People

Como engajar equipes de forma eficiente em momentos atípicos

Em um mundo em constante mudança, é essencial que líderes e gestores saibam como engajar suas equipes, especialmente em momentos atípicos. A capacidade de motivar e unir colaboradores durante desafios inesperados pode fazer toda a diferença no desempenho e na resiliência de uma empresa.
Em uma pesquisa realizada pela Gallup foi constatado que, empresas que adotam práticas mais estratégicas e voltadas para o entendimento da opinião de seus colaboradores, atingem um status mais consolidado de boa empresa empregadora.

Destacamos aqui, algumas estratégias fundamentais adotadas pelo Hurb, para engajar seus times em meio a momentos atípicos:

  1. Comunicação transparente e constante: Manter uma comunicação aberta e honesta é crucial. Os colaboradores precisam entender a situação atual da empresa, os desafios que estão enfrentando e como seu trabalho contribui para superar esses obstáculos.
    Internamente, adotamos o método do 1:1, onde podemos compreender mais de perto as reais necessidades de nossos colaboradores, frente ao seu campo de atuação.

  2. Estabelecer metas claras e alcançáveis: Definir metas realistas e mensuráveis ajuda a manter a equipe focada e motivada. Certifique-se de que todos compreendam o papel que desempenham na conquista desses objetivos.
    No Hurb, temos o acompanhamento que chamamos de PDI, onde Programa de Desenvolvimento Individual, onde estabelecemos metas para desenvolvimento ao longo do período de 12 meses.

  3. Reconhecimento e valorização: Reconhecer o esforço e as conquistas individuais e coletivas é fundamental para manter a moral elevada. Demonstrar apreço pelo trabalho dos colaboradores fortalece o engajamento e a conexão com a empresa.
    Temos como políticas internas a valorização de nossos colaboradores que se destacam em suas atividades com nosso programa de escalonamento de carreira, onde processos internos possibilitam esse avanço profissional.

  4. Promover o trabalho em equipe: Incentivar a colaboração e o apoio mútuo entre os membros da equipe pode fortalecer os laços e aumentar a resiliência do grupo diante de desafios.
    Costumamos incentivar as reuniões de equipe para alinhamento de projetos e ações que influenciam diretamente no dia a dia da equipe.

  5. Oferecer suporte e recursos: Garantir que os colaboradores tenham as ferramentas e recursos necessários para realizar seu trabalho de forma eficaz é essencial. Investir no desenvolvimento profissional e no bem-estar da equipe também é uma forma de demonstrar cuidado e apoio.
    Uma das políticas do Hurb é garantir o conhecimento e desenvolvimento dos colaboradores e para intensificar essa qualificação, existe o time de Learning & Development, responsável pela divulgação de conteúdos que auxiliem no desenvolvimento individual e em equipe, proporcionando para a empresa uma gama maior de qualificação interna.

  6. Flexibilidade e adaptação: Em momentos atípicos, é importante ser flexível e estar aberto a mudanças. Encorajar a criatividade e a inovação pode ajudar a encontrar soluções para os desafios que surgem.
    No Hurb, a liderança possui uma agenda aberta e flexível e desta forma, conseguem dar o suporte necessário para cada movimentação que venha a acontecer em seus times.

  7. Cuidar do bem-estar emocional: Reconhecer que os colaboradores podem estar lidando com estresse e ansiedade é crucial. Oferecer suporte emocional e incentivar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal pode contribuir para o engajamento e a produtividade.
    Hurb é incansavelmente comprometido com o que diz respeito aos cuidados com a saúde física e mental de todos os colaboradores. O time de Well-being atua incessantemente, buscando parcerias e desenvolvendo ações que promovam o bem-estar de todos os times.

Em resumo, engajar um time em meio a momentos atípicos requer empatia, comunicação eficaz e um ambiente de trabalho que promova colaboração e apoio mútuo. Ao adotar essas estratégias, os líderes podem fortalecer a coesão da equipe e superar todos os possíveis desafios com sucesso.

E você, como você tem atuado junto ao seu time?

LEIA TAMBÉM: Como discordar? Do it Yourself?

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
People

Por que a tolerância nas classes mais altas é maior?

People

Segurança Psicológica no Ambiente Corporativo

People

As 5 linguagens do amor: para além dos relacionamentos afetivos

People

Desempenho no trabalho: o que fazer para melhorar