América CentralArubaBahamasBarbadosCubaDestinosDestinos InternacionaisJamaicaNaturezaPraiaRepública Dominicana

Ilhas do Caribe: 7 destinos impressionantes para você conhecer

O que passa pela sua cabeça quando pensa em Caribe? Talvez em filmes de piratas buscando tesouros e bebendo rum? Talvez em mojito, um drink tão refrescante que casa perfeitamente com praia? Depois de ler esse blog post, você vai criar novas referências: vamos te apresentar algumas ilhas do Caribe que vão te dar vontade de pegar o passaporte e marcar a passagem já! 

Embora o Caribe mereça sim a fama pelas suas praias, tem muito mais a explorar por lá. Estamos falando de culinária, cultura, esportes aquáticos… e pode ter certeza que uma viagem para as ilhas do Caribe vale a pena também se você pretende fazer uma viagem em família! 

Alguma dúvida de que esse destino agrada viajantes que buscam diferentes tipos de experiências? A essa altura do campeonato, esperamos que não! Mas vamos seguir conhecendo mais sobre o Caribe e as ilhas que integram essa região incrível. 

Onde fica o Caribe? 

Esse é um ponto interessante: a região conhecida como Caribe é formada por ilhas, territórios e países que se espalham por diferentes partes de continentes: a América Central, América do Sul e América do Norte. Considerando toda sua extensão, são mais de 2.700.000 km². 

O gigantesco Mar do Caribe se estende por vários países: Aruba, Barbados, Colômbia, Cuba, Curaçao, Jamaica e México. 

A região do Caribe abriga cerca de 7.000 ilhas! 13 países integram a região do Caribe, mas também existem 17 territórios independentes – estes, sob jurisdição dos Estados Unidos e da Inglaterra. 

Região do Caribe

A título de curiosidade, os países que fazem parte do Caribe são:

  • Antígua e Barbuda;
  • Bahamas;
  • Barbados;
  • Cuba;
  • Dominica;
  • Granada;
  • Haiti;
  • Jamaica;
  • República Dominicana;
  • Santa Lúcia; 
  • São Cristóvão e Neves;
  • São Vicente e Granadinas;
  • Trindade e Tobago.

Mais sobre as ilhas do Caribe: cultura, idiomas e moeda

Você já viu acima que o Caribe tem uma extensão muito grande e está próximo de vários outros países. As ilhas e países caribenhos foram colonizados por diferentes nações e, portanto, têm influências culturais muito diversas – britânicas, europeias, norte-americanas, hispano-americanas, africanas e indígenas.  

Câmbio e moeda 

Quem viaja para fora do Brasil sempre tem aquela pergunta na cabeça: vale a pena comprar moeda estrangeira aqui ou quando sair do país? Bom, no caso do Caribe, a resposta é uma só: não tente comprar o dólar do Caribe oriental aqui no Brasil porque a cotação dificilmente vai realmente compensar. 

O ideal é comprar dólares norte-americanos e euros aqui no Brasil, e trocar quando chegar ao Caribe. É fato que a maioria dos estabelecimentos no Caribe aceitam dólares, mas se o pagamento for em dinheiro vivo, o estabelecimento pode te dar o troco na moeda local – e nem sempre essa conta fecha porque o dono do estabelecimento pode optar por usar uma cotação própria. 

Ah! Se estiver indo pra Cuba, é melhor levar euros e deixar os dólares norte-americanos para outra viagem. 

Barbados

Idioma 

De novo, a diversidade cultural no Caribe tem sua influência nessa resposta. Os idiomas mais falados são inglês e espanhol, então visitantes das ilhas que souberem essas línguas não devem enfrentar grandes dificuldades. 

Porém, a depender da região que você estiver visitando, outros idiomas também são populares. É o caso da ilha de St. Maarten e St. Martin: devido à sua proximidade com territórios da França e da Holanda, o holandês e inglês são línguas mais populares na parte sul. Na seção norte da ilha, encontram-se muitas pessoas que falam francês. 

Isso sem contar, é claro, com os dialetos locais, que não chegam a formar um idioma oficial, mas é a forma como as pessoas nativas se comunicam em cada região. Por isso, espanhol e inglês são suas opções mais seguras para se comunicar! 

Quais são as ilhas mais populares do Caribe? 

Pronto, a parte logística está resolvida! Você já sabe como se programar para comprar moeda estrangeira e sabe que vale a pena investir em dois idiomas para aproveitar seu tempo no Caribe. Agora, vamos pra melhor parte! 

Hora de conhecer algumas das ilhas caribenhas mais visitadas, populares e que definitivamente valem entrar no seu roteiro. 

Aruba: natureza e tempo em família

Começando a lista com um nível super alto! Afinal, estamos falando da Ilha Feliz. Aruba é uma ilha localizada no Mar do Caribe, mas que está super próxima da Venezuela e da Colômbia. É em Aruba que você vai encontrar algumas das praias mais famosas do mundo e uma ótima opção que é bem popular entre pessoas que viajam com a família. 

Todas as praias em Aruba são públicas, e pode valer a pena começar o passeio pela Eagle Beach – que já foi eleita uma das praias mais bonitas do mundo

Além disso, a Baby Beach é um destino bem recomendado se crianças fazem parte do grupo de viagem: as águas são bem azuis, calmas, com temperatura agradável, e fica meio distante para a maioria dos turistas – o que significa menos agito, mais tranquilidade, e um cenário ótimo para passar tempo com crianças. 

Baby Beach em Aruba

Outras opções em Aruba são os passeios de jipe, catamarã, conhecer a piscina natural que fica em uma pedra vulcânica… fica até difícil escolher!  

Bateu a vontade aí? Claro que o Hurb não te deixa na mão e tem pacotes incríveis para te levar para Aruba, né? 

Bahamas: natureza por toda parte 

Se você já buscou pelas Bahamas na internet, deve ter encontrado: praia, praia, praia, sol, e mais praia. Sim, é isso mesmo que você pode esperar da visita às Bahamas! 

Bancos de areia, águas cristalinas, muitas opções de mergulho… a beleza das praias é fácil de perceber, então vamos dar duas dicas para quem gosta de programas inusitados. 

Na Ilha dos Porcos, também conhecida como Big Major Cay, você pode desfrutar um mergulho no mar junto com… porquinhos nadadores. Sim! Eles são inofensivos e são uma marca registrada da ilha, então não precisa ter receio de dividir espaço com os simpáticos suínos. 

Areia rosa? Essa atração fotográfica irresistível e 100% criada pela natureza você encontra na Pink Sands Beach. Localizada em Harbour Island, já foi eleita como a Melhor Praia de Areia em uma publicação especializada. 

Bermudas: mergulhos e mistérios 

Quem nunca ouviu falar no famoso Triângulo das Bermudas? Sim, existe muito mistério nas lendas sobre essa região, e um pouco do turismo é até beneficiado por pessoas que querem ver de perto sobre o que se trata esse local. Mas nem de longe essa é a melhor parte das Bermudas. 

Mergulhos em paisagens incríveis, cavernas cercando a área de mergulho, água bem azul e clara… pode colocar todo esse deslumbre natural como um super atrativo das Bermudas. 

Uma sugestão de passeio especial: existe uma região de mergulho conhecida como Blue Hole Park. Ela é formada por várias piscinas naturais, cavernas e túneis. Ao redor, uma paisagem com mangue, salto de penhasco, e muita natureza nesse pequeno paraíso escondido.

A areia de Horseshoe Bay nas Bermudas é rosa!

Ilhas Cayman: Cidade das Arraias 

A “fama” de paraíso fiscal não é nada se comparada às atrações naturais que você encontra nas Ilhas Cayman. Começando por uma atividade que é única no mundo e você só pode encontrar lá: nadar, alimentar e interagir com arraias. Se você não viu imagens disso, vale muito a pena fazer isso já!

A Cidade das Arraias ganhou popularidade pelo fato de ter um passeio que permite uma interação muito próxima com essas dóceis criaturas marinhas. Claro que existem cuidados a serem tomados para evitar uma ferroada das arraias, mas basta seguir as instruções das pessoas monitoras do passeio e você não terá problemas! 

Para as pessoas mais corajosas: você toparia dar um beijo em uma arraia para conseguir 7 anos de boa sorte? Imagina quantas viagens dá pra fazer nesses anos todos de bonança!? 

Jamaica: sim, isso é amor! 

A Jamaica é mundialmente conhecida como o lugar onde nasceu o reggae (e seu maior representante), por produzir deliciosos cafés e, claro, pelas praias incríveis. 

A nossa lista de recomendações para a Jamaica é bem focada em alguns desses destaques! Vamos à eles? 

  • Quedas d’água e cachoeiras: em algumas, dá até para chegar remando. Uma aventura cercada de natureza exuberante. 
  • Snorkeling: uma opção imperdível para quem quer explorar a Jamaica subaquática.
  • Passeios de barco: por que não unir conforto e um passeio pelas águas jamaicanas? Prepare o chapéu, seu protetor solar, e conheça paisagens da Jamaica.
  • Museu do Bob Marley: impossível não contemplar essa opção! Visitantes têm a chance de conhecer a casa onde morou o mais famoso representante do reggae jamaicano.
  • Frenchman’s Cove: trata-se de uma praia pouco visitada, ótima para quem quer um passeio mais reservado, e com a atração incrível de ter águas de rio encontrando com as do oceano; você pode escolher em qual prefere nadar!

República Dominicana: interagindo de pertinho com a natureza

Mais um destino super popular entre as pessoas que querem uma viagem focada em atrações naturais e muita beleza: na República Dominicana, você encontra algumas das ilhas mais famosas do mundo – e que merecem a reputação! 

Já não é mistério que praias lindas, areia branquinha, e paisagens tropicais da melhor categoria fazem parte do Caribe como um todo, né? Então vamos apresentar as outras possibilidades de entretenimento que você encontra na República Dominicana! 

Vale a pena colocar no roteiro: 

  • Mergulhar com golfinhos em Punta Cana
  • Explorar o parque nacional Cueva de Las Maravillas, na ilha de Hispaniola, que é conhecido pelas suas cavernas incríveis; 
  • Conhecer a Ilha dos Pássaros (Cayo de los Pájaros), onde várias espécies de aves aparecem na região. A observação de pássaros fica ainda mais sensacional quando se tem paisagens com penhascos e mar em volta! 
  • Ver baleias de pertinho na Baía de Samaná! Escolha os meses entre dezembro e março, que é quando os mamíferos marinhos gigantes migram para o mar quentinho da Baía.
Ilha Bacardi na República Dominicana

St. Maarten – St. Martin

Começamos com curiosidades: como mencionado acima, a ilha é dividida em duas regiões, a holandesa e francesa – e é o menor território do mundo compartilhado entre dois países! 

Há quem fale St. Maarten se referindo à como seria a adaptação holandesa do nome, e St. Martin para quem quiser usar a versão francesa. 

Para se aproximar mais do nosso idioma, vamos manter St. Martin

Para quem gosta de agito, a ilha de St. Martin é uma excelente opção. Embora seja relativamente pequena, com cerca de 90km² de extensão, concentra muitas opções de atividades mais urbanas, com bares, boates e restaurantes com bastante vida noturna. 

Se você estiver em busca de mais sossego, é só escolher em qual das 30 praias da ilha você quer passar seu tempo – inclusive, há uma opção de praia naturista. Escolha entre passeios de snorkel ou a observação de aviões e jatos que passam bem pertinho do chão também! 

Na praia de Maho Bay é possível avistar aviões de perto

Quais cuidados tomar em uma viagem para as ilhas do Caribe? 

A lista de atrações é grande! Haja período de férias para aproveitar tanta delícia nas ilhas caribenhas! 

Para irmos encerrando essa jornada de turismo, vale a pena pontuar alguns cuidados que toda pessoa turista deve ter quando vai visitar países estrangeiros. 

  • Cuidado com dinheiro vivo. Não ande com todo o seu dinheiro de uma vez! Deixe um pouco na hospedagem. 
  • Se possível, faça transações com cartão de crédito/débito. É mais fácil bloquear esses recursos financeiros do que recuperar o dinheiro vivo, em caso de furto. 
  • A depender da região, evite sair andando de noite; prefira transporte público oficial e de deslocamento rápido, como aplicativos de carona e táxis. 
  • Se for sua primeira vez na região do Caribe, vale a pena se hospedar em um hotel para ter uma perspectiva dos locais sobre cuidados para se ter em determinadas regiões, horários mais seguros para sair de casa, boas opções de restaurantes típicos…
  • Algumas regiões têm particularidades, como não permitirem o uso e venda de protetor solares que tenham uma determinada substância – é o caso nas Ilhas Virgens, que não permitem a comercialização de bloqueadores solares que tenham oxibenzona, já que esse material pode prejudicar a vida marinha. 
  • Nunca deixar de lado o protetor solar e muita hidratação de qualidade – com água e sucos naturais, não apenas com o delicioso mojito!

E aí, qual dessas opções foi a sua preferida? Conseguiu escolher uma só? 

O próximo passo é saber quais ofertas especiais o Hurb já separou para você aproveitar o Caribe ao máximo! 

Até a próxima!

Posts relacionados
AlemanhaDestinos InternacionaisEuropa

10 motivos para conhecer Berlim

Destinos InternacionaisEspanhaEuropaGastronomiaO que fazer

Descubra quais são os melhores restaurantes de Madrid

Destinos InternacionaisEuropaO que fazerPortugalVida Noturna

Baladas em Lisboa para agradar a todos os gostos

DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil