AlagoasDestinosFamíliaNaturezaNordestePraia

Praia do Gunga, um paraíso discreto em Alagoas esperando por você

Praia do Gunga

Não é à toa que a Praia do Gunga é uma das mais bem avaliadas de Alagoas. Além de visuais inesquecíveis, ela oferece muitas opções de lazer para seus visitantes. Por conta disso, caso você esteja programando uma viagem a Maceió, este destino certamente merece um lugar no seu roteiro, nem que seja por um dia.

O Hurb preparou algumas dicas de como chegar e do que fazer nesse que é mais um cartão postal do Nordeste brasileiro. Continue com a gente até o final e confira. 

Onde fica a Praia do Gunga?

A praia do Gunga fica localizada no município do Recreio, também conhecido como Barra de São Miguel, a cerca de 40 quilômetros da capital do estado. Sem dúvidas, o grande atrativo do local é o encontro do mar com a Lagoa do Recreio, que oferece uma encantadora mistura de tons verdes e azuis em suas águas.

Além disso, uma faixa de coqueirais dispostos na areia e as falésias da região — formações rochosas esculpidas naturalmente pelo vento ao longo do tempo — completam o visual de tirar o fôlego e que encanta turistas do Brasil e do resto do mundo já há algum tempo. 

Falésias do Gunga

Como chegar à Praia do Gunga?

É possível chegar à Praia do Gunga por via terrestre ou mesmo pelo mar. Para quem parte de Maceió, capital do Alagoas, ônibus diários saem a cada 15 minutos do Centro da cidade, com passagens por cerca de R$3,00. Nesse ônibus de linha, o trajeto pode durar até 1h30min, considerando que há ainda um percurso a ser feito a pé da pista até a praia. 

Caso você opte por fazer o percurso em carro particular, ou prefira fechar com uma agência de turismo, a viagem terrestre costuma ser mais rápida e dura cerca de 40 minutos. Algumas empresas oferecem até mesmo pacotes que unem o traslado terrestre e um passeio de barco, uma ótima opção para quem busca conforto e comodidade. Apesar de o acesso ser por meio de uma propriedade particular — a Fazenda do Gunga —, você não precisará pagar para entrar na praia. 

Por mar, escunas e catamarãs partem diariamente da Barra de São Miguel, até às 17h, e a travessia dura cerca de 20 minutos. O percurso também costuma ser feito por lanchas ou jet skies particulares e são uma ótima opção de passeio para turistas mais aventureiros, como veremos a seguir.

O que fazer na Praia do Gunga?

Certamente você encontrará opções de lazer para todos os gostos, bolsos e idades na praia do Gunga. O Hurb selecionou algumas das melhores dicas para você. Confira!

Para a família

Para quem viaja em família, especialmente com crianças, uma boa pedida são os passeios de jangada. Realizados no lado da lagoa, as águas são mornas e mais tranquilas (especialmente quando a maré está baixa) e permitem um mergulho para refrescar e ainda avistar os recifes da Praia do Gunga. 

Para os esportistas

Para quem gosta de se manter ativo, é possível alugar diferentes equipamentos náuticos ao longo da margem da praia. As opções de esporte que podem ser praticadas na praia do Gunga incluem o stand up paddle, o surf e o windsurf. Se você prefere passeios mais tranquilos, ainda é possível apostar em caminhadas pela praia, deserta em alguns trechos.

Curta a Praia do Gunga e outros paraísos de Alagoas

Para os aventureiros

Para os mais aventureiros, passeios de buggy pelas falésias oferecem uma boa dose de adrenalina. Eles duram cerca de 1 hora e cada veículo leva até quatro passageiros. Ainda é possível reunir a galera e embarcar na banana boat, uma espécie de barco inflável rebocado por uma lancha ou jet sky em alta velocidade — aventura e diversão garantidas. Outra opção, o salto de parapente permite desfrutar uma vista panorâmica da praia e promete ser um passeio inesquecível. Será que você tem coragem?

Para todos

Para os que chegam de carro, antes mesmo de chegar à Fazenda do Gunga é possível fazer um pit stop no Mirante da Praia do Gunga e apreciar a vista das falésias, do mar e da Lagoa em 360 graus — além de garantir um registro inesquecível. A subida custa R$3,00 por pessoa e ainda é possível garantir souvenirs e lembrancinhas na lojinha de artesanato que fica bem próxima ao Mirante. 

Mirante da Praia do Gunga

Depois de todas essas aventuras, nada como experimentar a comida típica de Alagoas, não é mesmo? Com opções para todos os bolsos, diversos restaurantes se espalham ao longo da praia, competindo pela atenção dos turistas. Mariscos, como ostras e caranguejos, são sempre uma boa pedida — ainda mais se acompanhados de uma boa caipirinha ou de um suco de alguma fruta típica. A maioria das barracas oferecem, ainda, redes e puffs para um merecido descanso, itens que costumam ser cobrados. 

Como se preparar para a viagem?

Como em qualquer viagem, vale se programar e antecipar possíveis imprevistos. Afinal, o combinado não sai caro, não é mesmo? 

Se você não gosta de praias lotadas, por exemplo, vale evitar os períodos de Carnaval e Réveillon, quando o fluxo de turistas é intenso na praia do Gunga. O Nordeste brasileiro costuma ter altas temperaturas o ano todo, então dê preferência para viajar depois de julho e antes do fim do ano para uma estadia mais sossegada.

Também vale a pena programar o seu transporte com antecedência. Por se tratar de uma área mais afastada, serviços de mobilidade por aplicativo não costumam chegar até a praia do Gunga, por conta disso, é recomendável contar com um serviço de transfer. Com o Hurb você pode fazer esse passeio sem preocupação, temos esse traslado que te busca no Hotel e ainda leva de volta no fim do dia!

Outro ponto de atenção é com relação ao sinal das operadoras de celular. Tim e Vivo são as que costumam ter a melhor cobertura, mas ainda assim podem apresentar instabilidade temporária. Por conta disso, nem sempre os restaurantes aceitam o pagamento via cartão, então vale ter dinheiro em espécie em mãos.

Como você pôde ver, a praia do Gunga é sinônimo de diversão garantida — esteja você viajando em família, com os amigos ou mesmo para uma programação romântica. 
Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre este destino, que tal continuar desbravando as principais delícias de Alagoas? Continue com a gente e conheça um pouco mais sobre Maceió.

Posts relacionados
AventuraDestinosDestinos NacionaisSanta CatarinaSul

As atrações mais famosas do Beto Carrero World

AlagoasDestinosDestinos NacionaisEventosFamíliaNordesteO que fazerPraia

Réveillon em Maceió: descubra as atrações da festa no Alagoas

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerUrbano

Caminito: o famoso caminho colorido de Buenos Aires

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerRomântico

Show de tango em Buenos Aires: uma experiência marcante