A cada três a cinco anos o deserto do Atacama presencia um espetáculo impressionante. O cenário árido e seco se transforma numa verdadeira explosão de cores. O fenômeno natural acontece quando centenas de espécies de flores desabrocham no meio de uma região que quase não existe vegetação, criando um manto colorido e cheio de vida.
Por conta das condições extremas, as sementes ficam adormecidas na areia até que venha uma chuva forte para que elas possam germinar e, finalmente, florescer.
Com todas as mudanças climáticas que vêm ocorrendo no mundo, especialistas apontam que o fenômeno, também chamado de Deserto Florido, deverá aumentar consideravelmente sua frequência.
Na intenção de preservar a área e atrair mais turistas para a região, o presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou no início deste mês de outubro, a criação do Parque Nacional Deserto Florido.
“Para nós, criar o Parque Nacional Deserto Florido é uma forma de avançar nesse caminho da sustentabilidade. São mais de 200 espécies de flores, e a fauna requintada também deve ser protegida”, afirmou Boric em coletiva de imprensa.
O projeto ainda será oficializado no início do ano de 2023 e caso aprovado, o parque de Atacama será o 44º do país!
A expectativa é que o Parque Nacional Deserto Florido tenha os mais altos padrões de proteção de fauna e flora no Chile. “Sabemos que o povo do Atacama tem muito orgulho desse fenômeno, que é único no mundo”, disse Gabriel Boric.
E aí, viajante, o que achou dessa notícia? O Deserto do Atacama é extraordinário em qualquer época do ano, mas temos certeza que durante o fenômeno ainda consegue ser ainda mais encantador e inesquecível.
👉🏻 Confira nossos opções de pacotes de viagem para o Deserto do Atacama!