Que tal se aventurar pelas paisagens de Ecoturismo em Porto Seguro, na Bahia, um verdadeiro paraíso para os amantes das atividades ao ar livre?
Muita gente vai para Porto Seguro em busca de badalação e praias deslumbrantes. Acontece que a região não deixa a desejar quando o assunto é ecoturismo.
Com trilhas ecológicas paradisíacas e mar propício para o mergulho, a região é também considerada um verdadeiro paraíso de aventuras.
Ecoturismo em Porto Seguro
Para quem está em busca do turismo ecológico, existem duas regiões muito visadas: Monte Pascoal e o Parque do Recife de Fora.
O primeiro foi criado com o objetivo de conservar os ecossistemas que se iniciam na beira da praia até as áreas de encosta da Mata Atlântica e de proteger o Monte, que foi a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos navegadores portugueses.
Já o Parque Marinho do Recife de Fora é o lar de espécies raras de corais, como o cérebro e o fogo; além de peixes, moluscos e tartarugas, visíveis com máscara e snorkel.
As diversas trilhas do Monte Pascoal, algumas em plena Mata Atlântica ainda virgem, podem ser feitas de diversas maneiras: a pé, de mountain bike, quadriciclo ou até mesmo a cavalo.
Para quem busca emoções mais fortes, é possível apreciar toda a beleza da região dos ares, num parapente ou num ultraleve. Existe a opção de voos solos – os pilotos locais dão todas as dicas necessárias para um voo seguro – ou em dupla.
Basta procurar um dos instrutores e pilotos de dupla locais, que em geral são muito solícitos e dominam a técnica de voo em falésia, fazendo da experiência um momento inesquecível.
O parque funciona diariamente das 8h às 17h e a visita só é permitida com a presença de guias locais. Os preços são variados, de acordo com o passeio escolhido. Entre as trilhas do parque estão a subida ao Monte Pascoal, a trilha da Jendiba, trilha da Arruda, e também alguns roteiros integrados.
Para quem prefere aventuras embaixo d’água, Recife de Fora é parada obrigatória, porém é importante procurar empresas especializadas, que respeitam o meio ambiente e as regras do parque, pois o turismo afetou muito a natureza local nos últimos anos.
Os mergulhos nos mares deste parque proporcionam a observação de peixes, como o cação viola, a cioba e o mero, e diversos outros tipos de animais, como pepinos do mar, ouriços e esponjas. Além disso, com sorte, é possível ser surpreendido por golfinhos, baleias jubarte e tartarugas-de-pente e cabeçudas, que quase sempre nadam por toda a região.
Para conhecer o Parque Marinho de Recife de Fora é necessário pegar uma escuna em Porto Seguro. Os trajetos são oferecidos apenas por empresas e os preços são bastante variados.