DestinosDestinos NacionaisFamíliaRio Grande do SulRomânticoSul

O que fazer em Gramado: descubra 10 passeios incríveis

Passeio no Lago Negro em Gramado

Gramado é um dos destinos mais visitados no Brasil e a cidade atrai muitos viajantes devido ao seu clima ameno e arquitetura europeia, criando uma experiência incrível aos visitantes. Quando se pensa o que fazer em Gramado, é fácil de responder, afinal, a cidade possui mais de 30 pontos turísticos e atrações, sendo assim, uma das cidades mais atrativas para quem deseja estar em um pedacinho da Europa dentro do Brasil. 

Quando ir

Gramado mostra que não é um destino de uma estação somente, a cidade é incrível tanto durante o verão, quanto em outras estações do ano. Porém, é durante o inverno que o lugar fica ainda mais aconchegante, com direito a jantares à beira da lareira para espantar o frio que chega junto com as geadas e névoas.  Os meses que fazem mais frio são de maio a agosto, onde as temperaturas podem facilmente chegar a 10ºC e até abaixo de 0ºC. Em agosto, Gramado ainda recebe um festival muito famoso e que atrai muitos turistas, o Festival de Cinema de Gramado. 

Durante o verão a cidade também é muito visitada, entre os meses de novembro a janeiro principalmente, isso por causa de um evento mundialmente conhecido: Natal Luz de Gramado. A cidade fica repleta de decorações e a magia que só o Natal tem. Com uma extensa programação, Gramado oferece diversos shows, apresentações, desfiles, exposições e muito mais. O Natal Luz de Gramado encanta os visitantes e muitas famílias procuram a cidade durante essa época. 

Quanto as chuvas, não precisa ficar se preocupando com isso, porque as chuvas em Gramado são muito bem distribuídas ao longo de todo o ano. Não tenha medo de tempo feio na hora de escolher a melhor época para ir a Gramado. Faça sua escolha levando em consideração se você procura frio, calor ou os famosos eventos das cidades.

Com quem ir

O destino costuma atrair muitos casais que estão em busca de um clima romântico, com boa gastronomia e lugares encantadores. Mas, não deixa de chamar a atenção de famílias, grupos de amigos e as crianças também. Gramado possui distração para todos os tipos de viajantes. 

Listamos algumas opções de passeios em Gramado que agradam a todos os gostos. Tenho certeza que a cidade vai te conquistar!

O que fazer

Palácio dos Festivais

O Palácio dos Festivais apresenta sessões de cinema as sextas, sábados e domingos no Cine Embaixador. Em julho, as sessões acontecem diariamente. E mesmo para quem não gosta de cinema, o Palácio dos Festivais merece uma visita, pois tem uma arquitetura diferenciada e localização privilegiada. Fica na Avenida Borges de Medeiros, bem em frente a Rua Coberta e ao lado da Igreja São Pedro.

Centro de Gramado (Rua Coberta)

Tudo em Gramado parece girar em torno de sua principal avenida, a rua Borges de Medeiros. O burburinho se espalha pelos cafés, suas lojas requintadas, casas de chocolate onde se encontra gente indo e vindo pelas calçadas impecáveis repletas de canteiros de flores. Entretanto, a Rua Coberta que liga a Avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi merece destaque. É um espaço muito usado para eventos e exposições, comércio de roupas e acessórios, restaurantes, cafés e lojas. A visita é extremamente válida e o local é muito acolhedor! 

Igrejas

A religiosidade é característica dos imigrantes italianos e alemães. Duas delas se destacam na paisagem urbana, ficando a poucas quadras uma da outra. A mais conhecida é a Igreja São Pedro, localizada na Avenida Borges de Medeiros – a principal rua de Gramado. Sua arquitetura é revestida em pedra basáltica em meio a um pátio ajardinado, a Igreja São Pedro é um ponto de referência para moradores e turistas. O acesso ao templo é livre e as missas são realizadas com regularidade. Do pátio da Igreja São Pedro, basta erguer a vista para encontrar a famosa torre do relógio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil. Por conta da torre, o templo erguido em 1961 é carinhosamente chamado de Igreja do Relógio. Sua localização privilegiada em um dos pontos altos da cidade, sobre um jardim de hortênsias, faz com que ela pareça pousada sobre um buquê de flores azuis. A igreja pode ser visitada diariamente das 14 às 18 horas, com entrada franca.

Harley Motor Show

Se você é apaixonado por motocicletas e velocidade, não pode deixar de visitar o Harley Motor Show. Um espaço temático criado para os amantes das lendárias motocicletas da marca. Com decoração moderna, temática e um espaço confortável, o bar/museu atrai centenas de visitantes e fãs que buscam conhecer uma grande variedade de motos famosas as quais não se têm acesso todos os dias. É um passeio ideal para quem gosta de velocidade! 

Lago Negro

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Gramado. O Lago Negro é um cenário muito romântico! Com águas profundas, calmas, e cercado de pinheiros e hortênsias, o lago pode ser contornado em agradáveis caminhadas ou de bicicleta. As margens são uma excelente pedida para um piquenique. Na água, charmosos pedalinhos conferem um colorido ao local. O Lago Negro é muito bem localizado e possui vagas para estacionamento e algumas opções de restaurantes. Comodidades e belezas que fazem do lugar um dos passeios mais frequentados pelos turistas na região. Não deixe de visitar o Lago Negro, você vai se encantar! 

Snowland

O parque de neve em Gramado, Snowland, é excelente para quem busca diversão e aventura no mesmo lugar. O parque possui uma área total de 16 mil metros quadrados, sendo 14.800 de área coberta, a temperatura varia entre  -2ºC e -2,5ºC. São disponibilizadas roupas para os visitantes logo na entrada do parque, além de luvas e capacetes para você suportar o frio e poder brincar como se estivesse realmente nos Alpes Suíços. Faça bonecos ou guerras de neve em qualquer estação do ano, seja no verão ou inverno, com chuva ou com sol, a diversão e os esportes na neve estão garantidos em Gramado.

Mini Mundo

Mini Mundo, em Gramado, é uma atração turística que você não pode deixar de visitar. No Mini Mundo você verá várias réplicas de construções em miniatura em um jardim incrível ao ar livre. No parque, você pode conhecer um pouquinho da antiga Europa, réplicas de construções da Alemanha, enormes castelos europeus com riqueza em detalhes, além de construções Suíças. Nesse mundo fantástico, em miniatura, existe também uma réplica do Aeroporto de Bariloche e da Cordilheira dos Andes. Do Brasil, impressionam, a mini Igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto – MG, a Estação Ferroviária de São João Del Rey – MG e o Museu do Ipiranga de São Paulo. 

Vinícola Ravanello

Os fãs de vinho que vierem a Gramado não podem deixar de conhecer a Vinícola Ravanello. A visita guiada consiste em conhecer os parreirais, os tanques de fermentação, decantação, estocagem e o processo de fabricação. Ao final desse passeio incrível, o turista vai poder apreciar a degustação de vinhos e visitar a loja, onde é possível comprar vinhos. Aberta diariamente, das 10h às 12h e das 14h às 17h30, a Vinícola Ravanello conta ainda com um Espaço Gourmet, com capacidade para 100 pessoas, destinado para eventos próprios ou para locação (casamentos, jantares, etc). 

Museu de Cera

O primeiro museu de cera da América Latina. Aqui você vai se divertir, tirar fotos com seus ídolos ou até mesmo filmar no Dreamland Museu de Cera em Gramado. São mais de 90 personalidades famosas com cenários temáticos, detalhes e características das estátuas que impressionam os visitantes. Uma das personalidades mais homenageadas é a modelo gaúcha Gisele Bündchen, a estátua da modelo foi feita em reconhecimento ao seu sucesso e sua origem Gaúcha.

Esportistas também fazem parte do Museu de Cera, lá você poderá encontrar as estátuas do Rei Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, do lutador Mike Tyson, e do piloto Ayrton Senna. As crianças poderão curtir as estátuas do bruxinho Harry Potter e do seu amigo Dobby que encantou não só as crianças, mas também os adultos. Os Smurfs, Shrek, o travesso do Bart Simpson, o boneco Woody de Toy Story também estão presentes no museu.

É um passeio sensacional e só visitando para você ver de perto tantas personalidades reunidas em um só lugar, com cenários incríveis que darão asas a sua imaginação. Essa é uma garantia de diversão para toda sua família.

Fábricas de Chocolate

A cidade de Gramado é famosa pela gastronomia, principalmente quando o assunto são doces. Visitar as fábricas de chocolate de Gramado é um roteiro indispensável para quem passa pela cidade. Opções não faltam, pois, para cada lado que você olhe, tem sempre uma loja ou quiosque vendendo as iguarias. Há opções para todos os gostos e bolsos. Entre as principais, vale destacar: Lugano, Florybal, Prawer, Planalto e Caracol. A maioria das lojas oferece uma visitação gratuita às fábricas, para que o visitante possa conferir a produção do chocolate ao vivo.

Bônus: Festival de Cinema

O Festival de Cinema de Gramado é um dos principais eventos da cidade e uma das mais importantes premiações do cinema latino e brasileiro. O evento acontece normalmente em agosto no famoso Palácio dos Festivais – Cine Embaixador, recebendo artistas consagrados que sonham em sair de lá com o Kikito, troféu símbolo da premiação.

O que fazer a noite em Gramado

Além de arrasar durante o dia, a noite em Gramado também reserva muitas atrações. Com muitas opções de restaurantes incríveis, bares e baladas, Gramado tem uma vida noturna muito agradável. Para os mais animados, que tal curtir a noite na boate LevelUp? Com música de primeira qualidade e ambiente agradável, com certeza você vai fechar o dia com muita animação. Aos que desejam algo mais tranquilo, é só ir andando pela Avenida Borges de Medeiros, que é a principal avenida de Gramado, a noite ela fica ainda mais linda toda iluminada e oferece uma infinidade de restaurantes (a comida de Gramado é um dos pontos fortes da cidade) e bares com música ao vivo. 

Destinos próximos à Gramado

Canela

Canela é uma cidade repleta de tranquilidade, opções de lazer, descanso, belos parques e atrativos turísticos, que usam como cenário as belezas naturais, matas nativas, ar puro e belas estruturas construídas para receber os viajantes, proporcionando momentos de paz e diversão. A gastronomia local contempla várias culturas, com atendimento de excelência e deliciosos sabores cuidadosamente temperados. O tradicional churrasco, o romântico fondue e o doce de chocolate caseiro são especialidades que agradam muito quem visita Canela.

Nova Petrópolis 

Colonizada por alemães, a cidade de Nova Petrópolis é um dos locais imperdíveis para roteiros na Serra Gaúcha. Com uma arquitetura diferenciada, desde hotéis, pousadas, casas e restaurantes, a cidade é um ótimo programa para um passeio de um dia ou uma opção mais econômica para quem quer curtir momentos de tranquilidade.

Em Nova Petrópolis, o alemão é constantemente falado e as raízes do país europeu são extremamente vivas. No passeio, visite a Aldeia do Imigrante, o Ninho das Águias, o Moinho Rasche, o Parque do Panelão, o Labirinto Verde e prove a inconfundível Cerveja artesanal Edelbrau.

Cambará do Sul

Porta de entrada para o Parque dos Aparados da Serra e ganhando cada vez mais espaço no circuito da Serra Gaúcha, a cidade de Cambará do Sul é o berço de uma formação rochosa espetacular, conhecida como Terra dos Cânions. O local é ideal para os apaixonados por ecoturismo e turismo de aventuras. Rodeada de cachoeiras, florestas de Mata Atlântica e araucária, os cânions de aproximadamente 900 metros de altura, com 8 quilômetros de extensão, formam uma das paisagens bonitas do país.

Gramado é incrível e o que não falta são opções de passeios e atividades para se divertir, portanto, prepare as malas e escolha um dos nossos pacotes para Gramado naquele precinho especial que só a gente faz.

Posts relacionados
AventuraDestinosDestinos NacionaisSanta CatarinaSul

As atrações mais famosas do Beto Carrero World

AlagoasDestinosDestinos NacionaisEventosFamíliaNordesteO que fazerPraia

Réveillon em Maceió: descubra as atrações da festa no Alagoas

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerUrbano

Caminito: o famoso caminho colorido de Buenos Aires

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerRomântico

Show de tango em Buenos Aires: uma experiência marcante