People

Estratégias para Promover Diversidade e Inclusão no Ambiente Corporativo

Diversidade e Inclusão

Esse artigo aborda um tema bastante atual: Diversidade e Inclusão (D&I). Entendemos que discutir D&I é essencial para o sucesso e a inovação nas empresas. Estudos, como os da Harvard Business Review, demonstram que um ambiente diverso e inclusivo impulsiona a criatividade, a felicidade e a produtividade dos funcionários. No entanto, isso levanta a questão: como podemos criar um ambiente realmente diverso e inclusivo?

Para ajudar nessa jornada, elaboramos algumas estratégias de Diversidade e Inclusão que podem ser implementadas no ambiente corporativo. Vamos explorar algumas dessas estratégias abaixo:

Medir e Definir Metas: Permite alcançar diversidade e inclusão, exige a mesma abordagem estratégica de qualquer outra meta de negócios: coleta e análise de dados e definição de metas claras.

Coletar, Analisar e Comparar: Exige que os dados sobre a diversidade na sua empresa sejam verificados e comparados com outras empresas ou com o mercado.

Definir Metas: Com base nos dados, estabeleça onde sua empresa está e onde quer chegar.

Compartilhar e Monitorar Metas: Envolva todos os times, gerentes e compartilhe essas metas abertamente. A transparência aumenta a responsabilidade e o compromisso.

Tratar Reclamações como Insights

Reclamações são insights valiosos que revelam áreas que precisam de melhorias. Crie um sistema eficaz de reclamações, como ouvidorias e escritórios de resolução de conflitos, para incentivar os funcionários a se manifestarem e garantir uma resolução justa.

Avaliar a Tecnologia com Cuidado

A tecnologia pode ser tendenciosa. As ferramentas utilizadas devem ser construídas com dados justos e testadas regularmente para evitar preconceitos. Certifique-se de que seus dados são representativos e faça ajustes sempre que necessário.

Não Tirar Conclusões de Pequenos Grupos

Ideal que, todos o estudos realizados não sejam com amostras pequenas, pois podem perpetuar estereótipos. Aumente a visibilidade de grupos sub-representados. Opte por avaliações conjuntas ao invés de individuais para obter uma visão mais precisa.

Adaptar ao Contexto

Cada empresa tem uma cultura única. Envolva gerentes e líderes desde o início para adaptar as estratégias de D&I ao contexto específico da sua organização. Nem toda abordagem funciona para todas as empresas, então personalize suas estratégias para maximizar a eficácia.

Entendemos que, empresas que adotam políticas de diversidade e inclusão ganham uma melhor reputação no mercado, o que aumenta a competitividade e impacta positivamente na atração e retenção de talentos. Além disso, a legislação exige que empresas com mais de 99 funcionários destinem de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCDs), tornando a inclusão uma prática legal e ética.

Por fim, uma força de trabalho diversa e inclusiva quebra paradigmas e aumenta o potencial da sua empresa para atender a todos os públicos e demandas. Utilize essas estratégias como ponto de partida para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo. Reúna seus dados, defina metas, trate reclamações como insights, avalie suas tecnologias, considere o contexto e envolva seus líderes.
Aqui no Hurb estamos dando cara nova para esse tema e buscando compreender todas as possibilidades de melhorias de maneira mais assertiva.

Agora, é hora de implementar essas estratégias e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado. Comece hoje. Faça essa mudança acontecer!

LEIA TAMBÉM: Segurança Psicológica no Ambiente Corporativo
VEJA MAIS: #22 – N3GÓCIO QUE EU QUERO: Diversidade e Inclusão 

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
People

Por que a tolerância nas classes mais altas é maior?

People

Segurança Psicológica no Ambiente Corporativo

People

As 5 linguagens do amor: para além dos relacionamentos afetivos

People

Como engajar equipes de forma eficiente em momentos atípicos