Dicas de ViagemNotícias

FBI alerta sobre os perigos de recarregar o celular no aeroporto

celular

Conectar seu celular em uma entrada USB pública pode parecer inofensivo, mas pode colocar sua privacidade em risco.

Isso porque criminosos descobriram maneiras de usar essas entradas para introduzir malwares e programas de monitoramento nos aparelhos dos usuários.

O FBI (órgão equivalente à Polícia Federal nos Estados Unidos) recomenda que os viajantes evitem usar estações de carregamento gratuitas presentes em aeroportos, hotéis e shoppings. O ideal é que optem por carregar seus dispositivos em uma tomada elétrica comum, utilizando seu próprio cabo e fonte.

O golpe conhecido como juice jacking não é uma novidade e tem como objetivo obter informações privadas da vítima, como senhas e acesso a contas bancárias. Os criminosos conseguem isso infectando a entrada USB ou mesmo trocando a entrada original por uma já infectada.

Cuidados ao recarregar o celular

As entradas USB atuam como transmissores de energia e dados, diferentemente das tomadas elétricas. Por isso, é importante conectar o telefone somente em fontes confiáveis.

Alguns aparelhos possuem sistemas de segurança que perguntam se o usuário deseja liberar o acesso aos dados ou apenas recarregar a bateria ao serem conectados a uma entrada do tipo. Nesse caso, é importante optar sempre pela segunda opção.

Para garantir a segurança de suas informações, é mais recomendado levar sua própria fonte e cabo para carregar o celular em uma tomada elétrica comum.

Existem opções compatíveis com diferentes tipos de aparelhos e até mesmo adaptadores de tomada universais, que permitem carregar vários dispositivos ao mesmo tempo. Também é possível investir em um carregador portátil, como os da Xiaomi e da Geonav, para evitar a dependência de fontes desconhecidas.

Não vale a pena correr riscos desnecessários, especialmente quando se trata da segurança das informações pessoais. Então, na dúvida, carregue seu celular na tomada elétrica comum e tenha a tranquilidade de saber que suas informações estão protegidas.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
Arte e CulturaCulturaCuriosidadesDestinosDestinos ImersivosDestinos InternacionaisDicas de ViagemEspeciaisEventosFamíliaFutebolHotéisHurbMochilãoO que fazerPortugalResorts e HotéisTurismoViagens

A trajetória inspiradora de Cristiano Ronaldo

CuriosidadesGeraisNotícias

Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann serão os porta-bandeiras do Brasil na abertura das Olimpíadas de Paris 2024

América do NorteArte e CulturaCanadáCulturaCuriosidadesDestinosDestinos ImersivosDestinos InternacionaisDicas de ViagemDisney e OrlandoEspeciaisEstados UnidosEventosFamíliaHotéisHurbO que fazerResorts e HotéisTurismoUrbanoViagens

O basquete brasileiro voltou!

Arte e CulturaDestinosDestinos InternacionaisDicas de ViagemEuropaEventosGastronomiaGréciaHotéisO que fazerViagens

Atenas é o berço dos Jogos Olímpicos