Diariamente, convivemos com pessoas que têm algum tipo de deficiência; contudo, muitas vezes, não percebemos essa realidade presente em nossos ambientes, especialmente no corporativo. Por essa razão, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física foi criado, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da inclusão e acessibilidade. Além disso, esses dados enfatizam a necessidade de considerar e valorizar a diversidade, bem como promover a igualdade de oportunidades para todos, independentemente de suas limitações físicas.
Nada sobre nós, sem nós.
Lema do movimento pelos direitos das pessoas com deficiência
Segundo o IBGE, boa parte da população brasileira possui algum tipo de deficiência física. Entretanto, a taxa de empregabilidade dessas pessoas ainda é baixa, representando um percentual pouco significativo das vagas de emprego ocupadas por pessoas com deficiência, de acordo com o Ministério do Trabalho.
Os benefícios de celebrar essa data são muitos. Primeiro, ela lembra a sociedade da importância de eliminar barreiras físicas e sociais que impedem a plena participação de pessoas com deficiência. Além disso, promove debates sobre políticas públicas de inclusão, incentivando a implementação de medidas que garantam acesso a serviços básicos, educação e emprego.
A aplicação dessas ações na sociedade é essencial para construir um ambiente mais justo e igualitário. A conscientização promovida por essa data ajuda a quebrar preconceitos e a fomentar uma cultura de respeito e valorização das diferenças. Isso contribui para uma sociedade mais inclusiva, em que todos podem participar e contribuir ativamente.
A inclusão começa quando regularmos que todas as pessoas tem algo a contribuir para a sociedade.
Helen Keller
No ambiente corporativo, a inclusão traz inúmeros benefícios. Empresas que investem em acessibilidade tendem a ser mais inovadoras e a atrair talentos diversos. Além disso, ao promover um ambiente de trabalho inclusivo, as empresas não apenas cumprem suas responsabilidades sociais, mas também melhoram a moral e a produtividade dos funcionários. A inclusão de pessoas com deficiência enriquece a cultura organizacional e oferece novas perspectivas para solucionar problemas.
VEJA TAMBÉM: Estratégias para Promover Diversidade e Inclusão no Ambiente Corporativo