Destinos InternacionaisEuropaFrançaNotícias

McDonald’s para de vender batata frita (mas é só na França, ufa!)

França mcdonald's

A rede de fast food McDonald’s está testando um novo mix de vegetais em seus restaurantes da França desde o dia 7 de março de 2023.

A questão é que a empresa norte-americana decidiu retirar temporariamente a batata frita de seu cardápio e oferecer uma opção mais saudável e diversificada aos consumidores franceses.

A ideia da substituição foi iniciada em agosto de 2021, em parceria com a marca de produtos congelados, a McCain, responsável pelo desenvolvimento industrial.

O processo envolveu 12 vegetais, e os legumes escolhidos no final foram a cenoura, a beterraba e a pastinaca (um legume de raiz, adocicado e semelhante à cenoura). A decisão durou meses, pois era necessário garantir que o produto permaneceria saboroso e atraente.

O diretor de compras do McDonald’s, Éloi de la Celle, explicou que o processo de reserva das terras dos 25 produtores parceiros se iniciou em agosto de 2021, e a colheita foi feita em outubro, antes do processamento para o lançamento. O objetivo é testar a receptividade dos consumidores ao oferecer produtos considerados mais saudáveis e diversificados.

Os novos legumes seo servidos misturados, em cones retornáveis de plástico, nos tamanhos médio ou grande. Segundo a rede, o consumidor não será cobrado a mais pelo novo mix de produtos. A campanha deve durar entre três e quatro semanas e a empresa espera uma resposta positiva dos clientes.

McDonald’s sem batata frita?

A ação retira temporariamente do cardápio as tradicionais batatas fritas da rede na França que se assemelham às chamadas batatas “rústicas” no Brasil, cortadas em pedaços mais grossos do que as de formato “palito”. A campanha ocorre a partir da vontade dos clientes de “diversificar a sua alimentação”.

A cultura francesa é exigente, especialmente quando se trata de empresas estrangeiras, como no caso do próprio McDonald’s nos anos 2000.

A franquia era vista como uma opção de “comida ruim” e precisou se adaptar para ser aceita pelos consumidores locais. Desde o cardápio até a arquitetura das lojas, mudanças foram necessárias para conquistar o público francês.

Para isso, a rede precisou acrescentar ao cardápio queijos franceses e baguetes, além de oferecer opções mais saudáveis, como frutas e saladas. Essas mudanças foram fundamentais para a adaptação da marca no país e continuar sendo relevante no mercado.

Agora, em 2023, a rede de fast food está novamente se adaptando às exigências dos consumidores ao substituir temporariamente as batatas fritas por uma mistura de legumes mais saudáveis, em uma iniciativa para testar a aceitação dos clientes.

Uma viagem pelos sabores da França

Para o viajante que tem dificuldade com culinárias mais exóticas, a França – definitivamente – é a escolha ideal.

O país europeu é um destino turístico mundialmente famoso e a gastronomia francesa é reconhecida como uma das melhores do mundo. A culinária francesa é caracterizada por seus pratos refinados e elegantes, elaborados com ingredientes frescos e de alta qualidade, além de sua tradição em harmonizar vinhos com alimentos.

A França possui diversas regiões, cada uma com suas próprias especialidades gastronômicas, desde as famosas ostras da região de Arcachon, no oeste do país, até a manteiga e os crepes da Bretanha, no norte. A região de Bordeaux é famosa por seus vinhos tintos, enquanto a região de Champagne é conhecida (lógico!) por seus espumantes.

A culinária francesa é rica em queijos, pães, croissants e baguetes, que são parte essencial da cultura local. A cidade de Lyon é conhecida como a capital da gastronomia francesa, oferecendo uma grande variedade de pratos tradicionais, incluindo o “coq au vin”, o “boudin noir” e o “quenelle”.

A França é o lar de muitos restaurantes de alta gastronomia, com chefs renomados como Alain Ducasse e Paul Bocuse, que são celebridades em todo o mundo. Os restaurantes franceses recebem avaliações da famosa guia Michelin, conhecida por suas estrelas que reconhecem a excelência gastronômica.

A França também é famosa por seus mercados de alimentos, onde os moradores locais vão comprar seus produtos frescos, incluindo frutas, legumes, queijos e vinhos. Os mercados são uma ótima maneira de experimentar a cultura local e conhecer os produtores e fornecedores de alimentos.

A França é um destino turístico obrigatório para quem ama gastronomia e culinária refinada. Com sua rica variedade de especialidades gastronômicas, chefs renomados, restaurantes de alta gastronomia e mercados de alimentos, é um lugar perfeito para experimentar a culinária francesa e a cultura local.

Posts relacionados
CuriosidadesNotícias

Velozes e Furiosos: ator Vin Diesel aluga 'mansão sobre rodas' para turistas

DestinosDestinos InternacionaisEuropaFrança

Luxo, requinte e sofisticação: os dois hotéis mais exclusivos e desejados de Paris

América do NorteDestinosDestinos InternacionaisEstados UnidosFamília

Winter Park: conheça Orlando além dos parques de diversão

América do NorteDestinosDestinos InternacionaisDisney e OrlandoEspeciaisEstados Unidos

Orlando: que tal explorar a capital mundial dos parques temáticos?