Notícias

Chile pretende criar Parque Nacional Deserto Florido na região do Atacama

A cada três a cinco anos o deserto do Atacama presencia um espetáculo impressionante. O cenário árido e seco se transforma numa verdadeira explosão de cores. O fenômeno natural acontece quando centenas de espécies de flores desabrocham no meio de uma região que quase não existe vegetação, criando um manto colorido e cheio de vida.

Por conta das condições extremas, as sementes ficam adormecidas na areia até que venha uma chuva forte para que elas possam germinar e, finalmente, florescer. 

Curiosidade: em 2022 o deserto floresceu pelo segundo ano consecutivo

Com todas as mudanças climáticas que vêm ocorrendo no mundo, especialistas apontam que o fenômeno, também chamado de Deserto Florido, deverá aumentar consideravelmente sua frequência. 

Na intenção de preservar a área e atrair mais turistas para a região, o presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou no início deste mês de outubro, a criação do Parque Nacional Deserto Florido.

“Para nós, criar o Parque Nacional Deserto Florido é uma forma de avançar nesse caminho da sustentabilidade. São mais de 200 espécies de flores, e a fauna requintada também deve ser protegida”, afirmou Boric em coletiva de imprensa.

O projeto ainda será oficializado no início do ano de 2023 e caso aprovado, o parque de Atacama será o 44º do país!

Algumas áreas do Deserto do Atacama passam décadas sem uma única gota de chuva!

A expectativa é que o Parque Nacional Deserto Florido tenha os mais altos padrões de proteção de fauna e flora no Chile. “Sabemos que o povo do Atacama tem muito orgulho desse fenômeno, que é único no mundo”, disse Gabriel Boric.

E aí, viajante, o que achou dessa notícia? O Deserto do Atacama é extraordinário em qualquer época do ano, mas temos certeza que durante o fenômeno ainda consegue ser ainda mais encantador e inesquecível.

👉🏻 Confira nossos opções de pacotes de viagem para o Deserto do Atacama!

Posts relacionados
GastronomiaNotíciasO que fazer

10 restaurantes brasileiros que estão no top 50 da América Latina

Notícias

Patrimônio Mundial ameaçado: um terço das geleiras pode desaparecer até 2050

Notícias

Polícia Federal suspende emissão de novos passaportes por falta de verba

Mundo HurbNotícias

Revelamos o horário perfeito para você garantir os melhores hotéis pelo menor preço