Uncategorized

Fotogaleria: antiga cidade asteca é recriada em 3D

A Cidade do México tem uma história que remonta a centenas de anos atrás. No coração está Tenochtitlán, a antiga capital asteca, que experimentou seu apogeu e, eventualmente, seu declínio após a chegada dos espanhóis no século 16. Agora, imagina se pudéssemos trazer Tenochtitlán de volta à vida, mesmo que apenas virtualmente?

É exatamente isso que um grupo de especialistas fez como parte do emocionante projeto “A Portrait of Tenochtitlan” – “Um Retrato de Tenochtitlán”. Este ambicioso empreendimento foi liderado pelo talentoso artista técnico holandês, Thomas Kole.

Graças a essas reconstruções em 3D, agora podemos vislumbrar como era Tenochtitlán no ano de 1518. Naquela época, a cidade estava situada no meio do deslumbrante Lago Texcoco e servia como o epicentro de um vasto império que governava e recebia tributos de mais de 5 milhões de pessoas, como nos conta Kole em detalhes no site oficial do projeto.

O grupo passou mais de um ano trabalhando na reconstrução com softwares de código aberto (Blender, Gimp e Darktable). Outro ponto fundamental foi contar com fotografias aéreas da atual Cidade do México feitas pelo fotógrafo Andres Semo Garcia.

Ao explorar essa cidade virtual ressuscitada, você terá a oportunidade de viajar no tempo e mergulhar na grandiosidade do passado de Tenochtitlán. Vamos embarcar nessa? Se liga na fotogaleria.

Reconstrução de Tenochtitlán e seus imponentes edifícios

Imagem reconstruída de Tenochtitlán

fotogaleria

CIdade Azteca é recriada em 3D

Tenochtitlán foi construída em cima de duas ilhas 

As imagens reconstruídas de Tenochtitlán

O Recinto Sagrada que ficava no coração de Tenochtitlán

Mas como foi a chegada dos espanhóis por lá? Em 1519, os comandados de Hernán Cortés, provenientes da Espanha, desembarcaram nas costas do México. Ao terem notícias sobre a grandiosa cidade asteca, Cortés e sua tropa empreenderam uma jornada em sua direção, estabelecendo alianças com diversas tribos ao longo do percurso.

No dia 13 de agosto de 1521, Cuauhtémoc, o novo imperador asteca, finalmente capitulou, marcando o início da era colonial no México. Atualmente, as pirâmides e santuários que um dia adornaram a antiga capital asteca foram substituídos pela moderna Cidade do México.

Kole relata que os templos foram destruídos e as pedras reutilizadas após a conquista espanhola. “O lago foi drenado, os canais deram lugar a ruas. Pouco resta da cidade original. Por meio de fotografias aéreas com drones, é possível fazer comparações entre o passado e o presente”, ele conclui.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
Uncategorized

Hurb: FAQ Desvendando a Excelente Fase de 2024

Uncategorized

Petrópolis: explore os encantos da Cidade Imperial

HurbO que fazerRomânticoUncategorized

Pensando em casar? Separamos os destinos mais românticos para fazer seu pedido

Arte e CulturaDestinos ImersivosDicas de ViagemEventosUncategorizedViagens

Descubra destinos que marcaram a ficção científica neste Dia do Orgulho Nerd