CuriosidadesNotícias

Estrada de pedras submersa: uma descoberta fascinante no fundo do mar

croácia fundo do mar

Uma notícia fascinante vinda diretamente do fundo do Mar Adriático, uma pitoresca porção do Mediterrâneo. Arqueólogos da Universidade de Zadar, na Croácia, acabaram de encontrar uma estrada construída na época em que a humanidade só contava com a ajuda de pedras para criar seu caminho.

Isso mesmo, estamos falando de uma estrada da Idade da Pedra, encontrada sob as águas do sítio arqueológico submerso de Soline, próximo à ilha croata de Korčula.

Esses incansáveis exploradores do passado contaram que a estrada antigamente conectava a ilha a um assentamento em uma estrutura de terra artificial. Hoje, essa estrutura está submersa, localizada a cerca de quatro a cinco metros abaixo da superfície do mar.

Em 2021, os olhos curiosos dos arqueólogos foram atraídos por uma característica estranha no fundo do mar enquanto examinavam imagens de satélite da região ao redor da ilha. Como bons detetives da história, eles mergulharam para investigar mais de perto.

Eles encontraram vestígios de um antigo assentamento ligado à ilha principal por uma estreita faixa de terra, agora submersa. Acreditam que este local foi erguido pela cultura neolítica de Hvar, uma civilização que uma vez habitou a região oriental do Adriático.

No fundo do mar

A datação por carbono aponta que os artefatos orgânicos encontrados em Soline têm cerca de 4,9 mil anos. Porém, a estrada recém-descoberta é provavelmente mais velha, tendo aproximadamente sete mil anos.

Com cerca de quatro metros de largura, essa rota antiga foi construída com grandes lajes de pedra, cuidadosamente empilhadas e agora enterradas sob camadas de lama no fundo do mar.

Essa incrível estrada da Idade da Pedra tem resistido ao tempo, graças às inúmeras ilhas da costa croata que protegem a região contra grandes ondas. Ainda, essa não é a única notícia fantástica que os arqueólogos trouxeram: eles também encontraram um segundo assentamento submerso, na Baía de Gradina, do outro lado de Korčula.

As primeiras escavações nessas ruínas submarinas revelaram lâminas de sílex, machados de pedra e fragmentos de mós. Tal como os objetos encontrados em Soline, esses itens recém-descobertos também parecem estar associados à cultura de Hvar.

É impressionante como as histórias do passado continuam a emergir, mostrando-nos quão rica e complexa é a história da humanidade.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
BrasilCuriosidadesDestinosDicas de ViagemHurbNordesteViagens

Desfrute do melhor de Porto Seguro e Natal em um fim de semana inesquecível

CulturaCuriosidades

Saiba mais sobre a luta das mulheres pela igualdade de direitos

BrasilCulturaCuriosidadesDestinosDicas de ViagemHurbLGBTQIA+NotíciasViagens

Vai para a Parada LGBTQIA+? Confira nossas dicas de hospedagem

CorporativoNotíciasReal time Report

Pacotes em Tempo Real -Atualizado a cada 2 horas - 20/05