Dicas de Viagem

Vai viajar? Saiba como tirar ou renovar seu passaporte no Brasil

como tirar ou renovar passaporte

Quem gosta de viajar sabe o quanto é bom planear o próximo destino. Pesquisar pontos turísticos, procurar rotas e buscar imagens dos locais são momentos ótimos. Mas você sabe como tirar passaporte? Para alguns países, a apresentação do documento é obrigatória. Se você ainda não tem, é uma boa hora para se informar como emitir.

O passaporte é a sua identificação principal para rodar o mundo! Nele, estarão suas principais informações de identificação fornecidas pelo país no qual você é nativo. Cada viajante é identificado a partir desses dados, ou seja, ele vai abrir portas para você. Por isso, solucionar as principais dúvidas sobre o assunto é importante!

Este post vai mostrar o que você precisa saber sobre como tirar ou renovar seu passaporte antes de planejar sua próxima viagem. Acompanhe!

Por que os passaportes são exigidos em algumas viagens?

O passaporte é a principal identificação do passageiro que pretende visitar outros países. Do ponto de vista global, o papel desse documento é ser um instrumento de registro e controle que possa ser utilizado mundialmente. Isso significa que, independentemente do país, o passaporte é usado para registros de entrada, saída e também é onde ficam os vistos.

Países como os Estados Unidos, por exemplo, exigem um visto de entrada para estrangeiros. Mesmo turistas precisam dessa autorização prévia, que tem validade estendida, mas precisa ser renovada futuramente. Mas é bom destacar: visto e passaporte são duas coisas completamente diferentes.

Uma grande quantidade de países exige a apresentação do passaporte pelo fato de esse documento ter validade no mundo todo. Assim, torna-se uma identificação segura em qualquer lugar do mundo. No entanto, não necessariamente é obrigatório ter um visto para visitar um país, caso das nações do continente europeu.

É necessário levar seu passaporte em viagens dentro do Mercosul?

Depende. Se você está viajando a turismo, então não é necessário apresentar seu passaporte. Isso é parte do acordo do Mercosul, que engloba os países da América do Sul. Nesses casos, você pode apresentar apenas a identidade. Mas lembre-se: apenas esse documento é permitido, caso você não tenha ainda um passaporte.

Muitas pessoas costumam acreditar que documentos como a CNH ou a carteira da OAB servem como comprovantes, o que é um erro. Então, se você não tem a intenção de tirar seu passaporte, ou se o seu está expirado, saiba que apenas a sua identidade pode substituí-lo dentro do território do Mercosul.

Ao entrar em um desses países, você receberá o Comprovante de Entrada na nação. Esse registro precisa ser guardado com você e apresentado no momento em que você deixa o Brasil. Essa é uma forma de controle utilizada no território.

Explore o mundo com o Hurb, confira nossos pacotes

Quando o passaporte é exigido no Mercosul?

Se enquanto turista você não precisa apresentar seu passaporte nos países do Mercosul, o mesmo não acontece em outros cenários. Por exemplo, se sua viagem tem finalidade de trabalho, seu passaporte será obrigatório. O mesmo em casos de pessoas que estão indo firmar residência ou estudar em algum desses países.

Como tirar o passaporte atualmente?

Quem pretende viajar para o exterior precisa estar com a documentação em ordem e o passaporte atualizado. E, desde dezembro de 2017, o processo para tirar ou renovar passaporte mudou e está mais fácil.

O primeiro passo para renovar ou tirar seu primeiro passaporte é preencher o formulário no site da Polícia Federal. O documento irá pedir seus dados básicos e lá você deve informar se está renovando ou tirando o passaporte.

No final, você precisa escolher a cidade onde deseja ser atendido no Departamento de Polícia Federal (DPF). O site irá emitir ainda a Guia de Recolhimento da União (GRU), um boleto que deve ser impresso e pago, no valor de R$ 257,25.

Documentos para apresentar

Com o comprovante de pagamento, é possível agendar um horário no DPF mais próximo. Além do comprovante de pagamento da GRU, é necessário levar o documento de identidade, o CPF e, caso esteja renovando, o antigo passaporte.

No dia e hora marcados para apresentar os documentos, será tirada uma nova foto e sua assinatura e digitais serão colhidas. A partir daí, é só aguardar a data para retirar o passaporte, o que pode demorar, conforme a época em que o pedido foi feito.

Como acompanhar o andamento do processo

É possível acompanhar o andamento no site da PF, inserindo o número do protocolo do pedido que foi fornecido quando a documentação foi apresentada.

Além disso, é bom lembrar que, a partir deste ano, cartórios brasileiros poderão dar início ao processo para emitir passaportes aos cidadãos, além de carteiras de identidade.

O Distrito Federal deve ser a primeira unidade a receber o serviço, com expectativa de funcionamento dentro de três meses. No entanto, não é recomendado esperar pela novidade no caso das pessoas que precisam do documento para breve.

Apresentação do título de eleitor

Até dezembro de 2017, era preciso levar ainda o título de eleitor e comprovante da última eleição, além de comprovante de quitação de serviço militar. Agora, a consulta dessas informações é feita na hora pelo DPF, por isso, é bom ter certeza de que está tudo certo.

Validade do passaporte

Seu passaporte vale por 10 anos e, com o documento em mãos, você já pode viajar pelo mundo!

Quais cuidados são importantes ao renovar o passaporte?

E se você já tem seu passaporte, lembre-se de checar quando é sua data de expiração. A renovação é necessária e você pode não conseguir embarcar para a sua próxima viagem caso seu documento tenha ultrapassado sua data de validade. Essa informação fica registrada no passaporte e você a encontra facilmente.

A renovação é um processo bem mais rápido e descomplicado, afinal, você já foi autorizado a emitir o documento anteriormente. Portanto, há menos burocracia e maior agilidade no momento de atualizar sua permissão para visitar outros países.

E se você ainda vai ou acabou de renovar o seu passaporte, não jogue o antigo documento fora. Ele ainda pode ser utilizado como documento de identificação em território nacional. Inclusive, você consegue viajar dentro do Brasil usando apenas seu passaporte, ainda que esteja expirado.

Tirar passaporte é bastante simples, assim como renovar. Lembre-se de agilizar sua documentação e fazer sua solicitação antecipadamente, caso seu próximo destino já esteja em mente. Assim, você evita transtornos!

Agora que você já sabe o que precisa para tirar seu passaporte, é hora de continuar planejando suas próximas viagens. Aproveite e descubra países em que o real é mais valorizado do que a moeda local!

Posts relacionados
Dicas de Viagem

Conheça 6 destinos imperdíveis para o Réveillon 2023

Dicas de Viagem

Sem dor de cabeça internacional: entenda o que é e quando usar o seguro viagem

Destinos InternacionaisDicas de Viagem

5 benefícios que você terá ao contratar um seguro viagem

América do NorteDicas de ViagemEstados Unidos

Visto americano: o que você precisa saber para solicitar o seu

Deixe um comentário