A capital do Quênia pode não ser um dos destinos mais famosos do mundo, mas acredite, ela possui muito a oferecer. O contato com a natureza é constante e a cidade é repleta de parques e zoológicos que possuem espécies locais. Uma grande oportunidade de observar a vida selvagem a uma curta distância.
Nairóbi é uma cidade vibrante e muito cosmopolita. Tem um povo carismático, enérgico e muito lutador, assim como a personagem que leva o seu nome na série La Casa de Papel, um dos sucessos produzidos pela Netflix. É conhecida por seus museus, que contam a história do país e mostram itens da cultura local, uma das mais belas de toda a África.
Que tal explorar as maravilhas desse lugar que tem tanto a oferecer? Veja as experiências inesquecíveis que você pode viver em Nairóbi:
David Sheldrick Wildlife Trust
David Sheldrick Wildlife Trust é uma instituição que cuida e reabilita bebês elefantes. É um passeio curto mas vale cada segundo. A visita pode ser feita diariamente e dura aproximadamente 1h. Nesse tempo é possível ver o tratamento de reabilitação dos filhotes órfãos além de ter a chance de se aproximar e até tocar os pequenos (nem tão pequenos assim) elefantes.
Parque Nacional
O mundialmente famoso, o Parque Nacional de Nairobi, abriga diversos animais como leões, chitas, girafas, leopardos, além do raríssimo rinoceronte negro ameaçado de extinção. Tudo isso com a cidade de Nairóbi ao fundo.
Bomas do Quênia
Bomas do Quênia é uma vila turística criada para preservar e exibir a cultura, os valores, a tradição de várias tribos quenianas. É ótimo lugar para viver uma experiência cultural. Através de apresentações de música, dança e da visitação das bomas (residências típicas das tribos locais), os visitantes podem vivenciar um pouco da história desse povo.
Nairobi Giraffe Center
Para ter uma foto digna do Instagram o Nairobi Giraffe Center é o lugar certo. O lugar foi criado para proteger girafas ameaçadas, mas é aberto para visitação. Uma super experiência!
Olorgesailie
No sul da cidade está Olorgesailie, uma formação geológica, que abriga um importante sítio arqueológico, contendo vários fósseis, ferramentas e artefatos com mais de 600 mil anos.
Ocean Sole
Leve um pedaço do Quênia para casa ao visitar o Ocean Sole. O projeto cria brinquedos, esculturas e objetos de decoração utilizando plástico e borracha retirados das praias. Além da pegada ecológica e sustentável, a Ocean Sole gera emprego e renda para centenas de quenianos.
City Park Hawkers
O City Park Hawkers , é um mercado local de frutas e vegetais da cidade. É ótimo passear pelo mercado para observar a vida cotidiana dos nairobianos. Escondido atrás de algumas das barracas, você encontrará pequenos restaurantes que servem comidas típicas como o Ugali e a nyama choma para os trabalhadores. Uma ótima oportunidade para almoçar como um local.
Falando em comida, a culinária queniana reflete os diferentes estilos de vida nas diferentes regiões do país. Na sua maioria a base dos pratos levam grãos e cereais, além de vegetais e frutas.
Ugali
É o prato básico do Quênia, feito com água e farinha de milho branca fina. Os ingredientes vão ao fogo até virar um mingau com uma consistência um pouco mais durinha.
Nyama Choma
A carne de cabra grelhada é facilmente encontrada nos restaurantes locais. Geralmente é servida junto com o Ugali. A Nyama Choma tradicional é temperada apenas com sal e pimenta, mas é possível encontrar a versão com cebola, alho, gengibre e limão.
Kachumbari
O Kachumbari é uma salada que tem como ingredientes, tomate, cebola e pimenta. Também ó possível encontra-la na versão com couve, abacate, pimentão, suco de limão. Tudo bem refrescante.
Masala chai
Os quenianos também adoram uma xícara de chá de masala leitoso. O Chá típico da Índia é um sucesso por lá. Os ingredientes são o chá preto, especiarias (gengibre, cardamomo, anis estrelado, pimenta do reino, noz moscada, canela) e leite.
Ficou com vontade de conhecer Nairóbi? Acesse o site do Hurb e viva momentos inesquecíveis no Quênia.