CuriosidadesNotícias

Austrália descobre aranha gigante rara que dá “mordidas dolorosas” em humanos

Austrália

Recentemente, cientistas do Museu de Queensland, na Austrália, descobriram uma espécie rara de aranha-de-alçapão que pode dar “mordidas dolorosas” em humanos.

A Euplos dignitas vive em habitats florestais nas cidades de Eidsvold e Mont Isa, no nordeste australiano, e mede cerca de 5cm, sendo consideravelmente maior do que a maioria das espécies de aranhas-de-alçapão.

A espécie foi nomeada em latim como Euplos dignitas, relacionando o animal aos conceitos de dignidade ou grandeza, em referência “à natureza realmente espetacular desta aranha”, segundo o aracnólogo Michael Rix.

As fêmeas podem viver até 20 anos, mas são altamente vulneráveis às mudanças climáticas, enquanto os machos vivem em tocas durante os primeiros cinco a sete anos de vida, quando saem em busca de uma parceira.

Embora o veneno da Euplos dignitas seja doloroso, ele não é letal. “Os machos desta espécie são de cor vermelha e são realmente muito impressionantes”, explica Rix.

A descoberta foi feita graças ao Projeto DIG, uma parceria entre o Museu de Queensland, a BHP – mineradora e petrolífera anglo-australiana – e a BHP Mitsubishi Alliance, que ajuda os cientistas a descobrirem novas espécies na região.

A existência da Euplos dignitas já era conhecida há 25 anos, no entanto, a espécie ainda não tinha sido catalogada. “Foi, de certa forma, uma redescoberta”, disse Rix.

Apesar de não ser uma ameaça mortal aos humanos, é importante ter cautela ao entrar em contato com essa aranha, especialmente em suas regiões habitadas. A descoberta é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a diversidade e a importância da preservação da fauna mundial.

Os animais da Austrália

A Austrália é conhecida por ter uma fauna exótica e única no mundo, com muitas espécies endêmicas que não são encontradas em nenhum outro lugar.

O país abriga mais de 500 espécies de mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios que só existem na Austrália, incluindo o famoso canguru e o ornitorrinco.

Além disso, a Austrália também é conhecida por ter uma grande variedade de aranhas venenosas e cobras, como a cobra-marrom e a aranha-sídney.

Apesar de muitas dessas espécies serem inofensivas para os humanos, outras podem ser perigosas e causar sérios danos à saúde. Por isso, é importante ter cuidado ao explorar a fauna exótica da Austrália e sempre seguir as orientações de segurança locais.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
NotíciasTurismo

Aniversário Rio de Janeiro: um tour virtual na cidade

Notícias

Lego Technic - Lançamento do Lamborghini Sian

Estados UnidosNotícias

Tudo que você precisa saber sobre o Universal's Epic Universe

Notícias

Durante o G20 no Rio, feriados serão prolongados pela prefeitura