encontrará em restaurantes, padarias e até hotel como os do Tatin esta maravilhosa sobremesa, que além das deliciosas frutas francesas, possui outros ingredientes como manteiga, açúcar e farinha.

Île Flottante

Encontrado em quase todos os bistrôs franceses, este doce é popularmente conhecido como ilha flutuante, devido a sua aparência espetacular no qual bolas de merengues flutuam em um mar de cremes. Desde sua criação, poucas foram as alterações que a receita do Île Flottante sofreu, isso faz com que o clássico sabor original da sobremesa francesa ainda seja conservado.

Além da linda apresentação, a ilha flutuante não é muito doce e gordurosa, então, pode saborear a vontade sem se preocupar com este detalhe.

Tarte au chocolat

Tarte au chocolat é uma sobremesa muito simples de ser produzida, mas, ao mesmo tempo é deliciosa e ótima para saborear em qualquer momento do dia. Presentes nas mesas das famílias tradicionais da França ou em vários estabelecimentos comerciais, facilmente você encontrará esta iguaria que derrete na boca.

Devido à massa da torta e a sua cobertura serem preparadas com os melhores e mais saborosos ingredientes, a sua textura fica deslumbrante. As tortas de chocolate também fazem o maior sucesso no Brasil, onde esta deliciosa iguaria francesa é rápida de ser feita e você mesmo pode convidar toda a família para degustar em uma tarde, após a refeição principal ou em ocasiões especiais.

Crème brulée

Levemente crocante e cremosa, o Crème brulée é uma das sobremesas que é febre na França. Sua receita original possui como ingredientes principais a baunilha e o açúcar, tendo como apresentação um delicioso creme coberto por uma fina camada de açúcar queimado com um maçarico.

Apesar de existir uma grande disputa entre países europeus sobre a verdadeira origem de tal doce, os franceses acabam ganhando, pois, há mais de 300 anos a receita já estava presente nos livros de culinária.

Millefeuille

Este doce vendido nas padarias e sorveterias gourmets do Brasil, o Millefeuille popularmente é conhecido como Mil folhas, graças a série de camadas finas que delicadamente são preparadas e feitas manualmente. A espessura de sua massa folheada faz com que a textura do doce e o sabor seja incomparável.

Em diversos restaurantes de Paris, você encontrará esta iguaria que, na maioria das vezes, vem acompanhada de frutas vermelhas e recheadas com cremes de todos os tipos. Há quem diga que o mesmo confeiteiro que criou os Éclair aprimorou a receita dos Millefeuille para a que é feita atualmente.

Soufflé au chocolat

Não tem quem como negar que só em ver uma sobremesa feita com chocolate você já fica com água na boca, imagina uma em que ela transborda pelo seu recipiente. O Soufflé au chocolat é um doce francês que parece um bolinho de nuvem de chocolate. Graças ao seu modo de preparo e sua receita mestre, a textura da sobremesa é apaixonante, ela facilmente derrete na boca e não precisa de muito tempo para fazer, basta utilizar os ingredientes certos, seguir o exemplo e dicas dos chefs franceses.

Kouign-amann

Semelhante ao croissant e Millefeuille, Kouign-amann é um tipo de bolo (kouign) com manteiga (amann) criado na cidade de Bretanha, no noroeste da França. Feito basicamente de massa de pão, açúcar e muita manteiga, essa iguaria é perfeita para degustar no café da manhã ou no lanche da tarde. A quem diga que ela é a versão caramelizada do croissant e foi criada por um padeiro que após fracassar em uma massa de pão resolveu aproveitá-la, o resultado foi brilhante e daí surgiu o delicioso Kouign-amann.

Crêpe

No Brasil os crepes costumam estar presentes em festas de aniversários, praças e eventos culturais. No entanto, o Crêpe original é uma sobremesa típica da França, parecida com a panqueca. Composto por uma fina camada de uma massa a base de farinha de trigo, ovos e leite, na qual você pode rechear e deixar do jeito que quiser.

Os recheios mais comuns são os de creme, chantilly, nutella, acrescidos de frutas macias como morango, framboesa e amora. Para deixar esse doce ainda mais saboroso, você poderá pedir a sua Crêpe com uma calda de açúcar caramelizado por cima.

CURIOSIDADE: Você sabia que na França existe um dia perfeito para comer Crêpes? A sobremesa é tão especial para os franceses que o dia 2 de fevereiro foi decretado como o melhor dia para saboreá-la, virando costume reunir familiares e amigos para fazer e comer muitos crêpes.

Após tantas sobremesas sensacionais, a vontade é de ir para França e degustar cada um delas. Saiba que com o Hurb, sua viagem para um melhores países do mundo pode sair do papel, aproveite os nossos hotéis parceiros e viva mais histórias na Europa.

Conheça outras curiosidades e roteiros através do nosso Instagram!

Posts relacionados
América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerUrbano

Caminito: o famoso caminho colorido de Buenos Aires

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerRomântico

Show de tango em Buenos Aires: uma experiência marcante

AlagoasArte e CulturaAventuraComprasDestinosFamíliaGastronomiaNordesteO que fazerPraiaRomântico

O que fazer em Maceió? Descubra as maravilhas desse paraíso

Destinos NacionaisGastronomiaSudeste

10 comidas típicos do Sudeste que você precisa saborear