A Oktoberfest é uma festa tradicionalmente alemã que surgiu em Munique no começo do século XIX, quando o rei Ludwig I decidiu celebrar seu casamento com um festival de cerveja. Depois do sucesso que teve, o evento passou a se repetir todos os anos e hoje é uma das festas mais conhecidas no mundo todo. Unindo boa cerveja e uma típica gastronomia alemã, a Oktoberfest foi longe e hoje está presente em diversos países, inclusive no Brasil.
E a de grande destaque é a Oktoberfest de Blumenau, com os títulos de maior festa alemã do Brasil e a segunda maior do mundo, o evento em Blumenau celebra a colonização alemã e mantém viva a cultura e as tradições de seus antepassados. Além de muitas opções de cerveja, no local há seis restaurantes, uma praça de alimentação e vários pontos gastronômicos espalhados.
Curioso para conhecer alguns dos sabores presentes neste incrível festival? Acompanhe a seguir!
Pretzel
O pretzel (também conhecido como bretzel) é um tipo de biscoito/bolo/pão assado que tem como característica seu molde torcido em um loop, com um sabor ligeiramente salgado. No entanto, há versões recheadas e doces também.
Goulash
Muito popular na Alemanha, o goulash se trata basicamente de um ensopado de carne bovina com ingredientes como páprica doce, cebola e algumas especiarias. Há várias maneiras de se preparar o goulash, deixando o prato mais seco ou mais cremoso.
Spätzle
O spätzle é uma massa típica da Alemanha que pode ser servida como acompanhamento (de goulash, por exemplo) ou prato principal. Embora não seja preparado com batata, é uma comida semelhante ao nhoque. Ou seja, podemos dizer que está entre ele e o macarrão. O queijo e a cebola são muito bem vindos na hora de degustar.
Hackepeter
Também chamado de Mett ou Carne de Onça, esse prato tem como base a carne crua moída e misturada com uma série de temperos. Enquanto na Alemanha o prato é servido com carne de porco, no Brasil o consumo acontece com carne bovina. O hackepeter é ótimo para ser servido com pão preto ou pão sete grãos.
Flammkuchen
Com massa crocante e fininha, esse prato lembra bastante uma pizza. Por conta disso, é chamado muitas vezes de “pizza alemã”, já que além da aparência também há ingredientes em comum, como a farinha de trigo, o bacon e a cebola. No entanto, ele se diferencia pelo crème fraîche e o sabor final, que promete uma experiência gastronômica bem diferente da famosa comida italiana.
O que achou do cardápio?
Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais destinos visitando nosso Instagram.