CorporativoCuriosidadesGeraisHurbHurb RespondeMundo HurbNotíciasProjetosTecnologiaTurismo

Hurb, a empresa brasileira na vanguarda de AI, Machine Learning, Big Data e novas estratégias

Hurb fortalece sua jornada na nuvem com Machine Learning, Big Data e novas estratégias. A transformação propiciada pelo Google Cloud, que começou com ganho de escalabilidade e economia, culminou na melhor gestão e armazenamento de dados, garantindo a internacionalização dos processos.

Resultados do Google Cloud

Otimização de uma base de mais de 1,5 milhão de hotéis em todo o mundo
Redução de custos em 21%, com estimativa de chegar a 40% em alguns anos
Permissão de acesso a dados para mais de 700 colaboradores
Picos de utilização do aplicativo por 9 mil pessoas simultaneamente
Integração e colaboração das equipes com o Google Workspace
Redução do tempo de consulta de horas para segundos

O Hotel Urbano (Hurb) é uma das principais plataformas de viagens online do Brasil. A companhia tem como missão criar soluções para otimizar e tornar as viagens mais fáceis e acessíveis para todos, conectando pessoas e lugares. Com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil e no exterior, a empresa já conta com escritórios em Sorocaba (SP), Portugal e, em breve, no Canadá.

Acompanhando a premissa de inovação, a empresa, que nasceu ainda em servidores físicos, migrou para a nuvem em pouco tempo de existência. Entretanto, ainda assim havia a preocupação de resolver alguns desafios técnicos de escalabilidade para manter o crescimento do negócio de forma exponencial.

Desde que escolheu migrar sua infraestrutura para o Google Cloud, em 2016, a companhia deixou de se preocupar com diversas questões de infraestrutura. O time do Google foi essencial para auxiliar nesse caminho.

“Durante toda a migração para o Google Cloud, sempre recebemos apoio de Googlers para troca de várias informações sobre tecnologia. Quando precisamos de uma particularidade de um produto específico, conseguimos alinhar com os engenheiros do Google e, às vezes, se necessário, usamos a versão Beta cerca de quatro meses antes de estar disponível em produção. Em todo o processo não tivemos nenhum parceiro envolvido, somente a equipe do Google e a nossa equipe trabalhando em conjunto,” conta Leandro Souza, Head de Infraestrutura do Hurb.

Benefícios contabilizados em curto prazo

Desde a sua fundação, a empresa primava pelo estabelecimento de uma multizona para seus usuários e, ao mesmo tempo, pela robustez e elasticidade. Com a utilização do Google Kubernetes Engine, tornou-se possível assegurar o balanceamento de carga e distribuir os usuários nos microsserviços. Caso necessário, o recurso Horizontal Pod Autoscaler (HPA) dá conta da demanda, alocando mais contêineres para atender os usuários.

A nova infraestrutura também permitiu uma redução de servidores, com pico em número de usuários utilizando simultaneamente o aplicativo do Hurb. Outras conquistas com a nuvem foram a otimização do atendimento ao usuário e a maturidade para testar as ferramentas previamente para, então, disponibilizar aos utilizadores.

“Houve uma redução tão grande de erros, que alguns usuários até pensaram que o sistema não estava funcionando direito, pelas experiências anteriores à migração,” afirma o Head de Infraestrutura.

Como o Hurb já operava na nuvem, a necessidade de adaptação de infraestrutura foi facilitada. A equipe migrou algumas aplicações antigas em máquinas virtuais para contêineres e encaixou os mais de 86 microsserviços no novo sistema. Dois anos e meio após a migração, a empresa registrou uma redução de custos de 21%, e estima chegar a 40% nos anos seguintes.

“Ganhamos muito em escalabilidade e não precisamos adaptar a infraestrutura, só encaixar nossos mais de 86 microsserviços que tínhamos em 2019 no novo sistema de orquestração do Google Cloud. Também tivemos uma redução de 82 servidores para apenas 39, e chegamos a ter 9 mil pessoas simultaneamente no aplicativo.”

Projeto de expansão Global

Ao avaliar todos os bons resultados, a empresa entendia que ainda existiam alguns desafios técnicos que garantiriam o crescimento da plataforma de modo exponencial. Foi quando surgiu a ideia da aposta em Machine Learning e Big Data, em mais uma parceria com o Google Cloud, para a retomada das atividades do setor de turismo no período pós-pandemia. O objetivo era trazer inteligência ao trabalho dos colaboradores.

Como resultado, após a utilização das soluções em nuvem, o Hurb conseguiu resolver problemas de duplicidade de ofertas, democratizou o acesso às informações para os funcionários e passou a processar e armazenar dados de forma mais rápida e inteligente.

Atualmente, o Hurb vende uma diária a cada cinco segundos. Juntamente com a combinação entre o Google Geocoding API e sistemas proprietários de Machine Learning, a empresa passou a identificar estabelecimentos duplicados e semelhantes de seus diversos parceiros e a otimizar uma base de mais de 1,5 milhão de hotéis em todo o mundo.

Integrando a API Vision aos seus sistemas proprietários de dados, a companhia pôde compreender as milhões de imagens que representam seus produtos, assim como selecionar automaticamente a melhor imagem para seus clientes.

“A parceria com a nuvem proporcionou uma mudança cultural no Hurb. As nossas equipes passaram a ter acesso aos dados, acarretando uma performance baseada em métricas e, consequentemente, maior compromisso dos colaboradores com os resultados.”

Outro benefício da parceria foi a internacionalização da operação do Hurb, que foi possível graças à adoção da API Translation, solução do Google Cloud que traduz textos instantaneamente para mais de 100 idiomas.

Por sua vez, com as soluções Dataflow, Dataform e BigQuery, o processamento e o armazenamento de grandes volumes de dados tornaram-se uma realidade, instituindo uma forma muito mais rápida e inteligente, que fornece insights de negócios em tempo real para a empresa, sendo uma das primeiras empresas do mundo a adotar tal tecnologia.

Como saldo positivo, a companhia concedeu acesso a dados para mais de 900 colaboradores, reduziu o tempo de consulta aos dados de horas para segundos, passou a gerir mais de 2,5 mil tabelas com informações sobre o setor de turismo e reduziu a quantidade de erros em tabelas e o tempo para disponibilização dos dados.

Google Workspace para colaboração com o valor “Itá All about people”
Além de todas as implementações e mudanças propiciadas pela nuvem, o Google Workspace veio para complementar essa verdadeira jornada de bons resultados por parte do Hurb.

Nesse sentido, ao adotar as ferramentas do Google Workspace, os profissionais da empresa conseguem mensurar e compreender como as atividades são feitas, bem como gerir melhor o tempo.

O Planilhas é um dos exemplos que facilita a gestão dos dados e tarefas. Por meio de uma trilha de desenvolvimento de liderança, planejamento e novas ações, o Drive é utilizado para compartilhar documentos, assegurando o acesso das pessoas a todos os dados simultaneamente.

“Toda a nossa documentação é viva no Drive. Nós criamos um documento e o aprimoramos. Isso serve para parcerias e para nos nortear em diversos momentos dentro da companhia. Além disso, no Gmail, a comunicação é fluida com contas sincronizadas, o que nos poupa tempo.”

João Ricardo Mendes, CEO Global do Hurb

Sobre Hurb
Consolidando-se como destaque quando o assunto é plataforma e tecnologia para viagens online, Hurb busca alternativas para otimizar, simplificar e trazer fácil acesso às viagens, conectando pessoas e lugares e fazendo com que milhões de Brasileiros tenham sua primeira experiência de viagem.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
Arte e CulturaHurbRio de JaneiroViagens

Rio de Janeiro: parada obrigatória no seu roteiro

DestinosHurbNaturezaO que fazerSão PauloViagens

Descubra as belezas naturais da Serra Paulista

BrasilCuriosidadesDestinosDicas de ViagemHurbNordesteViagens

Desfrute do melhor de Porto Seguro e Natal em um fim de semana inesquecível

CulturaCuriosidades

Saiba mais sobre a luta das mulheres pela igualdade de direitos