People

Segurança Psicológica no Ambiente Corporativo

“Quando você cria um ambiente seguro para as pessoas, você cria um ambiente para a inovação.” – Amy Edmondson. Você já parou para pensar em como a sensação de segurança no trabalho pode transformar a produtividade e a criatividade da sua equipe?

A segurança psicológica é o conceito crítico dentro das organizações que se refere à capacidade de um indivíduo expressar suas opiniões, fazer perguntas, admitir erros e propor novas ideias sem medo de retribuição ou humilhação. Em um ambiente que valoriza a segurança psicológica, os funcionários sentem-se à vontade para serem autênticos, o que, por sua vez, promove inovação, aprendizado contínuo e alto desempenho.

A importância da segurança psicológica no ambiente de trabalho não pode ser subestimada. Ela é essencial para o desenvolvimento de uma cultura positiva que encoraje o feedback construtivo, a colaboração e o comprometimento dos funcionários. Nesse contexto, as equipes se tornam mais resilientes, adaptáveis e produtivas, além de contribuírem significativamente para a saúde mental e o bem-estar geral dos colaboradores.

No Hurb, nos questionamos diariamente em como promover a segurança psicológica, de modo que essa iniciativa venha proporcionar cada vez mais um ambiente corporativo seguro, atraente e produtivo para nossos colaboradores.

Destacamos algumas ações que consideramos eficazes para o nosso dia a dia:

  • Comunicação aberta e eficaz: Incentivamos uma comunicação transparente, na qual todos sintam-se confortáveis para compartilhar suas ideias e preocupações.
  • Fomentar uma cultura de Feedback: Estabelecemos práticas que encorajam feedback positivo e crítico, sempre com o objetivo de aprender e crescer.
  • Valorizar a diversidade e inclusão: Promovemos um ambiente onde a diversidade é vista como um ativo, e todas as oportunidades têm iguais contribuições.
  • Liderança acolhedora: Desenvolvemos líderes que ouçam ativamente, demonstrem empatia e inspirem confiança em sua equipe.
  • Ensino e aprendizagem contínua: Proporcionamos oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo para todos os colaboradores por meio da nossa plataforma de desenvolvimento SANA.
  • Admitir falhas: Cultivamos um ambiente onde erros são considerados oportunidades de aprendizado, e não motivos para punição.

Conseguimos identificar os vários benefícios de implementar uma cultura de Segurança Psicológica, incluindo melhoria na colaboração entre os funcionários, aumento da criatividade e da inovação, e redução de comportamentos contra produtivos. Além disso, ela contribui para a satisfação no trabalho, reduzindo os níveis de estresse, ansiedade e exaustão emocional. Por fim, entendemos que, organizações que priorizam a segurança psicológica, tendem a ter melhor desempenho, pois se adaptam mais facilmente às mudanças e superam desafios de forma mais eficaz.

No Hurb, além de estabelecermos a comunicação assertiva, um diálogo aberto e transparente, incentivamos o uso dos benefícios concedidos pela empresa (Plano de Saúde e Self Growth) para o cuidado com a saúde física e mental, destacamos também que por acreditarmos em uma hierarquia horizontal buscamos estar sempre mais próximos de nossos colaboradores, mantendo as agendas abertas para acolher as necessidades apresentadas por cada um deles.

E você, como tem praticado a Segurança Psicológica em seu ambiente corporativo?

LEIA TAMBÉM: Como discordar? DO it Yourself?

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
Posts relacionados
People

Estratégias para Promover Diversidade e Inclusão no Ambiente Corporativo

People

Por que a tolerância nas classes mais altas é maior?

People

As 5 linguagens do amor: para além dos relacionamentos afetivos

People

Como engajar equipes de forma eficiente em momentos atípicos