Heroes in the FieldHurb

Como uma empresária afegã e um ator egípcio estão mudando a sociedade

hurb-heroes-in-the-field

Viajámos até ao Fórum da Liberdade de Oslo para nos encontrarmos com ativistas, jornalistas, advogados e tecnólogos que lutam corajosamente pela liberdade em diversas comunidades em todo o mundo. “Internet Sem Fronteiras” é uma série de vídeos em quatro partes que explora como a tecnologia está sendo usada para defender os direitos humanos.

Roya Mahboob tem a missão de mudar a sociedade patriarcal do Afeganistão, dando aos jovens acesso à mesma oportunidade que a libertou: a educação. Numa cultura conservadora onde as mulheres têm historicamente poucos direitos, o trabalho de Roya para trazer educação e acesso à informação está ajudando a mudar o equilíbrio de poder.

Omar Sharif Jr. está travando sua própria luta contra uma cultura em seu país natal, o Egito, que permanece aparentemente hostil à comunidade LGBT. Durante a Primavera Árabe de 2012, Omar fez uma escolha corajosa num clima político tênue ao tornar-se a primeira figura publicamente gay na região. Quatro anos depois, ele ainda está entre os únicos. Apesar das ameaças de violência que o desencorajam a regressar para casa, Omar continua empenhado em apoiar a comunidade LGBT. Essa comunidade enfrenta ameaças do governo e de instituições mais conservadoras, mas Omar não se deixa intimidar – ele está usando os mesmos canais de mídia e entretenimento que lhe deram voz para dar voz aos milhões de indivíduos LGBT que vivem vidas escondidas em todo o Oriente Médio.

Roya e Omar cresceram acreditando que seu futuro estava resolvido. Roya atingiu a maioridade num país onde apenas 3% das mulheres frequentavam a escola e Omar numa sociedade onde a homossexualidade pode ser punível como crime. Mas suas vidas mudaram drasticamente quando eram adolescentes. Roya e Omar desafiaram as normas sociais que os exortavam a ficar calados e começaram a falar pelas comunidades que representam numa idade notavelmente jovem. Eles também descobriram que a tecnologia pode mudar mais do que suas próprias vidas – ela pode mudar uma nação.

Para Roya, foi em um cyber café. Quando o primeiro cyber café foi inaugurado em sua cidade natal, Herat, uma cidade industrial de médio porte no oeste do Afeganistão, em 2003, Roya ficou entusiasmada. Ela descobriu pela primeira vez que poderia ter voz fora das quatro paredes da casa de sua família e escolher o que queria aprender apenas pesquisando. No Afeganistão, um país onde os talibãs proibiram as mulheres de frequentar a escola ou de trabalhar, Roya encontrou outra forma de capacitar as jovens para aprenderem por si próprias. Ela está usando seu conhecimento de tecnologia para ajudar a treinar a próxima geração de meninas para serem programadoras especialistas, gerentes de mídia social e empreendedoras. Essas competências estão ajudando as mulheres a ganhar independência, autoconfiança e, esperançosamente, uma maior igualdade na sociedade.

Para Omar, sua vida mudou quando descobriu a mídia internacional. Depois de assistir a um episódio de Will & Grace, ele aprendeu pela primeira vez que as comunidades gays poderiam prosperar abertamente na sociedade. Foi um forte contraste com a vida no Egito, onde os egípcios LGBT estavam totalmente ausentes da vida pública.

Omar tem um plano para tirar a comunidade LGBT das sombras. Num país onde apenas 2% da população acredita que a sociedade deveria aceitar a homossexualidade, ele está trabalhando para garantir que a mídia egípcia reflita um conjunto mais diversificado de personagens. Omar quer que os meios de comunicação que chegam às televisões e smartphones dos egípcios reflitam não só a diversidade do Egipto, mas também a população internacional em geral. Omar continua otimista de que, à medida que mais egípcios ficarem online, terão mais oportunidades de interagir com a comunidade LGBT, o que gradualmente levará a sociedade egípcia a uma posição mais tolerante.

Roya e Omar são os primeiros a reconhecer que não têm todas as respostas. As suas propostas podem parecer modestas. Eles enfrentam adversidades em casa. No entanto, ambos continuam comprometidos com o poder da tecnologia para transformar a vida de outras pessoas. Para Roya e Omar, o futuro dos seus países e das suas comunidades está em jogo e a oportunidade de fazer a diferença nunca foi tão grande.

Este artigo foi escrito por Jamie Albers

LEIA TAMBÉM: O mais novo modelo da OpenAI, Sora, pode gerar vídeos

VEJA TAMBÉM: pacotes de viagem para você conhecer o mundo

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
HurbNotíciasTurismoViagens

🚨 HORA DO PIX: Pacotes de viagem com 50% de desconto no PIX!

Hurb

Primeiro de abril: promoção de verdade é só no Hurb

GeraisHurbNotícias

É seguro viajar com a Hurb?

Hurb

Não perca: Live Shop Aniversário Hurb + 50% de desconto no PIX