Destinos NacionaisNordestePernambuco

8 lugares perto de Recife para viajar no fim de semana

lugares perto de recife

Está no clima para descansar, mas a agenda não parece dar trégua? Então, por que não aproveitar para conhecer alguns dos melhores lugares perto de Recife que rendem um ótimo passeio de fim de semana?

O estado de Pernambuco conta com diversos destinos paradisíacos a poucos quilômetros da capital, o que permite planejar um ótimo bate e volta para inúmeras ocasiões. São distâncias curtas que rendem percursos bem rápidos.

Quer saber mais? A seguir, confira uma lista com 8 lugares perto de Recife para você conhecer em uma viagem de fim de semana.

1. Olinda

Olinda é tão perto de Recife que se apresenta como um ótimo destino até mesmo para aquele bate e volta espontâneo no fim de semana. Essa cidade tão importante para o Carnaval fica a apenas 8 quilômetros de distância, mas que proporcionam um cenário bem distinto da capital.

Essa é a melhor opção para quem quer descansar e aprender mais sobre o contexto histórico de Pernambuco. Seja a pé ou de carro, é possível fazer um tour por esse sítio histórico e conhecer diversos registros do Brasil colonial.

Um dos destaques é a Igreja do Carmo de Olinda, construída em meados de 1580, que fica na Praça do Carmo. No entanto, não se prenda a pontos turísticos específicos, já que passear pelas ruas fazendo descobertas é a grande atração em Olinda.

2. Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é uma das praias mais queridas do Brasil, sendo também um ótimo destino para uma escapada de fim de semana de quem sai de Recife. Ela fica na cidade de Ipojuca, a aproximadamente 40 minutos de viagem da capital e traz cenários deslumbrantes aos visitantes.

As belezas naturais são pontuadas por uma estrutura turística preparada para atender a todo perfil de visitante. Não faltam pousadas, restaurantes, bares e passeios que proporcionam um olhar bem próximo da natureza.

Você pode explorar a região de buggy, comer muito bem nos vários restaurantes e bares, além de, claro, mergulhar em uma água cristalina.

3. Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho é outro destino próximo a Recife que permite muito relaxamento e um mergulho pela história do Brasil. A cidade fica a 37 quilômetros da capital pernambucana, o que dá menos de meia hora de viagem.

A praia mais famosa de Cabo de Santo Agostinho é a Praia de Calhetas, com suas grandes rochas escaláveis e um formato semelhante ao de um coração. Além de curtir a água, os visitantes também podem aproveitar as opções gastronômicas do lugar e brincar de tirolesa.

Quem quer se aprofundar no contexto histórico de Cabo de Santo Agostinho pode visitar as várias construções do período colonial brasileiro. Por exemplo, é o caso da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e das ruínas de capelas e conventos do século 17.

4. Ilha de Itamaracá

Se você quer aproveitar lugares perto de Recife que tenham praias deslumbrantes e tranquilidade no mesmo nível, não tem como errar ao escolher Ilha de Itamaracá. Ela fica a cerca de 40 quilômetros de Recife, o que dá menos de uma hora de carro.

O clima sossegado é perfeito para se desconectar das preocupações do dia a dia. Ilha de Itamaracá traz belas praias e áreas verdes convidativas para diversos passeios.

Aliás, é possível escolher entre pontos mais tranquilos e badalados. Ilha de Itamaracá tem um total de 11 praias, então vale a pena se aventurar nesse destino incrível.

5. Bonito

Bonito fica a 140 quilômetros de Recife, o que rende pouco menos de uma hora e meia de viagem. Esse é um ótimo destino para aproveitar o melhor que a natureza tem a oferecer quando o assunto é lazer: desde esportes radicais até um descanso embalado pela área verde.

Ao visitar Bonito, você poderá curtir uma tirolesa, praticar rapel e arvorismo, passear de teleférico e até voar de balão. A cidade também conta com a estrutura ideal para camping, tendo também ótimas pousadas e hotéis fazenda para você se hospedar.

6. Tamandaré

Outra ótima alternativa para quem quer descansar em algum dos lugares perto de Recife é Tamandaré. A cidade fica a 104 quilômetros da capital pernambucana, o que dá pouco mais de uma hora e meia de viagem.

Um dos destaques de Tamandaré é a Praia dos Carneiros, que é uma das praias mais bonitas de Pernambuco. Todo o lugar é bastante tranquilo, sendo possível encontrar ótimas opções de pousadas e passeios para desfrutar do melhor da natureza.

7. Caruaru

Localizada no interior de Pernambuco, Caruaru, é outra ótima opção entre os lugares perto de Recife para passar o fim de semana. Ela fica a 160 quilômetros da capital, o que significa menos de uma hora e meia de viagem.

É lá que acontece a maior festa de São João do mundo, mas também vale a pena visitar a cidade em outras épocas do ano. Ela é recheada de museus, como o Museu do Forró, o Museu do Barro e a Casa-Museu Mestre Vitalino.

Por fim, é lá que também acontece a maior feira livre do Nordeste. São 20 mil metros quadrados de barracas e apresentações culturais que tornam esse destino um lugar imperdível para se conectar com a identidade nordestina.

8. Bezerros

A cidade de Bezerros é um dos destaques do interior pernambucano. Estando a pouco menos de 100 quilômetros de Recife, corresponde a um tempo de viagem de uma hora.

Essa é a capital da xilogravura de Pernambuco, permitindo que os visitantes conheçam a fundo a arte por trás dos desenhos em madeira eternizados pela literatura de cordel.

Muito desse e outros tipos de arte podem ser vistos no centro de artesanato da cidade, onde é possível acompanhar o processo de confecção dos famosos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda.

Viu só como existem ótimos lugares perto de Recife para se passar o fim de semana e descansar em meio à rotina? Agora é só reunir os amigos ou a família e se programar para descobrir essas possibilidades que existem dentro do estado de Pernambuco e pouca distância da capital.

Aproveite para consultar as melhores ofertas de hotéis em Pernambuco com a ajuda do Hurb!

Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil

Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

BahiaDestinosDestinos NacionaisNordestePraia

O que fazer em Morro de São Paulo? Conheça aqui o seu roteiro

DestinosDestinos NacionaisExóticoMaranhãoNordeste

Primeira vez nos lençóis maranhenses? Saiba como chegar, o que fazer, quando ir e mais