América do SulColômbiaDestinos InternacionaisDicas de Viagem

Colômbia: guia completo das melhores épocas para visitar cada região

colômbia

A Colômbia é um país com diversas particularidades e, por isso, é até meio difícil dizer qual é a melhor época para visitá-lo. Cada região tem suas próprias características e períodos mais adequados para conhecer.

A altitude, por exemplo, interfere diretamente no clima das cidades mais altas, como Bogotá. Portanto, o ideal é informar-se separadamente sobre cada destino que se pretende conhecer.

Apesar dessas diferenças, é possível encontrar alguns meses em que o clima é semelhante na maior parte do país. Se você pretende visitar vários destinos colombianos em uma mesma viagem, é para esses períodos que você deve programar – ou suspender – as suas férias para a Colômbia.

De maneira geral, a melhor época para visitar a Colômbia é entre dezembro e abril, quando há menos chuvas nos principais destinos colombianos e temperaturas mais elevadas.

No entanto, é importante ressaltar que é fundamental consultar informações sobre o clima de cada cidade que se pretende incluir no roteiro.

Colômbia entre Dezembro e Abril

Entre dezembro e abril é a época mais seca do ano na maior parte do país, com temperaturas mais elevadas. São os meses coringas em que você pode viajar para praticamente qualquer parte da Colômbia sem inconvenientes com o clima.

Se você quer fazer um roteiro completo pelo país e conhecer cidades como Bogotá, Medellín, Santa Marta, Cartagena e San Andrés de uma tacada só, essa é a melhor época para viajar pela Colômbia.

A pequena exceção para este período é que, em Bogotá, as chuvas começam a aparecer mais frequentemente em meados de abril. Porém, nada que possa arruinar os seus dias pela capital colombiana.

Maio a Agosto

Entre maio e agosto, o clima é intermediário e pouco previsível. Pode chover bastante, mas também pode fazer tempo bom durante toda a viagem pela Colômbia.

Para diminuir as chances de prejuízos, a dica é evitar os meses de maio e junho. Durante julho e agosto, São Pedro costuma dar uma trégua e dá uma chance para que os viajantes aproveitem seus destinos sem grandes problemas por causa do tempo ruim.

Setembro a Novembro na Colômbia

Entre setembro e novembro, é um período que deve ser evitado. Principalmente o mês de outubro, que costuma ser o mais chuvoso em todo o país.

Se a sua viagem for para vários destinos, de dezembro a abril costuma ser a época certeira. Julho e agosto, apesar de não apresentarem um cenário tão adequado quanto o anterior, podem ser boas alternativas.

Não custa lembrar que o clima anda doido em todo o mundo e até mesmo as previsões mais eficientes podem ser surpreendidas com um frio fora de hora ou uma chuva inesperada.

Então, ao programar uma viagem para a Colômbia, é sempre bom consultar informações atualizadas sobre o clima e se preparar para eventuais mudanças.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
América do SulArgentinaChileDestinosUruguaiViagens

3 destinos incríveis na América do Sul: Buenos Aires, Santiago e Montevidéu

DestinosDicas de ViagemViagens

Hurb te leva para Bariloche: pacote exclusivo com voo + hotel

DestinosDicas de ViagemHurbNotíciasOfertasTurismoViagens

Destinos dos Sonhos: Descubra Destinos com Praias Paradisíacas

AmazôniaAmérica do SulDestinosFestivaisNotíciasTurismoViagens

Festival de Parintins 2024: Uma Explosão de Cultura Amazônica