Mundo Hurb

Você sabia que o Walt Disney visitou o Rio de Janeiro?

Muito antes da Barra da Tijuca se tornar o grande bairro comercial que é hoje ou do Hurb sonhar em existir e fazer do bairro sua sede, o visionário Walt Disney já tinha pisado aqui.

Em uma passagem pelo Rio de Janeiro em 1942, o empresário e ilustrador visitou o canal do Marapendi, quando a região ainda era bem diferente de como a conhecemos. Foi só na década de 1980 que a Barra começou a tomar a aparência atual, com suas avenidas largas e amplos espaços abertos. O bairro ganhou essa cara graças ao trabalho do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, inspirado no projeto de Brasília, também de sua autoria.

Walter Elias Disney não veio sozinho ao país. Ele trouxe uma equipe com 16 ilustradores estadunidenses que o acompanharam na visita ao bairro, quando o lugar se resumia a um grande areal cheio de alagadiços. Marapendi acabou sendo um dos destaques do passeio e o grupo navegou de canoa pelo canal.

O tour pelo Rio

Se você está se perguntando por que o ícone das animações infantis visitou o país, saiba que não foi uma viagem de lazer, mas sim à trabalho. O mundo vivia a Segunda Guerra Mundial e os EUA precisavam se aproximar dos países da América Latina para garantir uma aliança. Por isso, Walt Disney foi o escolhido para cumprir essa missão, viajando até a então capital do Brasil para representar seu país, que precisava mostrar que continuaria sendo um bom vizinho.

Hospedado no Hotel Glória, o grupo passou também pelo Jardim Botânico e pelas praias da Zona Sul.

Não sabemos  se já fazia parte do plano produzir um filme para o público brasileiro, mas naquele momento a inspiração era bem-vinda, já que os estúdios Disney passavam por um momento de crise. Mas, logo no ano seguinte, chegava aos cinemas a animação “Alô, Amigos”, que mostrava um pouco do que o empresário viu na América do Sul. O clássico malandro carioca, por exemplo, foi encarnado no papagaio Zé Carioca, que conheceu o Pato Donald, marcando a estreia do personagem brasileiro no filme. Foi um grande sucesso nos cinemas brasileiros da época.

Walt Disney com a sua equipe em 1941 | Crédito: O Rio Antigo

O que temos em comum

Hoje, o Hurb está presente em Sorocaba (SP), Porto e Lisboa (Portugal) e Montréal (Canadá), mas sua sede fica na Barra da Tijuca (RJ), no mesmo bairro visitado por Walt Disney na década de 40.

Mas as duas empresas têm muito mais em comum. Ambas sabem como é importante se atualizarem, com inovação, tecnologia e criatividade, para se manterem relevantes no mercado e para o público.

Walt Disney sempre estudou artes, iniciando sua carreira na década de 1920. Inicialmente, se dedicou à animação, criando personagens e narrativas. Três anos depois, lançou o maior de todos eles: o camundongo Mickey Mouse. Isso aconteceu depois de uma fase difícil, que envolveu até roubo da propriedade intelectual dele. Nos anos seguintes, Disney expandiu o portfólio da empresa e passou a criar filmes sonoros e, mais tarde, em cores. Investindo nas novidades, os estúdios conseguiram recuperar seu lugar no mercado.

Em 1937, lançou o primeiro longa: Branca de Neve e os Sete Anões, mas até desenhos para treinamento militar americano na Segunda Guerra ele produziu.

Correu riscos, como qualquer empresa inovadora, e teve altos e baixos. Em 1955, tirou mais uma carta da manga ao inaugurar a Disneylândia, no estado da Califórnia, lançando mais um empreendimento. Em 1971, anos depois de sua morte, o parque Walt Disney World, que transforma as principais histórias dos estúdios em atividades temáticas, foi aberto. Hoje, os parques são um dos maiores pontos de conexão e proximidade com a marca, e estão presentes na viagem dos sonhos de muita gente.

Começando como um estúdio cinematográfico, a Walt Disney Company expandiu seu negócio e já tem parques em 3 continentes, canais de televisão e streaming, além dos lucros de direito de utilização da marca em produtos licenciados.

Walt Disney em Copacabana | Crédito: O Rio Antigo

O Hurb também passou por algumas mudanças desde sua criação. Começamos como venda de estadias para grupos, mas, investindo em ciência para otimizar processos e democratizar o acesso à viagens no país, nos tornamos a empresa de tecnologia com a maior plataforma digital de viagens da América Latina. No nosso portfólio atual,  oferecemos produtos como hotéis, voos, atividades e pacotes de viagem. E seguimos inovando no desenvolvimento de novos produtos para o setor turístico.

Ah, o Hurb também está nas lagoas e canais da Barra da Tijuca! Por meio de uma iniciativa do Hurb Labs, nosso laboratório de experimentos tecnológicos, desenvolvemos um barco autônomo ecológico, o Arya. Isso foi possível graças a uma parceria com a TideWise, empresa líder nesse segmento. Nosso barco futurista será o primeiro modelo autônomo em operação no Brasil e fará o trajeto Jardim Oceânico – Península da Barra em apenas 20 minutos.

Uma conquista do Hurb

Nossa história com a Disney ficou mais próxima em 2019, quando passamos a ser a primeira plataforma de viagens online no Brasil a se tornar Disney Select. Somos parceiros oficiais da marca e representamos o Walt Disney World Resort no Brasil. É por isso que conseguimos oferecer vários benefícios para nossos viajantes, como: venda de ingressos para os parques temáticos, hospedagem nos hotéis dos parques, cruzeiros da marca, plano de refeições, entre outros.

Se você ainda não realizou de conhecer os parques da Disney, que tal ir com a gente?

Posts relacionados
Dicas de ViagemMundo Hurb

Como funcionam os Pacotes de Data Flexível do Hurb?

Mundo HurbNotícias

Revelamos o horário perfeito para você garantir os melhores hotéis pelo menor preço

Mundo HurbNotícias

Quer viajar por apenas R$ 1? A gente explica como participar dessa super oportunidade

Dicas de ViagemMundo Hurb

Pagar viagem no boleto, cartão de crédito ou à vista? Descubra agora qual é a melhor forma de pagamento para a sua viagem