Notícias

Emissão do visto americano chega a mais de 400 dias de espera

O prazo para tirar visto de turismo americano em São Paulo é de 420 dias. Siga o conselho do consulado americano e programe sua viagem com antecedência.

Se você deseja viajar para os Estados Unidos, a turismo ou a trabalho, vai precisar ter paciência para conseguir emitir o visto. O tempo para quem deseja fazer a entrevista para o visto de turismo (B1) ou negócio (B2) no consulado americano em São Paulo é de 420 dias.

  • Brasília são 388 dias de espera;
  • Rio de Janeiro são 364 dias de espera;
  • E o menor prazo é em Porto Alegre, 287 dias de espera.

Não somente isso, com um tempo mais longo para entrevista e emissão do visto, a devolução do passaporte após a entrevista ou a entrega de documentos ao Centro de Atendimento aos Solicitantes de Visto também está maior e pode levar algumas semanas.

Porquê o prazo da emissão do visto americano aumentou

Enquanto as fronteiras dos Estados Unidos estavam fechadas por causa da COVID-19, o serviço de renovação e emissão de vistos foi interrompido temporariamente. As entrevistas foram retomadas apenas em novembro de 2021, mas devido à alta demanda os horários ainda estão se esgotando rapidamente. 

O tempo de espera para um agendamento varia constantemente, pois depende de algumas variáveis como, por exemplo, da demanda e da capacidade de atendimento de cada posto consular, do tipo de visto solicitado e da disponibilidade de horários de agendamento que são criados regularmente.

O cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, em uma reunião realizada em março com operadores de turismo, aconselhou abrir o site de agendamento e atualizar a página várias vezes ao dia para garantir uma das novas vagas que eventualmente são colocadas à disposição.

Para quem deseja renovar o visto o prazo é outro, já que na maioria dos casos, não necessitam de entrevista, mas não há previsão de tempo médio.

Brasileiros fazem fila para ir aos Estados Unidos 

Apesar do longo prazo para as emissões e entregas dos vistos, só no mês de maio de 2002, foram emitidos 73.078 vistos de turismo (B1) ou negócio (B2). O visto de turismo é o mais solicitado pelos brasileiros e a cidade de São Paulo é o posto que mais emite vistos no país. 

A procura pelos Estados Unidos como destino de viagem continua grande e você precisa se organizar com antecedência! Mas, se a sua vontade de viajar é agora, recomendamos a busca por países que não exigem visto ou por viagens nacionais.

Posts relacionados
GastronomiaNotíciasO que fazer

10 restaurantes brasileiros que estão no top 50 da América Latina

Notícias

Patrimônio Mundial ameaçado: um terço das geleiras pode desaparecer até 2050

Notícias

Polícia Federal suspende emissão de novos passaportes por falta de verba

Mundo HurbNotícias

Revelamos o horário perfeito para você garantir os melhores hotéis pelo menor preço