América do NorteCanadáDestinos InternacionaisGastronomiaO que fazer

Comida do Canadá: conheça as mais tradicionais

Comida típica canadense

Quando o Canadá é citado, em grande parte das vezes a primeira coisa que as pessoas vão pensar é o frio que faz. O que é totalmente aceitável. Porém, há muito mais coisa para sabermos além de informações sobre o clima. Uma delas é a gastronomia local. Pratos típicos e algumas curiosidades da região representam toda uma cultura existente e acabam sendo alimentos interessantes para experimentar durante a viagem.

Poutine

Prato típico e bastante tradicional, o poutine é uma interessante mistura de batata frita, queijo e molho. O que parece simples tem, na verdade, algumas condições que fazem a diferença no sabor. A batata, por exemplo, precisa ser frita em banha em vez de óleo. Já o segundo ingrediente tem que ser coalhada de queijo. Por último, o molho: feito com carne de boi, frango ou até mesmo em versão vegetariana. A receita original leva queijo cheddar com molho de carne, conhecido como gravy.

Mas além do clássico também existem outras opções do prato: poutine com linguiça ou nachos são umas delas. Nesse momento, os canadenses imaginam muitas coisas para renovar o prato e manter o típico sabor.

Poutine canadense

Smoked Meat

Pão, carne defumada canadense e alguns temperos especiais. Está pronto o Smoked Meat! Como os canadenses gostam bastante de sanduíches, ter alguma receita tradicional seguindo essa linha era quase uma obrigação.

A carne defumada é muito conhecida em Montreal e no resto da província de Quebec, mas caiu nas graças do povo e hoje já é um prato nacional. Mas se engana quem acha que em todos os lugares a refeição servida em formato de sanduíche tem o mesmo gosto. A receita é diversificada e cada restaurante defuma a carne de uma maneira, variando de acordo com o tempo para produção e as ervas que são escolhidas como tempero. O que podemos dizer, no entanto, é que em Montreal ficam os restaurantes que mais se destacam na venda do Smoked Meat.

Smoked meat canadense

Falando em destaque, outra coisa que chama a atenção é a quantidade de carne colocada no pão. O generoso volume de proteína é de dar água na boca. Há quem diga até que o sanduíche lembra o famoso pão com mortadela do Mercado Municipal de São Paulo. O que você acha?

Maple Syrup

Se você ainda tem dúvida sobre o que é a folha que está presente na bandeira do Canadá, ela será respondida agora. Estamos falando da árvore Maple, típica do Canadá. E se a sua folha está na bandeira é porque tem importância, certo?

O maple syrup (xarope de bordo) é feito da seiva dessa árvore e apreciado em todo o país acompanhando panquecas, waffles e variados tipos de pães. Mesmo que o xarope não seja exatamente um prato, ele é considerado o alimento mais famoso do país. A textura lembra bastante o mel, mas o gosto é menos doce e também mais marcante. Pela popularidade e flexibilidade na hora de ser utilizado, ele conquistou espaço, fãs e o protagonismo de vários festivais no país.

Panquecas com Maple Syrup

Icewine

Por último, deixamos para falar de uma bebida. E ela é um tradicional vinho do Canadá produzido a partir de uvas congeladas! Para isso acontecer, o processo é bem específico: a temperatura tem que estar abaixo dos 8 ºC negativos por pelo menos três dias. A partir daí, as uvas vão congelar e poderão ser colhidas ainda com o gelo. Assim nasce o icewine. O sabor costuma ser mais adocicado e, dependendo da variedade da uva, pode ter notas de frutas, maple, nozes e mel. Interessante, né? Por ter um inverno rigoroso, o Canadá consegue manter uma produção anual do vinho de gelo. Diferente de Alemanha, Áustria e Estados Unidos, outros produtores que dependem que o frio chegue e se mantenha com mais frequência.

A província de Ontário é a maior produtora de icewine do país e é onde fica a vinícola Inniskillin, conhecida internacionalmente como líder na produção da bebida. Há tours para conhecer e fazer degustação, além de uma adega subterrânea com os primeiros icewines da vinícola.

Créditos: Shing-Shiou Liu

Se você gostou das dicas, lembre-se de colocar o Canadá na lista dos próximos países para conhecer. No site do Hurb você encontra milhares de Hotéis no Canadá para se hospedar!

Posts relacionados
AlagoasDestinosDestinos NacionaisEventosFamíliaNordesteO que fazerPraia

Réveillon em Maceió: descubra as atrações da festa no Alagoas

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerUrbano

Caminito: o famoso caminho colorido de Buenos Aires

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerRomântico

Show de tango em Buenos Aires: uma experiência marcante

AventuraDestinosFamíliaO que fazerSanta CatarinaSul

Planejando sua viagem para o Beto Carrero World: comece aqui!

Deixe um comentário