Gastronomia

Os pratos típicos que fazem sucesso na edição brasileira da Oktoberfest

O que comer na Oktoberfest BLumenau

A Oktoberfest é uma festa tradicionalmente alemã que surgiu em Munique no começo do século XIX, quando o rei Ludwig I decidiu celebrar seu casamento com um festival de cerveja. Depois do sucesso que teve, o evento passou a se repetir todos os anos e hoje é uma das festas mais conhecidas no mundo todo. Unindo boa cerveja e uma típica gastronomia alemã, a Oktoberfest foi longe e hoje está presente em diversos países, inclusive no Brasil.

E a de grande destaque é a Oktoberfest de Blumenau, com os títulos de maior festa alemã do Brasil e a segunda maior do mundo, o evento em Blumenau celebra a colonização alemã e mantém viva a cultura e as tradições de seus antepassados. Além de muitas opções de cerveja, no local há seis restaurantes, uma praça de alimentação e vários pontos gastronômicos espalhados.

Curioso para conhecer alguns dos sabores presentes neste incrível festival? Acompanhe a seguir!

Pretzel

O pretzel (também conhecido como bretzel) é um tipo de biscoito/bolo/pão assado que tem como característica seu molde torcido em um loop, com um sabor ligeiramente salgado. No entanto, há versões recheadas e doces também.

Pretzel

Goulash

Muito popular na Alemanha, o goulash se trata basicamente de um ensopado de carne bovina com ingredientes como páprica doce, cebola e algumas especiarias. Há várias maneiras de se preparar o goulash, deixando o prato mais seco ou mais cremoso.

Spätzle

O spätzle é uma massa típica da Alemanha que pode ser servida como acompanhamento (de goulash, por exemplo) ou prato principal. Embora não seja preparado com batata, é uma comida semelhante ao nhoque. Ou seja, podemos dizer que está entre ele e o macarrão. O queijo e a cebola são muito bem vindos na hora de degustar.

Hackepeter

Também chamado de Mett ou Carne de Onça, esse prato tem como base a carne crua moída e misturada com uma série de temperos. Enquanto na Alemanha o prato é servido com carne de porco, no Brasil o consumo acontece com carne bovina. O hackepeter é ótimo para ser servido com pão preto ou pão sete grãos.

Flammkuchen

Com massa crocante e fininha, esse prato lembra bastante uma pizza. Por conta disso, é chamado muitas vezes de “pizza alemã”, já que além da aparência também há ingredientes em comum, como a farinha de trigo, o bacon e a cebola. No entanto, ele se diferencia pelo crème fraîche e o sabor final, que promete uma experiência gastronômica bem diferente da famosa comida italiana.

O que achou do cardápio?

Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais destinos visitando nosso Instagram.

Posts relacionados
Destinos InternacionaisGastronomiaO que fazer

Aceso há quase 300 anos, o forno do restaurante mais antigo do mundo nunca foi apagado

Destinos InternacionaisEspanhaEuropaGastronomiaO que fazer

Descubra quais são os melhores restaurantes de Madrid

GastronomiaNotíciasO que fazer

10 restaurantes brasileiros que estão no top 50 da América Latina

América do SulArgentinaDestinos InternacionaisGastronomiaO que fazer

Conheça as comidas típicas de Ushuaia — a cidade do fim do mundo

Deixe um comentário