Sobre Ruanda

Apenas alguns graus a sul do equador,  o Ruanda é uma jóia de terra, desde a profunda cor esmeralda das suas florestas até à brilhante safira dos seus lagos.

Este país cativante é conhecido como a terra das mil colinas; para onde quer que você olhe, encontrará montanhas e vulcões elevando-se acima de você, e é também o lugar onde Dian Fossey lutou contra caçadores furtivos e políticos para salvar o gorila da montanha africano, profundamente ameaçado.

Porque é que o Ruanda é chamado ‘O Coração de África’?

Tem que ver com a sua localização central no continente africano. É também conhecido como a “terra das mil colinas”, em referência à sua paisagem montanhosa. É um país belo e fascinante, com uma história e cultura ricas.

As belas paisagens e a vida selvagem fazem dele um destino turístico popular. É o lar do gorila de montanha ameaçado de extinção, bem como de muitas outras espécies de animais. Se alguma vez visitar, não ficará desapontado.

O que é que a cultura ruandesa tem de único?

O Ruanda é um país culturalmente diversificado, com fortes influências tanto de África como do Ocidente, e tem como línguas oficiais o francês, inglês e kinyarwanda. É o lar de muitos grupos étnicos.

A cultura ruandesa é também única no seu enfoque na reconciliação e cura. No rescaldo do genocídio, o Ruanda tem trabalhado arduamente para promover a paz e a compreensão entre o seu povo, situação que conduziu a uma forte cultura de perdão e tolerância, o que é muito raro no mundo actual.

Factos interessantes sobre o Ruanda

Quando se pensa no Ruanda, o que lhe vem à cabeça? Talvez pense no genocídio devastador que teve lugar em 1994. Ou talvez pense na deslumbrante paisagem do país e na sua reputação como um paraíso para gorilas de montanha em perigo de extinção. Mas há muito mais no Ruanda do que se pode imaginar, um país detentor de uma cultura e história ricas, com belas paisagens e uma vida selvagem que fazem dele um destino turístico popular. É o lar do gorila de montanha ameaçado de extinção, bem como de muitas outras espécies de animais.

Aqui estão algumas coisas que provavelmente não saiba sobre este país fascinante e a sua cultura:

  1. É conhecido como a “Terra das Mil Colinas”, sendo um país seja incrivelmente montanhoso, com uma altitude média de cerca de 1500 metros;
  2. É o lar de alguns dos últimos gorilas de montanha do mundo que restam. Estes primatas ameaçados de extinção são uma grande atracção para os turistas, e o país tem trabalhado arduamente para os proteger;
  3. É um dos países mais densamente povoados de África. Com uma população de mais de 12 milhões de pessoas, tem aproximadamente o mesmo tamanho que Massachusetts, com apenas 26 338 quilómetros quadrados de terra (Massachusetts tem 27 360 quilómetros quadrados);
  4. É um dos países mais pobres do mundo, com um rendimento per capita de apenas $700. No entanto, fez grandes progressos nos últimos anos, e a sua economia está a crescer rapidamente, constituindo uma das economias de mais rápido crescimento em África;
  5. É um país predominantemente cristão, com cerca de 60% da população a pertencer à Igreja Católica. O protestantismo e os muçulmanos são generalizados;
  6. As línguas oficiais são o francês, o inglês e o kinyarwanda, sendo esta última a mais falada, com cerca de 90% da população a usá-lo como primeira língua;
  7. O casamento é considerado como a instituição social básica do Ruanda. Ao contrário de antes, os casais escolhem hoje um parceiro sem qualquer envolvimento familiar. Os casamentos de hutus e tutsis têm padrões étnicos sobrepostos e são comuns. A poligamia é rara, excepto em zonas rurais como o noroeste.
  8. É conhecido pela sua forte cultura do café, sendo um dos principais produtores de África;

  1. É um dos países mais seguros de África. Tem uma taxa de criminalidade muito baixa e o seu povo é conhecido pela sua hospitalidade e simpatia;
  2. Algumas das tradições mais importantes do Ruanda giram em torno da família, comunidade e religião. As famílias ruandesas são tipicamente grandes e unidas entre si, com muitos membros a viverem juntos numa só casa.
  3. A comunidade é também muito importante no Ruanda. Os ruandeses vivem normalmente em comunidades unidas e trabalham em conjunto para se apoiarem uns aos outros. Este sentido de comunidade é uma das coisas que fazem do Ruanda um lugar tão especial.
  4. A religião desempenha um papel importante na cultura ruandesa. A maioria dos ruandeses é cristã e a religião é uma parte importante da vida quotidiana. Os ruandeses reúnem-se frequentemente para cerimónias e celebrações religiosas e usam a religião para se ligarem à sua cultura.
  5. A música ruandesa é muito diversificada, com influências tanto de África como do Ocidente. Os músicos ruandeses misturam frequentemente instrumentos tradicionais africanos com estilos de música ocidentais para criarem um som único que é todo seu. A música ruandesa é tipicamente muito alegre e animada e é, muitas vezes, utilizada para celebrar ocasiões importantes, constituindo uma parte importante da cultura do país.

Nos anos que se seguiram ao genocídio, o Ruanda tem trabalhado arduamente para reconstruir a sua economia e infra-estruturas. O país fez grandes progressos na redução da pobreza e na melhoria da educação e dos cuidados de saúde e, graças ao seu empenho na conservação, é agora o lar de alguns dos últimos gorilas de montanha do mundo que restam.

Umas férias em Ruanda prometem deixá-lo absolutamente fascinado; ao visitar este país glorioso, você poderá ver as margens pacíficas do cintilante Lago Kivu, o imponente Parque Nacional Nyungwe e atravessar pontes de corda nas copas das árvores.

Coisas interessantes para fazer em Ruanda

Muitos visitantes vêm ao Parc National des Volcans para aventuras de trekking com gorilas, mas como o número de licenças para ver esses gentis gigantes é estritamente limitado, elas precisam ser organizadas com bastante antecedência.

Os gorilas são uma visão magnífica e certamente inesquecível. No parque, você também pode admirar a dramática cadeia de sete vulcões que fazem fronteira com Uganda e com a República Democrática do Congo. Além dos gorilas, você pode rastrear Golden Monkeys, visitar o Museu Diana Fossey ou percorrer trilhas com vistas deslumbrantes, enquanto estiver no Parc National Des Volcans.

Chimpanzés e 13 espécies diferentes de primatas podem ser rastreados no espetacular Parque Nacional Nyungwe, que também abriga mais de 285 espécies de aves. Aproveite a caminhada pelas copas das árvores suspensa a 50 metros sobre esta floresta única, ou explore uma das centenas de trilhas para caminhadas encontradas aqui.

Durante as férias em Ruanda, você pode relaxar nas praias arenosas do Lago Kivu – um dos maiores lagos da África. Pratique caiaque no lago, faça mountain bike ou caminhe em uma das seis etapas incomuns da espetacular trilha Congo Nile.

O Parque Nacional Akagera abriga o Rio Akagera, considerado uma das nascentes do Rio Nilo. Inclui uma série de lagos, que se combinam para formar uma das maiores zonas húmidas da África Central, bem como algumas das savanas mais pitorescas da África Oriental. Veja a enorme variedade de vida selvagem aqui, incluindo os “Big Five”, e muito mais em safaris guiados, bem como caminhadas de aventura e passeios de barco. Este parque nacional também possui quase 500 espécies de aves, incluindo o espetacular sapato-bico.

Das mesmas pessoas por trás da ultra luxuosa Ilha do Norte das Seychelles, o Bisate Lodge estabeleceu um novo padrão de luxo para alojamentos em Ruanda. Uma propriedade verdadeiramente extraordinária.

 

Experiências emocionantes de trekking com gorilas

Numerando pouco mais de 1.000, os gorilas das montanhas ameaçados de extinção na África representam o melhor encontro para observação de animais selvagens. Encontrados em apenas alguns locais (Uganda, Ruanda e República Democrática do Congo), os trekkers viajarão por uma série de rotas florestais de tirar o fôlego para descobrir essas criaturas impressionantes e para ser uma das poucas pessoas que poderá vê-las. fechar é uma experiência única na vida.

O trekking de gorilas é uma das experiências mais emocionantes da África; guardas florestais experientes irão ajudá-lo a rastrear uma família de gorilas, guiando-o cuidadosamente em direção a eles; dando a você até uma hora para observar essas criaturas majestosas. Os gorilas são selvagens, mas se acostumaram a ver humanos depois de anos de habituação, então você pode observar os jovens gorilas interagindo de maneira divertida com seus pais, enquanto um dorso prateado olha diretamente para você.

A caminhada em si requer alguma resistência e um pouco de sorte, mas você será recompensado com um encontro mágico e inesquecível com esses maravilhosos primatas. São necessárias licenças para ver os gorilas, mas são certamente uma causa nobre, já que o dinheiro arrecadado vai para a manutenção dos parques e proteção da vida selvagem.

Acomodação autêntica para sua aventura de trekking com gorilas

Quer o seu safári de gorilas o leve à Floresta Impenetrável de Bwindi, em Uganda, que abriga pouco menos da metade da população mundial de gorilas das montanhas, ou ao Parque Nacional dos Vulcões, em Ruanda, oferecemos acomodações confortáveis ​​para você ficar. você ficará em acomodações que correspondam exatamente às suas necessidades; nossos especialistas podem fornecer recomendações personalizadas com base em suas próprias experiências de viagem. Você ficará em alojamentos de safári autênticos, como o Bwindi Lodge em Uganda ou o Bisate Lodge em Ruanda, ambos oferecendo um ambiente tradicional e instalações luxuosas.

Importante Saber

    • Capital – Quigali
    • Moeda – Franco Ruandês
    • Ponto de entrada – Kigali
    • Companhias Aéreas – Kenya Airways via Nairobi
    • Tempo de voo – 80 minutos de Nairobi
    • Fuso horário – GMT +2
    • Visto na chegada
    • Requisitos médicos – Recomenda-se profilaxia contra malária e vacinação contra febre amarela
    • Leve um cartão de memória ao rastrear os gorilas – você tirará centenas de fotos
    • Ruanda é perfeita para quem tem pouco tempo; a visualização do gorila pode ser concluída dentro de 24 horas após a entrada no país
    • Não tenha medo de dar um passeio noturno em Kigali; é uma das cidades mais seguras da África
    • Esteja preparado para caminhar para encontrar os gorilas – pode levar até sete horas para localizá-los
    • No entanto, na estação verde, o bambu desce muito mais abaixo, então você não terá que caminhar muito para avistá-los.
    • Considere o Lago Kivu, nas proximidades, para uma pausa fácil na praia pós-gorila

Visão geral

O Bisate Lodge está localizado no anfiteatro natural de um cone vulcânico erodido – a palavra bisate significa “pedaços” em Kinyarwanda, descrevendo como o cone já foi inteiro, mas desgastado pela erosão natural. A área tem vistas espetaculares dos picos dos vulcões Bisoke, Karisimbi e Mikeno que se erguem nas florestas afro-alpinas do vizinho Parque Nacional dos Vulcões. Seis suntuosos quartos com banheiro privativo maximizam o conforto, o calor e as vistas, mantendo os princípios ambientais e refletindo a cultura rural circundante de Ruanda.

Bisate fica a uma curta distância de carro da sede do parque, de onde partem diariamente caminhadas com gorilas. A sua visão de reflorestação e reabilitação significa que cada hóspede é convidado a participar nos nossos esforços de conservação da biodiversidade, bem como a envolver-se e conhecer a comunidade local – além de aprender e causar um impacto positivo de longo alcance numa espécie icónica criticamente ameaçada: o gorila da montanha.

Destaques

  • Situado próximo ao famoso Parque Nacional dos Vulcões de Ruanda
  • Apenas seis moradias luxuosas com vistas deslumbrantes sobre a área circundante
  • Base perfeita para trekking de gorilas
  • Design de alojamento enraizado na tradição de construção ruandesa

Nossos pensamentos

Das mesmas pessoas por trás da ultra luxuosa Ilha do Norte das Seychelles, o Bisate Lodge estabeleceu um novo padrão de luxo para alojamentos em Ruanda. Uma propriedade verdadeiramente extraordinária.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Posts relacionados
DestinosDestinos NacionaisNordesteO que fazerPraiaRio Grande do Norte

Quando, como e onde: um roteiro completo para visitar Natal (RN)

DestinosNotíciasTurismoViagens

Descubra Orlando: Guia Completo para uma Viagem Inesquecível em 2025

Viagens

Descubra Santiago do Chile: seu próximo destino de viagem

GeraisNotíciasTurismo

De Manaus a Salvador: Uma Jornada Pelos Destinos dos Finalistas do BBB 2024!