Um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, o Rio Sena encanta visitantes de todos os países. Mas, você sabia que não pode nadar no local? Por causa da água suja, a natação é proibida há um século. Isso mesmo, 100 anos.
A um ano para as Olimpíadas, Paris está finalizando a limpeza do Rio Sena. A iniciativa é fruto de projeto de regeneração para os Jogos de 2024. Isso quer dizer que, daqui a 12 meses, um dos rios mais conhecidos do mundo receberá nadadores em busca de uma medalha.
Três eventos olímpicos e paralímpicos ocorrerão no Sena: triatlo, maratona de natação e paratriatlo. E tem mais: daqui a dois anos, a previsão é de que três áreas de natação ao ar livre também serão acessíveis a todos.
Entenda como o Rio Sena ficou poluído
A qualidade do Rio Sena despencou por causa da poluição. Além disso, o aumento da população parisiense fez com que a demanda de saneamento saltasse, o que também impactou drasticamente o Rio Sena. Em 1923, autoridades proibiram banhos no local. Para se ter uma ideia, apenas três espécies de peixes foram encontradas na cidade, em 1960.
A infraestrutura de drenagem do rio foi um dos maiores problemas da região. Ela funcionava em um “sistema único” do século 19, que une as águas vindas de cozinhas e banheiros com o esgoto dos vasos sanitários. Normalmente, o destino era um complexo de túneis subterrâneos, só que em períodos muito chuvosos, esse sistema ficava saturado, e o escoamento era para o Rio Sena.
A solução encontrada
Um reservatório subterrâneo foi construído para captar o excesso de água nesses períodos mais chuvosos. Ele tem capacidade suficiente para reter a água de 20 piscinas olímpicas. As Olimpíadas do ano que vem contarão com o megareservatório, e o Rio Sena terá não apenas provas, como também será palco da inauguração dos Jogos.