O Brasil está competindo pelo título de “Melhor Destino Gastronômico da América do Sul 2024” no concurso da World Travel Awards (WTA), conhecido como o “Oscar do Turismo”. Para apoiar nossa comida tradicional, a Embratur lançou a campanha “Brasil for foodies“. O objetivo é conseguir apoio após a nomeação na categoria que reconhece a qualidade e variedade da comida de um país. As pessoas podem votar online a partir desta segunda-feira (19) até 17 de abril (confira o link no fim da reportagem).
A indicação considera a liderança da comida brasileira na América do Sul, que combina um rico patrimônio cultural e a diversidade de seis biomas diferentes. Isso coloca o Brasil em uma posição especial para os amantes da boa comida.
A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, afirmou que o concurso é um convite para o público conhecer a culinária brasileira:
“Em cada região, em cada bioma, em cada destino, os estrangeiros poderão conhecer o Brasil dos sabores, dos saberes tradicionais, dos mercados e feiras, dos ingredientes nativos, da cachaça, da moqueca, da picanha, do açaí, do guaraná, do café e muitos outros. Por isso somos o melhor destino gastronômico da América do Sul”.
Os restaurantes brasileiros já ganharam 14 estrelas no Guia Michelin, uma publicação famosa na gastronomia mundial. O Brasil também tem oito restaurantes entre os 50 melhores da América Latina e o 12º melhor do mundo, de acordo com a lista “The World’s 50 Best Restaurants”. Além disso, as chefs Janaína Rueda e Manu Buffara conquistaram prêmios especiais, como o de melhor chef mulher e o de restaurante mais sustentável da América Latina, respectivamente, com o Manu, em Curitiba (PR).
Como participar
A votação online para o “Melhor Destino Gastronômico da América do Sul 2024” está disponível em https://www.worldtravelawards.com/vote-for-brazil-south-americas-leading-culinary-destination-2024. Para participar, basta acessar o site e votar na categoria “Melhor Destino Gastronômico da América do Sul 2024”.