Dicas de Viagem

As 10 praias mais bonitas do mundo ― veja se o Brasil apareceu na lista

praias mais bonitas do mundo

Você quer conhecer as praias mais bonitas do mundo, escolhidas pelos próprios visitantes? Essa é a proposta do Travellers’ Choice, realizada pela plataforma de viagens Tripadvisor, todo ano é lançada uma premiação que aponta os melhores destinos, hotéis, restaurantes, atividades e, claro, praias do planeta. O julgamento feito pela quantidade e qualidade de avaliações feitas na plataforma pelos próprios viajantes ― sem bancas julgadoras, sem critérios de especialistas!

E para fazer valer nosso título de “país tropical”, o Brasil está presente com 3 de suas praias entre as 10 melhores do mundo! Não é demais? Então, fique conosco e confira esse ranking.

1. Grace Bay Beach

Não é a primeira vez que Grace Bay Beach ganha o Travellers’ Choice, também tendo levado o primeiro lugar em 2014! 

Esta maravilha está localizada em Providenciales, uma das 40 ilhas do arquipélago caribenho Turks & Caicos, um país dependente do Reino Unido. 

Livre de poluição, Grace Bay Beach fica em uma área protegida do Princess Alexandra National Park. É uma obra de arte da natureza, com areias brancas e macias banhadas pelas águas calmas do Oceano Atlântico, que ganham uma tonalidade azul-turquesa cristalina. Uma grande barreira de corais protege a praia, aquecendo as águas e garantindo um banho de mar agradabilíssimo. 

Além do visual deslumbrante, a praia é muito famosa por abrigar resorts de classe mundial, inúmeros restaurantes e ter diversas atividades. Estas incluem passeios de barco e jet ski, voos parapente e paddle boarding. Também dá para mergulhar junto aos recifes próximos e contemplar uma vida marinha única e próspera.

É um excelente destino, inclusive para famílias com crianças.

👉Curiosidade sobre o Caribe! 

Antes de continuar o conteúdo, você vai ver que neste ranking vai aparecer muitas praias do Caribe. Muita gente pensa que o Caribe é um país, só que não! Esta é, sim, uma região que vai desde o Norte da América do Sul (Venezuela, Colômbia, Guianas) até o início do Golfo do México, onde fica Cancún, e do outro lado as Bahamas (perto de Miami). São nada menos que 700 ilhas, que incluem 13 países independentes e 14 territórios.

2. Varadero Beach

E por falar em Caribe… desembarcamos em Cuba, na luxuosa praia de Varadero, localizada na Península de Matanzas, a 140km de Havana.

Tida como o orgulho de Cuba, é um paraíso para ricos e famosos, com inúmeros hotéis e resorts all-inclusive ao longo de seus 22km de extensão ― mas não se assuste, também há hospedagens mais baratas e atrações populares, tanto que é uma praia muito procurada por famílias cubanas nas férias escolares.

Sua faixa de areia branca e fina se encontra com um belíssimo mar azul-turquesa de águas calmas e quentes, ideal para quem gosta de um banho de mar ou de praticar mergulho e caiaque. A praia se divide em duas partes: a Varadero Velha, onde estão os moradores, e a Varadero Nova, que reúne toda a indústria turística  ― ambas merecem ser visitadas.

3. Turquoise Bay

Beleza quase intocada pelo homem, a Turquoise Bay, ou Baía Turquesa, faz jus ao seu nome. Este paraíso de água azul-turquesa fica a cerca de 1 hora da cidade de Exmouth (Austrália Ocidental) e chama a atenção por permitir nadar a poucos metros do Ningaloo Reef ― um dos últimos paraísos oceânicos da Terra, um dos maiores recifes de franja do mundo e, ao contrário de muitos outros, é acessado pela areia da praia.

Abrigando uma das mais diversas vidas marinhas do mundo, amantes do snorkel e do mergulho vão até Turquoise Bay para admirar mais de 200 espécies marinhas, entre peixes com todas as cores do arco-íris, tartarugas, arraias e até pequenos tubarões nos incríveis jardins de recifes de corais.

4. Quarta Praia

Em quarto lugar, temos o Brasil, ou melhor, a Bahia! Com seus 8km de extensão, a Quarta Praia é a maior de Morro de São Paulo. Chamam a atenção as belezas naturais, que misturam longos coqueirais, manguezais, mata atlântica e piscinas naturais.

É uma praia bem tranquila e com pouca infraestrutura, porém é possível se hospedar em pousadas, hotéis e eco resorts. Estes últimos roubam a cena com seus luxuosos restaurantes, piscinas e bangalôs.

5. Eagle Beach

De novo o Caribe, desta vez em Eagle Beach, o cartão-postal da eletrizante Aruba! O cenário paradisíaco de areias claras e águas cristalinas, típico da região caribenha, se mistura com a excelente estrutura da cidade. Distante de apenas 15 minutos de carro do centro da capital Oranjestade, tem acesso fácil de transporte público.

Há muitos hotéis na região e alguns deles fornecem estrutura para hóspedes e visitantes da praia. Enquanto aprecia a natureza, você pode praticar esportes aquáticos e de areia, bem como desfrutar das sombras das barracas e quiosques. 

Um ponto turístico que todo mundo quer ver são os exemplares da típica árvore Fofoti, ótima para aquela foto na praia. A região também é o local preferido para a nidificação de tartarugas-marinhas.

6. Radhanagar Beach

Escondida na Ilha Havelock, Radhanagar Beach é considerada a melhor praia da Índia, em que a faixa de areia intocada se encontra com uma água azul-turquesa e uma floresta exuberante. Para alguns, a vista é tão surreal que você pode até conseguir uma reconexão completa com sua mente. O grande destaque está no pôr do sol.

Há alguma estrutura para os banhistas, e também você pode se hospedar nos eco resorts que pontilham a costa.

7. Baía do Sancho

Olha o Brasil de novo! Desta vez em Fernando de Noronha, a joia do Nordeste. A Baía do Sancho ― também conhecida como Praia do Sancho  ― é uma das marcas do arquipélago. Ali está um dos locais mais procurados pelos turistas, o Mirante dos Golfinhos, que além de permitir contemplar o animal, é possível admirar belezas como o Morro Dois Irmãos.

Se Fernando de Noronha, por si só, é um paraíso na terra, a Baía do Sancho está entre as praias mais bonitas do mundo por incluir paredões de rochas verdejantes que se debruçam sobre o mar de águas cristalinas, com um fundo marinho povoado por tartarugas, peixes e os próprios golfinhos. A linda praia de areia dourada emoldura esse cenário. Um verdadeiro quadro vivo.

Uma dica para visitar: por estar em uma área de proteção ambiental, para visitar a Baía do Sancho é preciso pagar o valor de R$99, taxa com validade de 10 dias.

8. Trunk Bay Beach

Vamos de mais Caribe! Trunk Bay Beach fica no Virgin Islands National Park, em St. John ― Ilhas Virgens Americanas. Trunk Bay é popular por sua bela praia de areia branca, comodidades convenientes no parque (como um café de comida, mesas de piquenique, banheiros, vestiários e informações educacionais), prática de snorkel nos recifes subaquáticos ao redor da ilha e cerimônias românticas de casamento na praia. O mirante de Trunk Bay, na North Shore Drive, é uma parada popular para uma fotografia cobiçada.

9. Baía dos Golfinhos

Mais Brasil, agora na Praia de Pipa ― distante 1h30 de Natal (RN). Como o nome sugere, a grande atração do lugar é nadar com os golfinhos que ficam ali pela baía procurando peixes. Imagine esse espetáculo da natureza com uma paisagem de águas esverdeadas e a vegetação que recobre lindas falésias com até 30m de altura.

Como a geografia é mais fechada, as águas são calmas e garantem um banho de mar tranquilo, sobretudo para crianças. Também é um local excelente para passeio de caiaque ou stand up paddle.

10. Spiaggia dei Conigli

E a décima posição fica na costa sul da Ilha de Lampedusa (Sicília, Itália), considerada a melhor da Europa! A pequena Spiaggia dei Conigli faz parte da província de Agrigento da Sicília, embora geograficamente esteja mais perto da Tunísia (África). 

Uma praia fascinante, cujo mar transparente permite explorar a fauna marinha e, às vezes, avistar golfinhos. Completam o cenário a faixa de areia branca muito fina bordeada por paredões rochosos avermelhados. O céu azul intenso é um espetáculo à parte. 

Por estar localizada em uma reserva natural, é reduto de ninhos de tartarugas-marinhas, portanto, nem sempre está acessível aos visitantes.

Após conhecer as 10 praias mais bonitas do mundo em 2002, segundo o TripAdvisor, você já deve estar a ponto de arrumar as malas, não é mesmo? Então, para despertar ainda mais essa vontade de pôr o pé na estrada, fique com a gente mais um pouco e conheça 10 ilhas paradisíacas impressionantes!

Posts relacionados
Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

Dicas de ViagemMundo Hurb

Como funcionam os Pacotes de Data Flexível do Hurb?

Dicas de ViagemEventosO que fazer

16 bares e festas imperdíveis para assistir aos jogos da Copa no Rio de Janeiro

Dicas de Viagem

5 cidades perto de Brasília para ir de carro num fim de semana