Viagens

Movimentos culturais para conhecer o Brasil

festa-folclorica-parintins-movimentos-culturais-brasil-hurb

O Brasil, com sua vasta extensão e diversidade, abriga uma riqueza de crenças e festivais de todas as naturezas. Uma maneira de mergulhar na cultura das diferentes regiões do país é participando dos movimentos culturais, que reúnem milhares, até milhões, de pessoas.

Bumba Meu Boi – São Luís do Maranhão (MA)

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, as festas do Bumba Meu Boi desfrutam de grande popularidade. Entre os meses de junho e julho, uma mistura de dança, música, teatro, arte, crenças e performances dá vida a essa grande celebração folclórica e cultural.

CONFIRA PACOTES DE VIAGEM PARA SÃO LUÍS DO MARANHÃO

No Maranhão, o Bumba Meu Boi foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A festa tem como inspiração o conto de Mãe Catirina, grávida e desejando comer língua de boi, e Pai Francisco, um homem escravizado que mata o boi favorito do fazendeiro para satisfazer o desejo da esposa, precisando depois ressuscitar o animal.

O calendário do Bumba Meu Boi inclui quatro etapas, desde os ensaios até a morte do boi, atraindo grupos de diversos sotaques, que apresentam variações regionais com ritmos e instrumentos musicais distintos, além de encenarem os personagens da lenda.

CONFIRA PACOTES DE VIAGEM PARA SÃO LUÍS DO MARANHÃO

bumba-meu-boi-movimentos-culturais-brasil-hurb

Festival Folclórico de Parintins – Parintins (AM)

O Festival de Parintins é um evento cultural e folclórico que ocorre anualmente na cidade de Parintins, no Amazonas, durante o mês de junho. Realizado desde os anos 1960, o festival é conhecido pela competição entre dois grupos – o Boi Garantido (vermelho e branco) e o Boi Caprichoso (azul e preto) – que apresentam espetáculos de dança, música e performances, contando histórias relacionadas à cultura amazônica, com destaque para o boi-bumbá. As apresentações ocorrem ao longo de três noites em uma arena conhecida como “Bumbódromo”.

CONFIRA PACOTES DE VIAGEM PARA O AMAZONAS

festival-de-parintins-hurb

Círio de Nazaré – Belém do Pará (PA)

No mês de outubro, em Belém do Pará, ocorre o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do Brasil, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O ponto central é a procissão, na qual a imagem da Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, é carregada pelas ruas da cidade, acompanhada por uma multidão de fiéis. O evento é marcado por demonstrações de fé e devoção dos participantes, muitos dos quais agradecem por graças alcançadas.

CONFIRA PACOTES DE VIAGEM PARA BELÉM DO PARÁ

Turistas e romeiros unidos pela fé e encanto do Círio de Nazaré em Belém

Festa do Bonfim da Bahia – Salvador (BA)

A Festa do Bonfim, realizada em janeiro na capital baiana Salvador, é uma tradicional e popular manifestação religiosa, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A festa tem início com uma procissão de aproximadamente 8 km, partindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Diante da igreja, as escadarias são lavadas com água de cheiro por baianas vestidas com trajes típicos, enquanto os participantes se vestem de branco e entoam cânticos e orações.

CONFIRA PACOTES DE VIAGEM PARA SALVADOR 

igreja-nosso-senhor-do-bonfim-.-salvador-bahia-festa-do-bonfim-hurb

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
Arte e CulturaCulturaCuriosidadesDestinosDestinos ImersivosDestinos InternacionaisDicas de ViagemEspeciaisEventosFamíliaFutebolHotéisHurbMochilãoO que fazerPortugalResorts e HotéisTurismoViagens

A trajetória inspiradora de Cristiano Ronaldo

América do NorteArte e CulturaCanadáCulturaCuriosidadesDestinosDestinos ImersivosDestinos InternacionaisDicas de ViagemDisney e OrlandoEspeciaisEstados UnidosEventosFamíliaHotéisHurbO que fazerResorts e HotéisTurismoUrbanoViagens

O basquete brasileiro voltou!

Arte e CulturaDestinosDestinos InternacionaisDicas de ViagemEuropaEventosGastronomiaGréciaHotéisO que fazerViagens

Atenas é o berço dos Jogos Olímpicos

Arte e CulturaBahiaBrasilChileColômbiaComprasCulturaCuriosidadesDestinosDestinos ImersivosDestinos InternacionaisDicas de ViagemEspeciaisEventosFestivaisFutebolGastronomiaHotéisHotéisHurbLGBTQIA+Meio AmbienteMochilãoNaturezaO que fazerPraiaResorts e HotéisTurismoUrbanoUruguaiViagensVida Noturna

Conheça os melhores destinos para fazer um mochilão com amigos