Destinos NacionaisNortePará

O que fazer em Santarém? Saia do óbvio e descubra as belezas de desse paraíso de água doce no Pará

Santarém - Pará

Principal cidade do oeste paraense, foi fundada por portugueses em 1661 e emancipada em 1848. Localizada no meio da rota fluvial do Rio Amazonas, a cidade é rica em belezas naturais e carrega uma forte herança dos seus colonizadores que podem ser vistas na arquitetura de seus prédios e monumentos históricos.

Santarém fica a 850km de distância da capital Belém, e para chegar e sair da cidade, a melhor opção é o barco, principal meio de transporte na região. Mas se você preferir também pode chegar de avião, pelo aeroporto Maestro Wilson Fonseca.

Quer conhecer um pouco mais desse lugar? Separamos alguns lugares obrigatórios para quem planeja passar uns dias por lá. Confira:

Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós

O pequeno e charmoso centro de artesanato é o lugar ideal para conhecer e comprar objetos trançados em palha tucumã, cuias, colares de sementes Munduruku, bancos de madeira maciça em forma de tartaruga e outras peças artesanais típicas da região.

Mirante

Alí pertinho, próximo ao Terminal Fluvial Turístico já é possível contemplar um dos maiores espetáculos da natureza e um dos destaques de Santarém: O encontro dos rios.
O visual é lindo e garante boas fotos.

Praia do Maracanã

Maracanã é a praia mais próxima do centro de Santarém. Tem diversas opções de bares e restaurantes, todos com ótimos preço e com a simplicidade característica da cidade. Por ser próxima ao centro, a praia fica bem cheia aos finais de semana. Mas é ideal para quem gosta de tomar uma cerveja, comendo um bom peixe e curtindo uma música ao vivo.

Orla de Santarém

O pôr do sol é um convite para passar as tardes na Orla de Santarém.  Com muitos bancos e árvores em pontos específicos, é o point ideal para quem gosta de caminhar, ou de ficar sentadinho observando a natureza.

Passeio de barco – Encontro dos rios

É só a natureza fazendo o trabalho dela, mas quando visto de perto é impossível não se impressionar e surpreender com a magnitude desse fenômeno. Os passeios de barcos podem ser negociados na hora, e geralmente tem as opções de 1h/2h/3h. No passeio de maior duração é possivel contemplar toda a fauna e a flora da floresta amazônica e ainda ser surpreendidos por botos e seu habitat natural. É simplesmente fantástico.

Casa do Saulo

Muito mais que um restaurante, a Casa do Saulo tem um ambiente decorado e acolhedor, com paisagem belíssima, piscinas e claro, comidas excelentes.

Alter do chão

Alter do Chão, mais conhecido como Caribe Amazônico, recebe diariamente visitantes de todos os lugares do mundo, que buscam explorar e se aventurar pelas riquezas naturais da região. Suas praias fazem muito sucesso por serem quentes e de água doce.

Ilha do amor

A Ilha do amor é um dos principais atrativos da região, pois, já foi eleita como uma das praias mais bonitas do Brasil. Para chegar até a ilha, é preciso usar canoas, mais conhecidas como Catraias, o que deixa o passeio ainda mais sensacional.

Vai ficar mais tempo em Santarém? Aproveite e conheça também esse lugares incríveis:

  • Lago Preto, em Alter do chão
  • Lago do Tapari, em Santarém
  • Praia Aramanaí, em Belterra
  • Praia de Pindobal, em Belterra
  • Floresta Nacional dos tapajós, em Belterra

👉Conheça os melhores hotéis em Santarém.

Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisNordestePernambucoPraia

Tudo sobre a Praia dos Carneiros, uma das mais cobiçadas do Brasil

Destinos NacionaisDicas de ViagemEspeciaisResorts e HotéisRio de JaneiroSudeste

Hotéis à beira-mar no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego

BahiaDestinosDestinos NacionaisNordestePraia

O que fazer em Morro de São Paulo? Conheça aqui o seu roteiro

DestinosDestinos NacionaisExóticoMaranhãoNordeste

Primeira vez nos lençóis maranhenses? Saiba como chegar, o que fazer, quando ir e mais