ArgentinaCâmbioDestaqueFinançasNotíciasTurismo

Os impactos da economia argentina no turismo e alternativas no Brasil

Cruzamento em Buenos Aires com arquitetura histórica e pedestres atravessando, refletindo o impacto econômico no turismo da Argentina.

A economia da Argentina vive uma transformação profunda sob o governo do ultraliberal Javier Milei. Essas mudanças, no entanto, têm causado impactos diretos no turismo, afastando visitantes estrangeiros e incentivando os argentinos a buscarem destinos internacionais, com destaque para o Brasil.

📖 O Botafogo conquista a Libertadores com o apoio massivo da sua torcida em Buenos Aires

🇦🇷 Turismo em queda

O número de turistas internacionais na Argentina caiu 30% em outubro de 2024, segundo o Instituto Nacional de Estatística (Indec). Enquanto isso, 24,7% mais argentinos viajaram ao exterior no mesmo período. Essa tendência reflete o encarecimento do turismo local, resultado de altas taxas de inflação e custos elevados em hospedagem, alimentação e compras.

Em destinos turísticos tradicionais, como a Patagônia e as Cataratas do Iguaçu, o aumento dos preços desencoraja visitantes. Mesmo Buenos Aires, conhecida por sua cultura e gastronomia, enfrenta queda no turismo. Artigos como vestuário chegam a custar mais do que em cidades europeias.

🇧🇷 Brasil é o destino preferido dos argentinos

A desvalorização do real, somada a preços mais competitivos, torna o Brasil uma alternativa atraente para turistas argentinos. Mais de 1,4 milhão de argentinos viajaram ao Brasil em 2024, destacando destinos como Rio de Janeiro e Florianópolis. O custo-benefício é evidente: passar férias em cidades brasileiras pode ser até 35% mais barato que em balneários argentinos como Mar del Plata.

Vista da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis, Brasil, ao entardecer, com vegetação ao redor, um destino popular para os turistas argentinos.

Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.

Por outro lado, o fluxo de turistas brasileiros para o país vizinho caiu 20,3% em outubro. Assim, o cenário contrasta com anos anteriores, quando o peso desvalorizado favorecia o turismo brasileiro no país vizinho.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
Hurb CEONotíciasReal time ReportSenaconTecnologiaTraveler Experience

Hurb Revela Desafios com SENACON e Soluções para viajantes ainda em atraso.

BrasilCulturaCuriosidadesDestaqueExperiênciasParanáRio de JaneiroSanta CatarinaSão Paulo

As atrações mais populares do Brasil, segundo o Google Maps

CearáDestaqueDestinosNotíciasViagens

Os encantos, histórias e segredos de Fortaleza, que celebra 299 anos

AlagoasBahiaChileDestaqueDestinosGoiásListaParanáPernambucoRepública DominicanaSanta CatarinaViagens

30% OFF: desbrave seu próximo destino com um pacote de Data Fixa

AI Chatbot Avatar
AI:
Hi! How can I help you?

By using this chatbot, you agree to the recording and processing of your data by our website and the external services it might use (LLMs, vector databases, etc.).