Pastel de Choclo - comida típica da América do Sul

Classificado como um dos continentes mais procurado por viajantes, a América do Sul vem se tornando um dos destinos preferidos pelos amantes de esporte radicais, cenários paradisíacos e principalmente os que são fascinados por gastronomia. Graças a sua vasta extensão territorial e diversidade cultural, cada um dos países que compreende esse território, são ricos em comidas tradicionais, preparadas com muito amor em cada região.

Se você é apaixonado por iguarias e gosta de conhecer as principais que estão espalhadas ao redor mundo, apresentamos os 10 melhores pratos típicos dos países situados na América do Sul. Se prepare para ficar com água na boca!

> Confira nossos pacotes de viagem para a América do Sul!

Ceviche, Peru

Um dos pratos típicos que mais representa e apresenta a gastronomia peruana para o mundo é o famoso Ceviche. Apesar da simplicidade durante seu preparo, os ingredientes são selecionados para assim proporcionar o sabor suculento e saudável que fazem da iguaria uma das mais famosas do país.

Composto basicamente de um bom peixe cortado em pequenos pedaços, mergulhado em uma solução ácida de suco de limão e acrescido de temperos, o alimento é consumido frio e pode ser acompanhado do que você quiser. Além do peixe, muitos outros frutos do mar podem ser usados e o prato deve ser consumido logo após o seu preparo, então, durante sua estadia no Peru não sai sem saborear um majestoso Ceviche.

Ceviche peruano

Arepas, Venezuela e Colômbia

Presente tanto nas mesas venezuelana e colombiana, as Arepas é um prato típico de ambas os países, pois, durante um certo período eles estavam compreendidos no mesmo território. No entanto, apesar desse pão preparado com massa ou farinha de milho manter suas raízes históricas, são consumidos de diversas formas ao passar de uma fronteira para outra.

Todo ano acontece o famoso Festival das Arepas Colombiana, que anima cidades da região e atraem turistas que almejam saborear diferentes sabores deste prato típico. Já na Venezuela, suas arepas vem recheadas com todos os tipos de recheios que você possa imaginar e durante um certo tempo já estiveram presentes no cardápio do McDonald’s da região.

Créditos do vídeo: SopranosFilman1

Em ambos os países, as Arepas são consumidas em qualquer refeição, e nos casamentos e principais festividades da região, não pode faltar esse maravilhoso prato típico.

Parrilla, Argentina

Não tem como negar que comidas assadas no carvão é um dos principais atrativos e dons culinários dos argentinos. Dentre tantos pratos típicos, a famosa Parrilla está presente na maioria das suas churrascarias e é uma das comidas preferidas pelos nativos e turistas. O nome do prato deriva justamente do utensílio culinário em que ele é preparado.

Diversos tipos de carnes de gado, porco e frango são assadas em grelhas, junto a linguiças e outros ingredientes que acompanham esse delicioso prato. Vale ressaltar que em algumas refeições a famosa linguiça que conhecemos como Chouriço, preparada na maioria das vezes com sangue de porco, pode está presente, ficando a seu gosto pedir que inclua ou não essa iguaria na sua Parrilla.

Bolón de verde, Equador

Muitas pessoas amam comidas preparadas ou até mesmo acompanhada de banana, se você é uma delas vai amar provar o delicioso Bolón de verde, que é considerado o prato tipicamente equatoriano. Preparado apenas com a banana ainda verde e ingredientes como queijo ou carne seca, como o próprio nome já diz, essa comida consiste em uma bola feita com bananas amassadas que posteriormente é recheada e frita.

Normalmente esse alimento é saboreado em desjejuns e seu tamanho é semelhante ao de uma bola de tênis. Vale a pena saborear não somente uma e sim várias Bolón de verde, acompanhada do tradicional chimarrão da região.

Empanada de Arroz, Bolívia

Empanadas são famosas em todos os países da América do Sul, no entanto, as bolivianas são bem especiais e diferentes de muitas outras sua massa é feita exclusivamente de arroz, o que deixa o sabor diferenciado e torna o prato típico da região. Na Bolívia, sua empada são preparadas e  servida de diferentes formas devido ao seu ingrediente preferido, que é o arroz.

No Brasil, os empanados são conhecidos como pastel de forno e em todos os lugares são recheados conforme o você bem quiser, já as Empanadas de Arroz bolivianas por si só não precisam de recheio para ficarem irresistíveis.

Chivito, Uruguai

Se você gosta de ir em lugares que vendem hambúrgueres enormes, aqueles do tamanho da sua fome, precisa saborear os famosos Chivitos uruguaios, que consistem em sanduíches recheados com vários ingredientes. Diferente de muitos outros lugares, nos estados dessa região, vendem somente um tipo de chivito, o que oferece aos visitantes diversas opções de recheio e restaurantes especialistas na iguaria, é só escolher em qual irá se deliciar.

Os Chivitos são únicos e tipicamente do Uruguai, graças a Antônio Carbonaro que por volta dos anos 40 criou em uma cozinha em Punta Del Leste essa famosa e majestosa iguaria.

Pastel de Choclo, Chile

Apesar de se chamar Pastel, esse prato tipicamente chileno é apresentado de uma forma totalmente diferente do tradicional pastel que você deve está acostumado. Esse alimento é servido em uma espécie de cuia, como se fosse uma torta, devido ser preparado com massa de milho misturada com carne ou frango, dando a aparência do famoso escondidinho.

Por mais que a aprecia e os ingredientes remetam que provavelmente a iguaria não seja saborosa, ao provar desse prato típico, todos comprovam que é um dos melhores do Chile e assim indicam a outras pessoas.

Chipa, Paraguai

A Chipa é um biscoito típico da culinária paraguaia que é bastante consumido em todos as cidades do país e em diversas partes da América do Sul, fazendo maior sucesso na região centro-oeste do Brasil. Esse alimento costuma se assemelhar ao pão de queijo mineiro, devido sua massa serem quase idêntica, no então, outros ingredientes são acrescidos a essa iguaria, o que deixa o sabor e sua apresentação característica do Paraguai.

Esse aperitivo cai bem tanto no café da manhã como em um almoço, mas sua maior época de produção é durante a Semana Santa, não podendo faltar o saboroso biscoito que é crocante por fora e macio por dentro.

Pepper Pot, Guiana

No único país da América latina onde o inglês é o seu idioma oficial, aos que vão à Guiana não podem sair de lá sem antes saborear o famoso e apimentado Pepper pot. Esse prato típico da região, é composto por pedaço de carnes cozidas e posteriormente fritas em ingredientes que a deixam o gosto espetacular.

Um dos ingredientes principais que dá um toque de pimenta e cor a comida, é o tucupi ou o famoso Cassareep, ambos são molhos que aprimoram o sabor dessa iguaria e eis que este último antisséptico preserva o alimento. O Pepper pot costuma ser consumido pelos guianeses durante o natal, como se fosse uma sopa, acompanhada de um pão fresquinho.

Feijoada, Brasil

O Brasil é um país extremamente diversificado, suas regiões possuem culturas, tradições e principalmente iguarias específicas de cada lugar. No entanto, uma comida que está presente em quase todos os estados do maior país da América do Sul é a Feijoada. O modo de preparo, ingredientes e segredos que só cozinheiros de mão-cheia conhecem, fazem deste prato tipicamente brasileiro, um dos atrativos culinários para pessoas de todos os lugares do mundo.

A Feijoada à Brasileira além de levar o famoso feijão-preto, ela é recheada de ingrediente como carne boi, partes do porco, linguiça toscana, calabresa e temperos a gosto e a moda da casa. Sempre que possível, saboreie essa maravilhosa comida típica acompanhada de arroz, farofa e fatias de laranja para ajudar na digestão.

VOCÊ SABIA que o feijão preto é um alimento que se originou na América do Sul?  Historiadores afirmam que desde o período da colonização, ele estava presente na culinária indígena e mesmo após anos, cada vez mais é consumido pelos povos que aqui habitam no continente, não somente o Brasil.

Não deixe para saborear depois o que você pode comer agora. Deixa o HURB cuidar da sua viagem para estes países fantásticos e se preocupe apenas em escolher os restaurantes em que irá degustar estas iguarias, confira já nossos pacotes de viagem para a América do Sul.

Posts relacionados
América CentralDestinos InternacionaisDicas de ViagemMéxico

O visto para o México voltou a ser obrigatório para brasileiros: saiba como se organizar

América do NorteDestinos InternacionaisDisney e OrlandoEspeciaisEstados Unidos

Quais são os tipos de ingressos para a Disney? Descomplicamos esse assunto

AlagoasDestinosDestinos NacionaisEventosFamíliaNordesteO que fazerPraia

Réveillon em Maceió: descubra as atrações da festa no Alagoas

América do SulArgentinaArte e CulturaDestinosGastronomiaO que fazerUrbano

Caminito: o famoso caminho colorido de Buenos Aires