Polônia

Turismo insensível: Memorial de Auschwitz reprova comportamento de visitantes

Memorial de Auschwitz

O Memorial de Auschwitz fez um apelo aos visitantes para que respeitem a memória das vítimas do Holocausto após uma foto considerada ofensiva ter sido publicada nas redes sociais.

Na imagem, uma mulher sorridente posa descontraidamente sentada nos trilhos que levam à entrada do antigo campo de concentração, enquanto um homem agachado tira uma selfie. O momento foi registrado por uma jornalista britânica e gerou indignação.

O Memorial de Auschwitz é um local que exige respeito, já que mais de 1 milhão de pessoas foram assassinadas lá durante a Segunda Guerra Mundial.

O perfil da instituição escreveu nas redes sociais: “As imagens podem ter um valor emocional e documental para os visitantes. As imagens nos ajudam a lembrar. Ao chegar a Auschwitz, os visitantes devem ter em mente que estão entrando no local autêntico do antigo campo onde mais de 1 milhão de pessoas foram assassinadas. Respeite a memória delas”.

Não é a primeira vez que o Memorial de Auschwitz faz um apelo à sensibilidade dos turistas.

Em 2019, a instituição reuniu várias fotografias de pessoas se equilibrando nos trilhos do antigo campo de concentração e escreveu: “Existem lugares melhores para aprender a andar sobre uma trave de equilíbrio do que o local que simboliza a deportação de centenas de milhares para a morte”.

É sempre importante lembrar que o Memorial de Auschwitz é um local de respeito e de memória às vítimas do Holocausto.

Quando visitar esse lugar tão simbólico, tenha em mente a história que ele carrega e preze pela sensibilidade e pelo respeito à memória das pessoas que sofreram e perderam suas vidas lá.

Memorial de Auschwitz

O Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau, localizado no sul da Polônia, é um importante destino turístico voltado à preservação da memória e à conscientização sobre os horrores do Holocausto.

 

Desde sua abertura em 1947, mais de 49 milhões de pessoas já visitaram o local. A visita a Auschwitz é considerada uma experiência sensível e perturbadora, que demonstra o poder do turismo como ferramenta para manter viva a memória dos eventos históricos.

O Memorial foi estabelecido em 1947 pelo Parlamento polonês, por iniciativa de ex-prisioneiros do campo de concentração. Em 2020, o local celebrou o 75º aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau, marcando a importância de manter viva a memória desse período sombrio da história mundial.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0