TecnologiaUncategorized

Hurb usa Metabase para aprimorar processo de tomada de decisão e aumentar ganhos

hurb-metabase-viagem-tecnologia

O desafio: antes do Metabase, o Hurb utilizava sua própria ferramenta de Business Intelligence, desenvolvida internamente pela equipe de desenvolvimento. Essa ferramenta era boa para criar painéis de controle, mas tinha limitações em permitir análises de autoatendimento para todos, e eles acreditavam que o autoatendimento era fundamental para promover uma cultura orientada por dados.

A solução: em 2019, o Hurb começou a procurar por uma ferramenta que promovesse análises de autoatendimento para democratizar os dados em toda a empresa. Eles escolheram o Metabase porque ele permitia que membros da equipe, tanto técnicos quanto não técnicos, interagissem com os dados.

Os resultados: o Metabase foi um divisor de águas. Ele concentra os dados do Hurb e permite que quase todas as equipes da empresa explorem os dados de que precisam para tomar decisões informadas.

“Usando o Metabase, permitimos que todos na empresa tenham acesso a todos os dados disponíveis para criar, explorar e analisar o que desejam. Isso certamente está melhorando nosso processo de tomada de decisão, resultando em um aumento incalculável em nossos ganhos”, afirmou Felipe Amoedo Hadba, Head de Business Analytics no Hurb.

A missão deles é otimizar viagens por meio da tecnologia e otimizar o tempo por meio da ciência. A equipe de engenharia do Hurb tem cerca de 120 especialistas, sendo que 20 deles trabalham na equipe de Dados e Análises.

Por que o Metabase?

A equipe do Hurb estava procurando soluções de visualização e exploração de dados em comunidades de código aberto. Eles escolheram o Metabase devido à sua interface amigável e ao seu conjunto de ferramentas abrangente para equipes técnicas e não técnicas.

Os dados

O Hurb utiliza o BigQuery, populado por algumas ferramentas de código aberto como o Airflow, Apache Beam e o Dataflow. Eles também utilizam o Fivetran para dados de Experiência do Cliente e Marketing, e o Salesforce para gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Como a equipe do Hurb utiliza o Metabase

O Hurb está tentando envolver o maior número possível de equipes e departamentos para criar uma ferramenta que sirva como a única fonte de verdade da empresa. Eles queriam que o Metabase se tornasse o repositório central de dados para descoberta e visualização de dados.

Até o momento, quase todos os departamentos utilizam o Metabase, mas os usuários mais frequentes são as equipes de marketing e de experiência do cliente. Por exemplo, a equipe de marketing monitora o desempenho dos motores de busca da web nas plataformas de metapesquisa relacionadas a viagens e hotéis. A equipe de experiência do cliente utiliza o Metabase para monitorar os relatórios de vendas de pacotes de viagens, assim como as vendas por região de destino, tipo de promotor, faturamento e receita por data.

Os resultados

O Metabase democratizou os dados dentro da empresa Hurb, fornecendo autonomia nas análises. Qualquer pessoa pode criar seus próprios painéis de controle e usar a ferramenta como a única fonte de verdade dentro da empresa. Ler a documentação oficial do Metabase e experimentar com diferentes painéis de controle os ajudou a aprimorar o uso da ferramenta. O que surpreendeu o Hurb é que alguns funcionários utilizam as perguntas e os repositórios de consultas para aprender SQL, fazer suas próprias perguntas e explorar os dados.

“O Metabase para nós é como um ambiente de testes e aprendizado”, declarou Marcel Mello, Engenheiro de Análises no Hurb.

Conselhos para outros

Dois principais conselhos da equipe de Dados do Hurb são “Leia a documentação” e “Encontre benchmarks no mercado”. Quanto às melhores práticas, é essencial documentar os dados e fornecer um ótimo catálogo e informações de metadados para organizar e tornar a descoberta de dados eficiente.

 

Esse artigo foi reproduzido do Metabase 

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
América do SulNotíciasTurismoUncategorizedViagens

Monte Verde: Seu Refúgio Encantador nas Montanhas de Minas Gerais!

Uncategorized

Temporada de Montanha: Os melhores Destinos para Viajar!

Uncategorized

Apresentando o futuro do marketing hoteleiro com nosso inovador Semantic Content Creator

Uncategorized

Hurb Responde: É possível viajar para a Coreia do Norte?