HurbLoon Factory

‘Heroes in the field’: o engenheiro que busca combater a tuberculose

heroes-in-the-field-hurb

O Hurb é uma empresa que reúne grandes profissionais que impactam positivamente a vida de todos na sociedade. O quadro “Heroes in the field” mostra quem são esses heróis e o que eles fazem no dia a dia. 

O primeiro episódio apresenta o engenheiro Lucas Cruz, da equipe da Loon Factory. Ele já participou do desenvolvimento de um robô que foi para uma expedição na Antártica e, atualmente, trabalha em um software para combater a tuberculose. 

Conheça o Lucas Cruz 

Lucas Cruz – ou L’Oréal, como é mais conhecido – é formado em engenharia eletrônica e de computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hoje, atua como engenheiro do Loon Factory, laboratório de pesquisa e desenvolvimento incubado pelo Hurb

engenheiro-hurb-tecnologia

Apaixonado por tecnologia e inovação, Lucas sempre buscou estar envolvido em projetos com os quais se sentisse desafiado e que o inspirassem. Durante a iniciação científica em robótica na UFRJ, Lucas participou do desenvolvimento de um robô (veículo subaquático operado remotamente ou ROV), que fez uma expedição na Antártica. De 2017 a 2020, participou do MinervaBots, equipe de robótica da UFRJ e, com apoio do Hurb, participou do mundial de robótica no Japão.

Em 2020, passou a dedicar-se a uma pesquisa que vinha sendo desenvolvida no Laboratório de Processamento de Sinais da Universidade, o que permitiu que Lucas unisse seus conhecimentos em tecnologia ao campo da medicina, mais especificamente sobre tuberculose. Lucas descobriu que um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas é acabar com a epidemia até 2030. A partir de então, ele e alguns colegas iniciaram a função ao lado da Dra. Anete Trajman, professora do curso de medicina da UFRJ, professora adjunta da Universidade McGill, no Canadá, e idealizadora do projeto de diagnóstico da tuberculose. Trata-se de um aplicativo de diagnóstico auxiliado por computador, o chamado CAD, para a identificação de tuberculose ativa em radiografias de tórax. 

Esse foi o primeiro projeto que participei que realmente teve um impacto positivo na vida das pessoas.

Como engenheiro do Loon Factory, Lucas dedica-se principalmente ao desenvolvimento de modelos baseados em inteligência artificial e machine learning. Segundo Lucas, o laboratório busca enfrentar desafios com objetivo de gerar impactos positivos e duradouros na vida das pessoas.

Quando perguntado sobre os próximos passos da sua carreira, Lucas nos responde: “Mestrado em reinforcement learning (aprendizado por reforço) e robótica nos Estados Unidos ou Canadá, onde estão os maiores centros de pesquisa da área”.

Quer saber mais sobre a história do Lucas? Confira aqui!

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
HurbNotíciasViagens

Assista Online: Live Shop Hurb - Especial de Hotéis e Resorts!

HurbNotíciasViagens

Vem aí: Live Shop Especial de Hotéis e Resorts – Não Perca!

Heroes in the FieldHurb

Como uma empresária afegã e um ator egípcio estão mudando a sociedade

Hurb

Heroes in the Field: quem são nossos heróis?