CulturaCuriosidades

Em busca da noite de sono perfeita

Conheça a tendência que prioriza descanso ao lazer!

Quando o assunto é viagem, dormir nunca está nos planos. Pelo contrário, um bom roteiro aproveita cada segundo de tudo o que o destino tem a oferecer.  No entanto, uma nova tendência  do mercado coloca o conforto proporcionado pelo hotel como experiência primordial, em vez das atrações do destino – é o turismo do sono. Camas macias, quartos escuros, acesso controlado a telas e atividades relaxantes são algumas das experiências oferecidas para quem busca colocar o sono em dia e relaxar. Bem longe do corre-corre cotidiano.

 

Como surgiu a tendência?

No contexto pós-pandemia, bem-estar e saúde mental ganharam importância ainda maior na lista de prioridades individuais e, nesse contexto, a qualidade do sono se tornou um tópico de debate. Em pesquisa publicada este ano pela empresa de equipamento médico ResMed, que envolveu 17 países, o Brasil elegeu a ansiedade (60%) e as pressões financeiras (39%) como principais fatores que atrapalham o sono. Entre os principais efeitos negativos, 50% dos entrevistados sentem sono ao longo do dia e 39% ficam mais irritados.

Para capitalizar em cima da experiência de sono perfeita, hospedagens em todo o mundo passaram a focar em cultivar um ambiente que promovesse o relaxamento físico e mental dos viajantes. Hoje, não é difícil encontrar hotéis com spa próprio, e aqueles dispostos a investir nessa tendência se deparam com estruturas de luxo completas voltadas para a atividade noturna: roupas de cama em algodão especial, iluminação baixa, alimentação personalizada e atividades terapêuticas, como a aromaterapia, além de uma rotina regrada, fazem parte do pacote. 

Mulher deitada na cama admirando o sol se pondo

 

O Turismo do Sono do Brasil

Consolidada na Europa, a tendência do turismo do sono ganha espaço no Brasil. Ainda que não haja hospedagens nacionais voltadas exclusivamente a oferecer a experiência perfeita de sono, as propostas de bem-estar já se consolidaram como oferta chamativa ao público. Os cenários naturais brasileiros surgem como apostas para estabelecimento de ambientes relaxantes voltadas a um sono reparador e estímulo de hábitos mais saudáveis. 

Na Costa Esmeralda de Santa Catarina, o resort 5 estrelas Ponta dos Ganchos Exclusive oferece uma ilha privativa para seus hóspedes, em um cenário exclusivo, a 40 km de Florianópolis. A hidromassagem disponível facilita o relaxamento dos hóspedes, que podem desfrutar de atividades como snorkel e caiaque para se desconectar.

 

 

Entre a praia da Barra da Tijuca e a Lagoa de Marapendi, o Gran Hyatt Rio de Janeiro oferece vistas tanto para montanhas quanto para o mar. O hotel conta com uma estrutura voltada para equilíbrio e bem-estar, e ainda trazo Atiaia Spa, que promove o relaxamento para um sono de qualidade. Piscina climatizada e programação esportiva ao ar livre demandam a energia necessária para que o corpo sinta necessidade do sono noturno.

Em Trancoso (BA), a abordagem natural do Uxua Casa Hotel e Spa pode atrair quem busca tranquilidade. Com 16 quartos independentes apenas, a hospedagem garante privacidade e conforto para os hóspedes, cercados pela vista para o mar. O spa do hotel oferece sessões de reflexologia com óleo de breu branco, que repele tanto insetos quanto maus espíritos. Além de massagem com pedras quentes e reparo pós-sol com óleo de coco. Aulas de culinária medicinal, extração de óleos essenciais e aromaterapia orgânica completam a experiência.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
1
Posts relacionados
CuriosidadesDestinosDestinos NacionaisHurbViagens

São Paulo: A Metrópole que Acolhe o Mundo

BrasilCuriosidadesDestinosDicas de ViagemHurbNordesteViagens

Desfrute do melhor de Porto Seguro e Natal em um fim de semana inesquecível

CulturaCuriosidades

Saiba mais sobre a luta das mulheres pela igualdade de direitos

BrasilCulturaCuriosidadesDestinosDicas de ViagemHurbLGBTQIA+NotíciasViagens

Vai para a Parada LGBTQIA+? Confira nossas dicas de hospedagem