NotíciasTurismo

Turismo de brasileiros na Argentina cresce apesar de alta de preços

Arquitetura clássica em Buenos Aires, Argentina, com destaque para a economia local e o turismo de brasileiros.

O turismo de brasileiros na Argentina se mantém forte, mesmo com o aumento dos preços. Desde abril, o número de turistas que visitam o país caiu, com uma queda expressiva de 27,5% em maio, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Contudo, apesar da diminuição de visitantes de algumas nacionalidades, como chilenos, paraguaios e uruguaios, os brasileiros seguem viajando para a Argentina.

Mesmo que o destino esteja em baixa entre outras nacionalidades, os brasileiros têm demonstrado interesse crescente pelo país. Em julho, o número de viajantes brasileiros na Argentina subiu 11,1%, mesmo com a alta de preços. No mesmo período do ano anterior, no entanto, a alta foi de 57,9%. Até agora, 3,8 milhões de pessoas visitaram a Argentina em 2024, e 22% deles (cerca de 843 mil) vieram do Brasil. Dessa forma, o interesse se mantém, apesar das mudanças econômicas no país vizinho.

💸 Breve contexto econômico da Argentina

A recente alta dos preços na Argentina reflete as políticas econômicas neoliberais do governo de Javier Milei, que incluem a retirada de controles de preços e a diminuição da emissão de moeda. Essas medidas ajudam a controlar a inflação, todavia tornam o custo de vida mais elevado.

Além disso, o câmbio entre o Brasil e a Argentina mudou. Assim, a diferença entre a cotação do dólar oficial e a informal, conhecida como “brecha cambial”, caiu de mais de 100% para cerca de 40%. Isso fez com que a troca de moedas não fosse mais tão vantajosa quanto antes para os turistas.

🇧🇷 O interesse dos brasileiros por Buenos Aires

Como destacado anteriormente, mesmo com o aumento do custo de vida, a Argentina continua sendo um destino desejado pelos brasileiros. A proximidade cultural, a rica gastronomia e a variedade de atrações mantêm o país no topo das preferências dos turistas.

Ademais, o turismo esportivo também atrai muitos brasileiros para Buenos Aires, dada a afinidade cultural de ambos os países com o futebol. Os preços acessíveis dos ingressos para partidas de futebol oferecem uma oportunidade única de vivenciar a atmosfera dos estádios argentinos. Neste ano, a cidade será o palco da final da Copa Libertadores, com a possibilidade de dois clubes brasileiros, Botafogo e Atlético, disputarem o título. Já pensou que experiência incrível seria acompanhar essa decisão em solo argentino?

🇦🇷 Como economizar ao viajar para a Argentina?

Apesar do aumento dos preços, ainda é possível economizar ao visitar Buenos Aires. Confira algumas dicas práticas para aproveitar a cidade sem gastar muito:

  • Compre passagens com antecedência para conseguir melhores preços;
  • Bairros menos procurados, como San Telmo e Almagro, oferecem opções acessíveis de hospedagem e são ideais para quem busca economia;
  • Use o transporte público: o metrô de Buenos Aires é eficiente e cobre grande parte da cidade. Ademais, compre um cartão SUBE e utilize-o em ônibus e trens, economizando nos deslocamentos;
  • Aproveite atrações gratuitas, como a Casa Rosada, a Plaza de Mayo e o Caminito. Adicionalmente, o Museo Nacional de Bellas Artes também oferece entrada gratuita em dias específicos;
  • Prefira menus do dia em restaurantes e explore mercados locais, como o Mercado de San Telmo, para refeições mais em conta. Além disso, a gastronomia é um atrativo por toda a cidade, por isso, geralmente as refeições são deliciosas independente da localidade do restaurante. Economize na alimentação e dificilmente você se decepcionará;

Leve dólares e troque em casas de câmbio informais confiáveis, conhecidas como “cuevas“, para obter um câmbio melhor. Pergunte no hotel ou hostel por recomendações seguras. De forma alguma faça o câmbio em aeroportos, por exemplo.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
Notícias

O impacto econômico do turismo religioso em Aparecida do Norte

ExperiênciasHotéisNotícias

7 hotéis sustentáveis para se hospedar no Brasil

BF 2024CuriosidadesDestaqueDestinos ImersivosDicas de ViagemEsquenta BFNotíciasSustentabilidadeTurismo

Turismo Canábico em Amsterdã

GeraisNotíciasTurismo

Eduardo Paes anuncia as atrações do Réveillon em Copacabana!